Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


04/06/2013 - Terça-Feira
Uma raridade quase inexplicável
 


Neste final de semana teremos o GP do Canadá. Esta etapa deve confirmar os desempenhos de Red Bull, Ferrari e Lotus. O circuito do Canadá não é permanente, porem não é uma pista travada como Mônaco. Montreal tem como principal característica judiar do sistema de freios.

         LANCE ERRADO. O lado ruim deste final de semana é o lance da Pirelli mudar seus pneus devido a pressões de alguns. Fala-se que os pneus traseiros serão um pouco mais duros. Estes novos compostos serão testados nos dois treinos de sexta-feira. E estarão em uso já no GP da Inglaterra. Este teste do Canadá servira para que as equipes testes como será o balanço e o acerto final dos bólidos com este novo pneu. A maior favorecida é claramente a Mercedes. Justamente a equipe que mais sofre com o desgaste da borracha italiana e a mesma que realizou testes extras depois do GP de Barcelona e que é irregular.

      MAIS BORRACHA. Segundo a Pirelli os pneus de 2013 são construídos utilizando uma cinta de aço. Que sustenta a borracha. E em provas de muito calor os pneus dechapavam facilmente. Os novos compostos iram utilizar Kevlar no lugar do aço. Que sofre menos com as altas temperaturas. Esse material foi utilizado nas temporadas de 2011 e 2012.

     JOGO DE INTERESSES. Os testes da Mercedes com a Pirelli em Barcelona já começou a dar pano prá manga. Depois que a noticia se espalhou a Red Bull e Ferrari protestaram formalmente e o casso vai a julgamento na corte internacional. Temendo por uma pena forte os alemães já ensaiaram uma jogada suja, porem aparentemente eficaz. A turma dos chucrutes resolveram se aproveitar justamente do Verme Ecclestone. Ecclestone o manda chuva da categoria há tempos vem sofrendo problemas com justiça devido a negociata das ações com a CVC em 2006. O Verme se declara inocente, claramente.                                                                                                        Assim sendo o departamento jurídico da Mercedes entrou em sena declarando que se o Verme for condenado pela acusação de suborno, a equipe abandona o mundial de F1. Mas é puro teatro. É uma bela jogada, a categoria não pode ficar sem os alemães de hora prá outra.  É um belo teatro, mas nesta o Verme deve trabalhar de advogado dos alemães junto a corte, nos bastidores, claramente. A equipe fornece a Force India, Mc Laren e a Williams para  2014.

    LEWIS. De rodos os pilotos do grid de 2013, Hamilton  é sem duvidas o mais pressionado. Entrou na equipe com posto de primeiro piloto.  Porem viu seu colega de trabalho andar em sua frente varias vezes, principalmente em treinos. Já na segunda etapa Malásia viu sua posição  sendo defendida pela equipe me detrimento do companheiro que no momento era mais veloz. Passadas algumas etapas ele vê seu rival fazer duas poles e ainda ganhar a etapa monaguesca. Sendo a primeira vitoria da equipe na temporada. Barrichello em Mônaco, nas entrevistas que faz do grid sentiu a pressão que piloto sentia naquela hora.                                                                                                                         No campeonato Lewis está bem na frente, porem já sentiu o golpe. Montreal é uma pista favorável ao inglesinho. Das cinco participações ganhou três e abandonou duas. E vai ou racha. Porem a pista canadense não como Mônaco onde o ponteiro pode ditar o ritmo e segurar o resto dos competidores. Montreal tem pontos de ultrapassagens.

    RARIDADE. Em todos seus anos de F1a equipe Ferrari sempre se isentou de culpa nas ocasiões onde seus carros sofriam uma falha mecânica que resultava em acidentes. Essa mania vem dos primórdios da equipe. Um exemplo não muito distante, 10 anos, vimos a equipe chegar ao absurdo de acusar o piloto, quando o carro sofreu Omã quebra do triangulo da suspensão. O comunicado oficial era que o piloto atacou demais a zebras. A pista era a da Hungria e o piloto Rubens Barrichello e a temporada a de 2003. Sabidamente esta pista não possui zebras altas que danificam o carro e nem outro carro sofreu do mesmo mal. Mesmo o do colega de equipe que tinha a manha de atacar as zebras com vontade.                   Sendo assim podemos concluir que nota da Ferrari logo após o GP de Mônaco onde a equipe assumia que o acidente sofrido por Felipe Massa na corrida foi uma falha mecânica foi fato impar, raro e quase histórico. Massa é um cara de sorte ou tem um ótimo empresário? Falo do pai e não do filho Nicolas.

Programação do GP do Canadá

O circuito Gilles Villeneuve esta localizado na ilha de Notre Dame em Montreal. A pista tem 4.630 metros é um circuito com longas  retas e algumas curvas lentas, situação que exige muito dos freios. São 13 curvas e a pista faz parte do calendário desde 1978. Em 2009 não houve corrida. Lewis Hamilton foi vencedor da etapa passada.

1º - Treino - sexta-feira – 11:00 – Sportv

2º - Treino - sexta-feira  - 15:00 – SporTv

3º - Treino –   Sábado   -  11:00 _ SporTv

Classificação – Sábado -   14:00 – Globo

Corrida  -  Domingo     -   15:00 – Globo

Felicidades!  


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.