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COLUNA: BALEIA
Baleia


24/01/2013 - Terça-Feira
Obituário de 2013
 


O Dakar de 2013 foi a 35 ª edição do raid. E foi diferente das anteriores em alguns aspectos. Porem em um quesito ele não mudou.Como nas edições anteriores houve acidentes que culminaram em óbitos. Essa competição é considerada a de maior dificuldade no mundo das competições. E normalmente em todas as edições acontecem acidentes que culminam em mortes. E não há distinção entre os lutos, alguns são da torcida, outros são da assistência e como não poderia deixar de ser sempre tem um competidor envolvido.

Engano. A edição de 2013 do Dakar começou diferente das anteriores, pois pela primeira vez o Raid não começou no reveion e sim no dia 05 de janeiro. Como tudo estava diferente eu pensava que teríamos uma competição normal. Mas me enganei, pelo jeito não existe um Dakar sem sofrimento. E mais uma vez vimos pessoas pagarem por algo que não conheciam ou estavam diretamente ligadas a competição.

Os fatos.O primeiro acidente aconteceu na quarta feira, dia 9, entre dois táxis e um veículo envolvido na competição, um carro de apoio como foi divulgado. O acidente foi no Peru a 10 quilômetros da fronteira com o Chile,acidente este, que provocou a morte de duas pessoas e deixou outras sete feridas.

Neste acidente. Dois taxis estavam envolvidos e um dos taxis bateu com um veiculo dos organizadores. Porem havia outro taxi envolvido e este tentou uma manobra evasiva. Porem esta manobra acabou em acidente, pois este taxi acabou capotando varias vezesao desviar para se safar do acidente com o carro da organização. Resultando em duas mortes e sete feridos hospitalizados.

Do meio. na sexta feira, dia 11,dois dias depois do acidente dos taxis, o piloto francês Thomas Bourgin foi o primeiro piloto a perder a vida nesta 35ª edição do Dakar 2013. Thomas Bourgin, era um piloto de 25 anos. Que teve a infelicidade decolidir sua moto contra um carro da polícia chilenaque vinha na direção contrária e acabou falecendo. Simples assim! O que e por que um carro de policia estava fazendo no meio de um Rally. São coisas que só acontecem no terceiro mundo. E acabam custando caro, neste caso uma vida!

Realidade. Quem eraThomas ? Era um pilotofrancês, quefazia a sua estréia no Rally Dakar depois de uma carreira dedicada às motos. Thomas Bourgin participou em 2009 do Rali de Marrocos e, dois anos mais tarde, enfrentou as provas África Race e o Rali da Tunísia. Sua ambição para este Dakar, era apenas chegar a Santiago do Chile, sem qualquer ambição de classificação. I essa é a ambição da maioria daqueles que não estão em uma equipe de ponta, onde tudo é aos montes. Esse tipo de competidor apenas vai com uma pequena assistência e seu único sonho é ver a linha de chegada. Porem um carro de policia que nunca deveria estar onde estava tirou a vida de um futuro campeão ou na menor das hipóteses mais Frances que engroça a lista de classificação.

Mudando o foco. Depois de tanto comentar do lado mórbido do Dakar vamos comentar do lado competitivo. O esporte em sua essência. Esta prova não é para qualquer um e alguns tentam se especializar neste tipo de competição., onde poucos conseguem finalizar. E assim vamos comentar das quatro categorias principais: Carros, motos, caminhões e os quadriciclos.

Os pesados. Na categoria dos 6x4 vimos mais uma vez os russos mandando na categoria dos pesados. Se no ano passado os italianos da Iveco levaram a melhor após investir uma montanha de dinheiro e no começo deste parecia que repetiriam a façanha a lógica russa apontou que não. E mais uma Um piloto Russo pilotando Um Kamaz se sagrou vencedor e o campeão desta feita foi . Eduard Nikolaeva que já havia ganhado uma vez como co-piloto. A equipe KAMAZ completou o pódio. Um belo feito, e a italianada deve vir com todo em 2014 .

Motos. Nas duas rodas vimos uma situação bem bairrista. Como a organização é francesa, algumas vezes vemos essa organização ajudas seus patrícios. E foi isso que aconteceu com o multi campeão Cyril Després. Després trocou sue motor numa etapa maratona, esse tipo de etapa o piloto deve terminar com o equipamento com que largou, porem Després trocou seu motor com um piloto de apoio da KTM, porem sem ajuda de mecânicos e assim a organização mais uma vez fez vista grossa. Pois ele meteu a mão na graxa. Tirando este detalhe ele foi muito eficiente, fisicamente e mentalmente falando. O maior destaque das duas rodas foi para Francisco ‘Chaleco’ López, piloto chileno que cravou um terceiro posto. Ruben faria escudeiro de Despr~es na KTM foi o segundo.

Carros. Nessa categoria assim como nas duas rodas tinha um frances que manja muito do Dakar seu nome é Stéphane Peterhansel. Peterhansel correu com a melhor equipe e com o melhor carro o Mini alemão da equipe ................seus maiores perseguidores foram Carlos Sainz e Nasser Al-Attiyah que foram traidos pela mecanica fragil do Buggy arquitetado por nasser e como sempre Roby Gordan que mais uma vez fez muito barulho porem ficou pelo caminho. Gordan teimou em competir com um veiculo 4x2, onde os 4x4 normalmente são eficientes. E essa teimosia não deu certo porque Gordon sofreu com varias avarias mecânicas. Nasser copiou a receita de Gordan porem usou um 4x4. Ano que vêem a coisa vai pegar a favor de Nasser. Pois não falta dim dim para ele e ai a coisa vai pegar. Aguardem!

Quadri. Essa categoria virou marca registrada de argentinos. E mais uma vez um Patronelli ganhou. Desde que a competição veio para a America do Sul os Patronelis tem dominado. São quatro vitorias. Para se ter uma idéia do domínio de Marcos Patronelli nesta etapa ele chegou com uma hora e meia de vantagem para o segundo oponente. 

Felicidades!


 
 
   
 

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