Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


11/10/2018 - Quinta-Feira
#17 – GP DO JAPÃO – Com a mão no caneco
 


Lewis Hamilton venceu com folga novamente. Lewis esta tornando as ultimas corridas chatas. Vence como quer e não dá chances aos adversários. Desta feita foi o melhor nos treinos e na classificação. só não conseguiu a melhor volta por que Vettel o fez na ultima volta.

Ajuda. O domínio de Lewis indiretamente conta com a ajuda Vettel. Ou seja, o alemão sem querer vem cometendo erros que ajudam Lewis. A Ferrari também tem uma boa parcela de culpa. Desta feita os italianos inexplicavelmente mandaram seus pilotos para a pista com pneus intermediários quando a pista ainda estava seca.

Quando perceberam o erro mandaram os pilotos para a pista com pneus super macios. Porem não demorou muito e choveu. Kimi ainda conseguiu o quarto posto. Já Vettel caiu para nono. Isso tudo embaralhou a cabeça do alemão.

Salvação. A etapa japonesa só não foi pior por que Verstappen estava num dia inspirado. Chegou no Japão travestido de eliminador de Ferraris. A primeira vitima foi Raikkonen. Nessa manobra acabou penalizado em cinco segundos.

Segunda. Sebastian Vettel foi a segunda vitima do holandês. Se que podemos falar assim. Vettel tentou uma ultrapassagem num local dificel. E Verstappen simplesmente ignorou a presença do alemão. O que quase todos fariam, pois era uma disputa de posição. Se Verstappen desse espaço ele ira para parte suja e perderia muito tempo.

Sem culpa. Vettel na opinião de alguns foi precipitado. Porem o que todo piloto quer é chegar o mais rápido possível em seu concorrente ao titulo. Ficar atrás de Max era certeza de perder tempo. Por outro lado ao tocar com Max ele perdeu muito tempo e caiu para o fim do pelotão. Acho que o maior erro foi tentar essa manobra justamente sobre Verstappen.

De novo. Verstappen conseguiu outro pódio sendo o primeiro dos não Mercedes. Em Cingapura ele conseguiu um surpreendente segundo posto. No mesmo box Daniel Ricciardo vive uma situação oposta. Apesar de ter feito uma otima corrida no Japao. Daniel vem sendo boicotado dentro da Red Bull depois que anunciou sua presença na Renault para 2019.

Na mesma hora. Praticamente no mesmo horário da etapa japonesa de F1 ocorreu a etapa da Tailândia do mundial de motos. E ao contrario da F1 vimos uma corrida recheado de emoções e bons pegas. E como há muito tempo não víamos Valentino Rossi conseguiu liderar uma corrida.

Novidade. Rossi se manteve na ponta por muitas volta para delírio de seus numerosos fãs. Porem o espetáculo estva reservado para Marc Marquez e André Dovizioso. Marquez devolveu a ultrapassagem na ultima curva da ultima volta para cima de Dovizioso.

Monstro. Ano passado Dovizioso fez esse tipo de manobra apara cima de Marquez em duas ocasiões. A apresentação de Marquez nesta pista que estreiou no mundial foi surpreendente. Marquez não se classificou para o Q 2teve que participar do Q1 para conseguir correr no Q2. No Q2 conseguiu a pole e duelou com Dovi por umas cinco voltas até a manobra crucial nos últimos metros da pista. Foi uma ótima disputa.

*Marquez tem pilotado como nunca. Para ele não ter curva ou manobra impossível nas duas rodas. O espanhol no auge da juventude tem tudo para pulverizar todos os recordes da categoria.

Um ótimo final de semana.


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
#20- GP |Brasil – o lado Nigel Mansell voltou
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
GP DAS AMERICAS – PERMISSÃO PARA VENCER
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Por dentro do circuito das Américas
Veja todas as colunas deste colunista.