Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


06/03/2013 - Quarta-Feira
Difícil de acreditar
 


O circo da F 1 concretizou seus testes pré temporada e como quase sempre o que vimos não deixa rastros conclusivos. Como acreditar que a equipe Mercedes que foi a mais rápida no geral esteja mesmo em condições de lutar de igual para igual com Mc Laren, Ferrari e as RBR’s.

     Mascara. Esse é o mal destes testes nunca temos condições de saber quem realmente é o melhor no momento. Pois qualquer equipe pode mascarar um tempo bom com um carro fora da realidade apenas para aparecer bem com seus patrocinadores. O que vimos ultimamente é que quem realmente está bem normalmente esconde o jogo e trabalha apenas no desenvolvimento do equipamento e não se preocupa com a velocidade pura.

     Desafio. Alguns podem pensar que com a entrada de Lewis Hamilton a Mercedes se reinventou e vai ser a equipe que sempre prometeu ser. Mesmo com um orçamento grande conseguiu apenas uma vitoria e em condições extremas. O carro dos alemães é de longe um dos mais consomem pneus e essa falha tem sido o grande desafio dos engenheiros da equipe. O mais engraçado ou estranho é que o melhor tempo dos treinos é de Rosberg e não da estrela do time.

       A mascara vai cair. A verdade mesmo só saberemos na Austrália e o grande desafio de todos é entender os novos compostos da Pirelli. E no decorrer do campeonato quem melhor decifrar o rendimento da borracha Italiana vai estar na frente. Só que para tirar o maximo dos pneus o carro deve ser ótimo de balaço ou seja equilibrado. Chassis assim são qualidades apenas dos grandes. Mc Laren, Red Bull e Ferrari.

         Na rabeira. Os italianos ultimamente têm feitos carros mal nascidos, ou seja, ruins. Mas que no decorrer do campeonato ele é desenvolvido. Na verdade copiam as melhores idéias e as aprimoram. A lógica condena ou nos indica que sem grandes mudanças de regulamento as odeias e procedimentos Adrian Newey seriam vitoriosos. Aposto minhas fixas na RBR 8.

       Zebrinhas. E pelo que vi, a Mc Laren vêem na cola. Porem pode se ver em alguns circuitos uma zebrinha como uma Lotus vencendo e claro os italianos estão vivos como sempre. Porem sempre um passo atrás. Tudo vai depender dos pneus, pois a confiabilidade que a Mc Laren não apresentou em 2012 não deve se repetir. Mas não tem mais o Lewis na direção.

    As Outras. Como sempre,  vemos equipes medias andado bem nos testes pré temporada. Se a Sauber foi a boa surpresa de 2012 este a Force India tenta ou ameaça tomar seu posto. A Sauber também se mostrou bem na fita. Porem desta turma do meio quem parece ter mais evoluído é a Williams. A ex Minardi ou seja a Toro Rosso esta no meio do tiroteio e é uma bala perdida na turma e pode de uma hora prá outra figurar bem, ou seja, no final dos top tem.

   Diferenças. Se na Formula 1 os grandes escondem o jogo nos treinamento na Moto GP acontece o contrario. A turma da frente torce o cabo sem dó. Essa turma é composta pelos pilotos da Honda e Yamaha. Pedrosa e Marques na Honda e Lorenzo e Valentino de Yamaha. A ordem é acelerar tudo e desenvolver o equipamento sem dar muita atenção para a concorrência, cada um faz o melhor de si. O motociclismo é mais honesto que a categoria das quatro rodas.

        Como se esperava. Aquilo que temíamos aconteceu, haverá apenas um brasileiro no grid da F1 em 2013. A situação do Razia terminou como era esperado, fora do grid, mas como a esperança é a ultima que morre tínhamos um fiozinho de esperança. Mas a lógica prevaleceu e a velha máxima se concretizou sem dinheiro sem carro.

      Stock. A categoria de fez sua primeira etapa de 2013 no circuito de Interlagos. A corrida em si foi chatinha. Porem o final foi eletrizante e o vencedor foi Caca Bueno. Cacá parece até que tinha se conformado com o segundo posto. Mas oValdeno Vinha forte e apertou muito o líder Atila Abreu, a disputa tripa acabou na mãos do Cacá Bueno com Valdeno em segundo e atilo despencou lá pro final da tabela.

      Finalmente. Na Stock americana, Nascar, Carl Edwards quebrou um jejum de setenta Grande prêmios sem vencer. Carl é um bom piloto mas vinha atravessando uma fase de azar. E a vitoria só saiu por causa de uma estratégia quase suicida de combustível. O cara é bom a equipe é boa porem a vitoria tinha tomado raiva dele. Espero poder ver sua comemoração mais vezes este ano. Há... a comemoração é salto mortal do teto do carro para chão.

Felicidades!


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.