Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


16/05/2018 - Quarta-Feira
#5 - GP DA ESPANHA – DE VOLTA A MESMICE
 


A quinta etapa da do mundial de F1 foi uma decepção para os amantes da velocidade. Lewis Hamilton e sua Mercedes foram totalmente dominantes. Não podemos esquecer que nesta pista nunca vimos corridas disputadas.

Autentico. Hamilton chegou naEspanha dizendo que sua liderança era uma liderança vazia. E que não a merecia. Uma grande verdade, pois o Hamilton que disputou as quatro primeiras etapas não parecia o Hamilton que nos acostumamosa ver.

Dominante. Isso foi antes do final de semana da disputa. Pois desde os primeiros treinos vimos que o velho Hamilton estava de volta, ele e sua flecha prata. Já nos treinos da pré temporada a Mercedes mostrou que neste traçado ela é dominante.

De volta.Lewis fez a pole e largou com perfeição. Andou na frente o tempo inteiro e controlou a corrida como gosta de fazer. Uma típica corrida dos anos anteriores, situação que não havia acontecido ainda em 2018.

Mão de Veludo.  A segunda Mercedes no grid também fez uma corrida tranquila. Se bem que ele perdeu sua posição para Vettel na largada. Porem não precisou se esforçar para retomar essa posição do alemão. Já ele a Ferrari se perderam na tática. O grande mérito de Bottas foi realizar um numero grande de voltas com um único jogo de pneus. Trocou na volta de numero 19 e realizou 47 voltas com composto médio. Novamente o carro da Mercedes não foi muito bem com os pneus super-macios.

Distanciando. Vettel chegou na Espanha com quatro pontos de desvantagem para Hamilton. E saiu de lá com dezessete pontos de desvantagem. Para o campeonato a etapa hispânica foi muito ruim. Pois a diferença esta muito grande. Nada que um revés dos carros prateados possa reverter.

Pasta podre.Os italianos não tiveram nada o que comemoram nesta etapa Vettel foi mal e Kimi ficou pelo caminho. Com a estratégia errônea dos italianos que se deu bem foi Verstappen. Max chegou ao pódio devido as falhas dos italianos. E como Max é o Max ele mesmo sem ser ameaçado conseguiu dar batidinha no Stroll. Danificou sua asa dianteira porem nada que o impediu de prosseguir. Estou ficando com a sensação de que a F1 sem ele não terá a mesma graça.

Destruidor.Romain Grosjean cometeu um erro de principiante em Baku. Mas na Espanha ele se superou. Acabou com a corrida delee com a de Hulkenberg e Gasly. Grosjean não conquistou nem um ponto nestas cinco primeiras etapas de 2018. E soma nove etapas sem pontuar, já que não pontuou nos ultimas quatro do ano passado. Enquanto Magnussen soma 19.

Subindo. CharlesLeclerc conseguiu levar sua Sauber aos pontos novamente. Já seu companheiro de equipe novamentefez uma corrida apagada. Situação que acontece na equipe desde os tempos de Felipe Nash. Leclerc demonstra ser um ótimo piloto e merece um carro melhor.

Descendo.  Na outra ponta vemos Lance Stroll e sua Williams capengando. Enquanto Sergey Sirotkin pela primeira vez superou Stroll na classificação. Sergey largou em decimo oitavo enquanto Lance foi decimo nono. É a Williams dominando o grid invertido.

Neste final de semana teremos Moto GP e Stock Car no Sportv. O DTM será na Bandsports e a Foxsports transmitirá a Nascar.

Uma ótima semana


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Redenção
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#14 – GP de Monza – O dia do implacável
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
DE VOLTA AO BATENTE
Veja todas as colunas deste colunista.