Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


30/06/2017 - Sexta-Feira
# 8 - GP do Azerbaijão – Madness
 


A etapa de 2017 do GP da Europa foi sugerires. Uma corrida doutro mundo. Como Há muito não víamos.  Uma corrida impar e com tantas alternativas, só faltou chover. E se isso acontecesse acho que até um Sauber ganharia. O vencedor ocupava a décima sétima posição depois de um pit stop logo no inicio da etapa.

     Raridade. Esse GP foi criado ano passado e conta com um traçado único. Chegando ao extremo de ter uma curva com míseros sete metros de largura. O que pelo regulamento era ilegal. E ao mesmo tempo tem  uma reta de 1,5 kms. Mas o experiente Verme Ecclestone sabia como ninguém implantar um absurdo destes. E pensar que a maioria das pistas tem o dobro disso em largura.

    Carneirinhos. Quando a pista foi escolhida ano passado os pilotos ficaram em transe. Porem como não mandam nada hoje em dia foram para corrida. Na primeira etapa da corrida de GP 2 de 2016 viram que essa era uma tarefa difícil, pois houve vários Safetty Car ao longo da etapa.

   Surpreendente. No domingo quando os carros da F1 largaram todos imaginavam uma corrida com varias interrupções. Mas para espanto de todos a corrida da F1 foi realizada sem nenhuma intervenção do carro de segurança.

  Demais. Já na etapa deste ano a logica prevaleceu. A logica das intervenções, pois na logica do resultado da corrida foi totalmente adverso. E fomos brindados com uma corrida cheia de surpresas e disputas boas, enfim uma prova que vai ficar na lembrança por muito tempo.

   Piada. Uma corrida tão insólita que por pouco o piloto que era a maior chacota desta temporada, Lance Stroll, quase conseguiu um segundo posto. Isso sem falar que o vencedor, Ricciardo, ocupava um decimo sétimo logo no inicio da corrida, por feito uma parada não programada.

 Inimigos. Bottas foi segundo colocado centímetros antes da linha de chegada, foi outro que tinha tudo para não chegar bem, chegou a ficar uma volta atrás, depois de visitar os boxes para remendar os estragos sofridos após a pancada que ele deu no compatriota Kimi. Esses dois ultimamente não podem se encontrar nas pistas que sobra pedaços para tudo que é lado.

   Também. Outros dois que tem se estranhado ultimamente são Perez e Ocon. E desta vez quer se deu mal foi o mexicano. Pois os dois foram aos boxes depois de uma manobra infeliz do françes para cima do mexicano. Ocon porem conseguiu voltar para prova e diminuir o prejuízo da Force Índia ao marcar oito pontos com o sexto posto.

  Parecia. Massa vinha fazendo uma corrida impecável, sempre relargando  bem depois das interrupções. Ocupava o terceiro posto e chegou ao ponto de ameaçar Vettel antes da bandeira vermelha. E ai aconteceu o imaginável, seu carro estragou parado!!!

  Estranho. Quando ospiltos foram autorizados a sair dos boxes para realinhar para uma nova largada ele já tinha relatado um problema via radio. Ninguem disse nada depois do abandono. Mas ver um carro de F1 estragar parado e demais. Santa equipe Williams.

 Zangão. O GP do Azerbaijão também entra para historia pela manobra infeliz do treta campeão Vettel. Ele se mostrou imaturo e irresponsável para um piloto da categoria máxima. O alemão simplesmente bateu na traseira da Mercedes do inglês e para completar a lambança, emparelhou seu carro e deu um toque na roda dianteira do mesmo.

   Estatua. Como sempre os comissários ficaram mudos. Nunca gostam de penalizar os carros vermelhos e estavam deixando a coisa rolar. Porem o destino interveio e o protetor de cabeça do carro do inglesinho se soltou. Ai logo mandaram ele aos boxes para sanar o defeito e ao mesmo tempo penalizaram Vettel em dez segundos. Achando assim que equilibravam a situação. Porem depois da corrida a pressão aumentou e muito, chegando ao ponto de que FIA se viu obrigada a rever a situação.

 Reincidente. A FIA irá examinar as causas do acidente na segunda-feira, dia 3 de julho, onde será julgada a manobra do alemão. O resultado do  processo será divulgado antes do próximo Grande Prémio da Áustria. Vettel já tinha aprontado no GP do México ano passado. Ao mandar via radio Charlie Whiting, para aquele lugar. Quer dizer já estava na marca do pênalti e agora apronta de novo.

Uma ótima semana.


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do CAMP. AMADORES
 
Campeões Amadores
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
# 8 - GP do Azerbaijão – Madness
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Edição histórica
Veja todas as colunas deste colunista.