Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Camp. Estaduais
América ganha pontos no TJD e entra na briga por uma vaga no Brasileiro
08/03/2006 - 17:00 hs
Campeonato Mineiro
 
O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), da Federação Mineira de Futebol, deu ganho de causa ao América no julgamento realizado nesta terça-feira à noite. O Coelho ganhou os pontos da partida contra o Uberlândia, que não chegou ao fim pela expulsão de cinco jogadores do time do Triângulo Mineiro. O TJD ainda determinou o resultado da partida: 1 a 0 para o time americano.

O América também teve a vitória computada na classificação final. Com isso, a equipe americana chegou aos 13 pontos, três vitórias e manteve a esperança de chegar à semifinal do Estadual ou, ao menos, garantir uma das três vagas na Série C do Campeonato Brasileiro.

Agora, o América está na sétima posição e ainda tem chance de conseguir uma vaga nas semifinais do Estadual. Para isso, o Coelho terá de vencer os seus próximos dois jogos, contra Guarani, nesta quarta-feira, no Independência, às 20h30, e contra o Democrata-GV, no próximo domingo, também no Independência, pela última rodada.

Além de fazer a sua parte, o time americano terá de torcer para tropeços do Atlético ou do Ituiutaba. O Coelho terá de torcer para que o Galo, que está na quarta posição, com 18 pontos e cinco vitórias, conquiste só mais um ponto nas suas últimas duas partidas, contra Ituiutaba e Uberlândia. Ou para que Ituiutaba, que está na terceira posição também com 18 pontos, mas com seis triunfos, não conquiste mais nenhum ponto, também em mais dois jogos, contra Atlético e Democrata-SL.

A confusão aconteceu no jogo entre as duas equipes no dia 25 de fevereiro. América e Uberlândia empatavam por 1 a 1, quando, aos 28 minutos do segundo tempo, o árbitro Renato Cardoso Conceição marcou um pênalti a favor do Coelho. Os jogadores do time do Triângulo ficaram revoltados e partiram para cima do árbitro, que acabou expulsando Valdir Tubarão, Elivélton e Macedo. Luiz Eduardo e Safira já haviam sido expulsos anteriormente. Com isso, o jogo não chegou ao fim, já que o número mínimo para que uma equipe continue em um campo é de sete atletas.

Uberlândia

O Uberlândia estava incurso no artigo 205 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). “Dar causa a não realização ou impedir o prosseguimento de partida, prova ou equivalente que estiver disputando por simulação, por insuficiência numérica intencional de seus atletas ou por qualquer outra forma”. Além de perder o ponto que havia sido computado, a equipe do Triângulo Mineiro terá de pagar uma multa de R$ 50 mil, sendo que R$ 35 mil serão pagos através de cestas básicas. O TJD não suspendeu o Uberlândia da disputa do próximo Estadual.

Os jogadores do Uberlândia envolvidos na confusão também não ficaram livres de punição. Valdir e Safira, que estavam incursos no artigo 250 (ato desleal ou inconveniente), pegaram um jogo de suspensão cada um. Macedo, que foi julgado pelo artigo 252 (ofender moralmente o árbitro ou seus auxiliares), levou dois jogos de suspensão. Já o experiente Elivélton, incurso no artigo 251 (reclamar por gestos ou palavras, contra as decisões da arbitragem, ou desrespeitar o árbitro e seus auxiliares) e 252 (ofender moralmente o árbitro ou seus auxiliares), foi punido por três jogos. O jogador do time do Triângulo que teve a maior punição foi Luiz Eduardo. Incurso nos mesmos artigos que Elivélton, ele foi suspenso por quatro jogos.

Agora, a situação do Uberlândia complicou muito. O time perdeu cinco jogadores para o último jogo, contra o Atlético, no próximo domingo. Além disso, a equipe está na zona de rebaixamento, com seis pontos. Para não voltar ao Módulo II do Estadual – o time do Triângulo voltou à elite do futebol Mineiro neste ano – o Uberlândia, além de vencer o seu último confronto, terá de torcer para que o Democrata-GV, com oito pontos, some apenas mais um ponto nas suas últimas duas partidas, contra URT e América.

 
Fonte: www.superesportes.com.br
 
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Mudanças no mundo rosso
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- GP de Abu Dhabi-Ultimo ato
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Saideira aguada
Veja todas as colunas deste colunista.