Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


17/08/2018 - Sexta-Feira
A dança dos volantes
 


O mundinho da F1esta de férias e só retorna em 24/08 na magnifica pista de Spa Francorchamps. O regulamento consta que essas férias devem ser totais, pilotos, engenheiros, mecânicos e principalmente a fabrica das equipes. O que nunca acredito que aconteça neste mundo com internet.

Movimentos. Como todos deveriam estar descansando o mercado de pilotos aproveitou essas férias para se movimentar. Quem largou na frente foi Daniel Ricciardo. Seguido de Fernando Alonso. E com Alonso fora seu pupilo Carlos Sainz Jr foi anunciado para sua vaga na Mc Laren.

Atrás da montanha. A saída de Alonso já era um tanto quanto esperada. A única equipe que o apoia, Mc Laren, não demonstrou ser o bicho papão que todos esperavam com a unidade de potencia francesa.

Portas Fechadas. Como Alonso é persona não grata nas equipes de ponta ele se viu obrigado enxergar outros horizontes fora do universo da F1. Primeiro se aventurou na F Indy ano passado, com apoio da Mc Laren. Este ano foi para WEC e na melhor equipe, Toyota, com um carro que não tem adversário.

Fácil. E de cara conseguiu o que queria; vencer a badalada 24 de Le Mans. E segue na categoria apenas para cumprir seu contrato com os japoneses. E também por respeito a eles que lhe deram o melhor para poder conseguir seu objetivo.

O objetivo maior de Alonso é igualar o feito de sir Graham Hill, o único a conquistar a tríplice coroa. Venceu Mônaco, as 500 milhas Indianápolis e as 24 de Le Mans. Alonso tem vitória em Mônaco e nas 24 Horas francesa. Só falta vencer as 500 milhas.

Então. Sem perspectivas vencedoras na F1 o espanhol mirrou sua pontaria para os EUA. Teoricamente apenas para conquistar a vitória que falta. Porem o hispânico além de piloto também é empresário. E sua ida par a América também envolve espalhar e divulgar uma marca de sua propriedade, Kimoa. (Assessórios e roupas) num mercado muito lucrativo a terra do Tio Sam.

Origem. A Kimoa foi em 2015, tem sua sede em Madri e a fabrica em Barcelona e é uma marca de roupas inspirada no estilo dos surfistas californianos, apresentado uma linha Eyewear casual, e T- Shirts , tendo o mundo do surf como um leitmotiv da coleção.

Essa marca (Kimoa) faz parte da Quimoalar, empresa que concentra os negócios de Alonso e dirigida por Luis García-Abad, misto de asseçor e empresário de Alonso e que o acompanha desde o início da carreira. Focada nas operações online, a marca está em 150 países, inclusive o Brasil.

Resto. Sainz Jr tem um contrato com os taurinos que bancaram sua carreira desde as classes menores. Porem para 2019 o contrato reza que para ele correr na equipe principal ele teria que ser o primeiro piloto. Acontece que quando essa clausula foi incluída os taurinos ainda não tinham Verstappen como seu grande amor. Como a Renault contatou Ricciardo que também correu da Red Bull por causa deste amor da equipe com Verstappen restou ao Sainz Jr ir para a Mc Laren. Que é uma equipe sem boas perspectivas para 2019. Porem lá ele será o numero 1.

Essa dança de volantes ainda deve durar algum tempo. A Ferrari ainda não decidiu seu segundo piloto. A Red Bull também não. A logica seria Pierre Gasly. Porem os taurinos não costuma seguir a logica. O certo mesmo é que quem tem nomes assegurados até o momento são somente Mercedes e Renault.

Um ótimo final de semana.


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
#20- GP |Brasil – o lado Nigel Mansell voltou
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
GP DAS AMERICAS – PERMISSÃO PARA VENCER
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Por dentro do circuito das Américas
Veja todas as colunas deste colunista.