Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


29/01/2013 - Terça-Feira
A prima dona
 




E -21 O NOVO MODELO DA LOTUS DE 2013



O primeiro lançamento de 2013 foi da Lotus. A equipe sediada em Enstone, Inglaterra, foi a primeira a mostrar o seu bólido para essa temporada. O carro foi batizado de E 21. E é vigésimo primeiro carro de F1 construído na sede de  Enstone. O primeiro carro fabricado por lá foi o Toleman de 1981. Equipe essa que nos brasileiros sempre consideramos bem, porque foi por ela que Airton entrou na F1.

        Mudanças. Ate pouco tempo atrás o lançamento de um novo carro era um grande evento, com muitos convidados e vários envolvidos no projeto e patrocinadores e a mídia  participavam de uma mega festa, sempre regada pelas melhores bebidas e pratos selecionados por grandes chefes. Porem depois que a crise se instalou no velho mundo as equipes mudaram essa pratica.  Ano passado a Williams chegou ao cumulo de apresentar seu carro apenas na pista já nos testes de pré temporada. Isso para uma equipe que era da primeira fila foi bem econômico, para ser econômico no comentário.

          Da hora. Mas o assunto da hora é o lançamento da Lotus  E 21 que na verdade não tem nada haver com aquela lótus do Emerson, Rindt e Clarck  que tinha o inovador  Chapman como chefe. Ou ainda daquela em o Airton conquistou sua primeira vitoria. A equipe de Lotus de hoje se mostra mais eficiente  na área do marketing e computação.  Sem querer brincar essa equipe do marketing é mais eficiente que  a de F1.

        Nova ferramenta  O pessoal da Genii o grupo proprietário dessa Lotus de hoje, é uma fera nesse quesito. A grande ferramenta do momento é a internet e todas as suas ferramentas disponíveis. A equipe usou o You Tube para divulgar seu carro. Carro esse que na verdade nada mais é que uma versão melhorada do modelo anterior o E 20. O bico otorino ainda se faz presente mesmo que com um leve disfarce. E possui também algumas peças que foram copiadas ou inspiradas no carro do Newey.

       Novidades. Porem o que mais chamou a atenção no carro novo foram os detalhes em vermelho, distanciando do layout da velha Lotus de Emerson e a primeira de Senna. Mas a frase estampada com o dizeres ““I’m sexy and I know it”, ou “Sou sexy e sei disso” foi o tchan do lançamento. Fora isso vimos que como citei anteriormente algumas partes se assemelham a RB9, como a entrada  de ar acima do piloto e seus novos escapes. Segundo seu projetista James Alisson,  "Dependendo para onde se olha, algumas partes são um claro redesenho e noutras áreas, foi otimizado. Os layouts de suspensão dianteira e traseira foram revistos, para tentar mais latitude aerodinâmica e a asa dianteira é uma continuação dos conceitos que temos trabalhado desde 2009”,  

     Esperança. Grande parte dos fãs da categoria esperam que os carros desta temporada sejam mais apresentáveis ou ao menos mais simpáticos. Ou seja, sem aquele bico feio que marcou quase todos carros de 2012.  Até a Fia entrou nessa questão, pois a feiúra dos bólidos de 2012 pode atrapalhar a imagem da categoria e assim pediu disfarçadamente para que os carros de 2013 sejam projetados sem aquele declive na parte dianteira supeior que na agradou ninguém. Porem como o regulamento mudou pouco e a maioria das equipes trabalham com um orçamento apertado pode ser que muitos carros sejam como o E-21 , apenas uma versão repaginada do carro de 2912.   



Felicidades1

 


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Profetizando
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- Yas Marine – A despedida de 201
Veja todas as colunas deste colunista.