Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


16/10/2012 - Terça-Feira
# 16 - GP da Coréia
 


Vimos mais uma corrida onde o domínio das RB 8 foram evidente. Esse campeonato de 2012 é uma caixinha de surpresas. No inicio do ano as Mc Laren estavam um pouquinho a frente da concorrência, porem perderam vitorias na estratégia ou nas intempéries climáticas, e ou apenas em erros de projeção de corrida em algumas etapas. E ainda viram dois pilotos sem equipamento chegarem ao podium  da etapa da Malásia. Também viram uma fraca reação da Red Bull no Bahrein e  em Mônaco. E ainda mais a vitoria estra lógica e acima do ponderável de Maldonado na Espanha.

        Falhas. Viu também uma equipe vencer sem ter carro com capacidade para isso. No caso a Mercedes na China. Porem depois da etapa  de Hungaroring vimos que os carros de Woking eram os mais rápidos. Em Cingapura a Mc Laren  liderava com superioridade , com Hamilton, porem sua corrida acabou após uma pane hidráulica  e Vettel herdou a liderança e ai tomou gosto pela vitoria. E venceu os Gps seguintes. Japão e Coréia.  E somou 75 pontos em apenas três etapas. E agora lidera a tabela.

       Mais uma. Se em Cingapura o carro da vez era a Mc Laren e quem venceu foi uma RB 8 os fatos se entrelaçam pois foi  justamente nesta etapa que Andrew Newey  lançou mais uma de suas novidades que mudam os rumos da competição. O gênio desta feita só apresentou sua arma fulminante  na parte  final do campeonato.

      Na hora certa. Sendo assim faz com que a concorrência não tenha muito  tempo de copiar sua  mais nova idéia mirabolante que não é tal mirabolante assim pois ele copiou uma idéia já existente e apenas a aprimorou . Pelo jeito desta feita ele enxergou por detrás da montanha duas vezes. Os concorrentes terão muito pouco tempo para tentar imitar e desenvolver  a tacada de Newey que foi uma idéia da Mercedes e que a Lotus também tenta desenvolver.

   A corrida. Essa etapa foi um tanto monótona, já que Vettel liderou de bandeirada a bandeirada. O pole Webber caiu para o segundo posto  e nunca foi ameaçado nesta posição. Alonso completou o podium com seu terceiro. Fernando ultrapassou Hamilton na largada e em momento algum teve ritmo para disputar com Webber. Massa fez o quarto posto e fez uma ótima corrida. Pena que os italianos trabalham apenas para o espanhol. Pelo ritmo de Massa ele poderia atacar Webber e no final fazer uma pizza com Alonso. Kimi ficou em quinto.

   Disputas. Se no pelotão dianteiro a corrida foi morna no intermediário vimos varias disputas. Devido ao acidente de Kobayashi e Button o DRS só foi liberado na nona volta e isso atrasou algumas disputas. A dupla da Toro Rosso estava rápida e protagonizaram belas ultrapassagens. Vimos um Grosjean calmo nesta etapa. Hulkenberg foi o autor da manobra do dia ao ultrapassar dois de só vez. Hamilton, Grosjean e Perez também nos proporcionaram belas disputas. Kimi foi surpreendido pelo  arrojo de Hamilton. O finlandês tinha acabado de ultrapassá-lo e na curva seguinte perdeu a posição.

   Como esperado. Felipe Massa renovou com os italianos para 2013. A negociação estava quase certa depois do podium do GP nipônico. Massa vai completar sete temporadas com a equipe italiana. E será a quarta em dupla com Alonso. Os números de Massa com Alonso são vergonhosos para o brasileiro. De 2010 até hoje Alonso somou 718 pontos e Massa 343. O espanhol conseguiu nove vitorias nesse período e Massa nenhuma. Alonso esteve na luta direta pelo titulo em 2010 e agora 2012 e Massa ficou longe.

  Dupla. A dupla Massa /Alonso teve um caso chato na Alemanha em 2010, onde Felipe foi obrigado a ceder sua posição para o companheiro de equipe, quando liderava a etapa. Este episodio marcou a carreira do brasileiro e depois disso ele nunca demonstrou garra e vontade de correr. Neste ano com seu posto na equipe italiana em risco o piloto teve de mudar sua condução.

    Como antes. Aquele Felipe Massa que correu na Coréia pareceu aquele de antes da molada do carro do Rubinho. Foi uma pilotagem consistente e segura e o principalmente rápida. Hamilton depois de ultrapassado pelo Massa tentou fazer o que fez com Räikkönen, porem o brasileiro estava de olho e não deu chances ao inglesinho. Felipe pilotou bem, porem os italianos  mais uma vez o brecaram em nome do jogo de equipe. È sina dos pilotos tupiniquins de tempos para cá.



Felicidades a todos!

Baleia.v@uol.com.br

 


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.