Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


27/08/2013 - Terça-Feira
#11- Spa Francorchamps
 


O circuito belga é demais, o melhor do mundo. É um circuito completo: com grandes retas, retas pequenas, curvas de alta, curvas de baixa e até chicanes. E para complementar  a receita o tempo é dos mais doidos. Até a classificação pode ser diferente, ou seja, mais emocionante neste lugar. E neste ano não foi diferente. Com o diferencial da instabilidade climática a lógica não prevaleceu a Mercedes de Hamilton conquistou a pole.

           Sincero. Algo tão inesperado que o próprio Lewis declarou que isso foi devido as condições climáticas e não devido ao seu desempenho e muito menos pelo do carro. A chuva quase sempre embaralhou os resultados nesta pista. Button é um dos vários exemplos disto, pois venceu uma etapa largando lá de trás e com um carro médio.

           Recente. Nosso Felipe Massa venceu em Spa em seu ano de gloria, 2008,  e  foi praticamente pelo acaso e não pela sua performance. E não foi só Massa que se deu bem em Spa pelo acaso. Quase todos grandes campões  tiveram a sorte de ser vitoriosos em alguma ocasião pelo destino propriamente dito.

          Atual. Depois de uma classificação mascarada a realidade voltou no domingo. Isto é, o clima não cooperou e a lógica voltou a prevalecer. A RB 9 novamente se mostrou ser uma criação de Newey. Ou seja, um carro perfeito e sobrando. Vence em todo tipo de pista em que se apresenta. Circuitos de  rua, de baixa e de alta.

         Esclarecendo.  Esse comentário de enaltecer o carro de NEWEY não tem a intenção de  desmerecer a qualidade de pilotagem de Vettel. A verdade é que na categoria mor, F1, só vence quem ter o melhor carro e nunca o melhor piloto. O primeiro campeonato de Damon Hill é uma prova disso. O grande desafio é juntar as duas partes, um grande piloto e um ótimo carro.

         Exemplo: Senna só foi campeão depois que conseguiu casar a Mc Laren com os motores da Honda. Lewis é certamente o mais rápido dos atuais pilotos, e ainda  tem a coragem de dizer que não tem um carro para ser campeão.no momento.  Kimi é também  um senhor piloto porem está sem carro para ser campeão. E é o exemplo real de não basta ser ótimo, tem que estar montado num carro vencedor, não basta ser eficiente  e regular.

       2013. Essa etapa foi um passeio dominical da dupla Vettel/ R B 9. Não houve reação ou tentativa da concorrência. Simplesmente a dupla sumiu na frente. Mas como SPA é SPA, Nas posições posteriores aconteceram varias ultrapassagens. A melhor foi de Suttil para cima do Gutierrez na descida para a Eau Rouge. Houve também briga de foice com o Maldonado  no comando. Punições não faltaram. E como sempre algumas alem da lógica.

       O resto. Rosberg conseguiu um quarto posto com qualidades. Pois o quinto colocado, Webber tinha um equipamento bem superior. Por falar no Webber  ele tem se especializado em largar mal e desta feira seu carro parecia estar bom e sem os costumeiros defeito no Kers.                                                                                                                                Button completou o top seis. O inglês tentou surpreender  mas viu que não era vantajoso realizar a corrida apenas com uma troca de pneus. Grosjean foi o único que fez a corrida com apenas uma e terminou em oitavo. Kimi fazia uma corrida gostosa brigava muito e ultrapassava todos que aparecia em sua frente até que o freio acabou.

      El triste. Fernando Alonso fez uma bela corrida e ganhou cinco posições logo na largada. Conseguiu o segundo posto ou o primeiro depois da dupla invencível. Porem mesmo com um ótimo rendimento sua cara naquela salinha que antecede o pódio era de quem estava de mal com o mundo. Contrastando com a animação de Lewis e Vettel. Comentários  a respeito dessa cena começaram a pipocar na mídia. Tem jornal até colocando ele na Lotus. O espanhol esta  acostumado a ser o centro das atenções e o clima já não é dos melhores no seio da equipe vermelha.

    No paredão. Nosso represente no mundial fez uma corrida de recuperação. No estilo quase sem sal ou tempero. A sétima colocação foi o Maximo que conseguiu, enquanto o espanhol fez o segundo posto. A vida de Massa na equipe parece que esta chegando ao final. Espero que ele consiga reverter essa situação. O chato é que os resultados fracos dele empurram a equipe para baixo no mundial de construtores. A Ferrari ocupa o terceiro posto na tabela do mundial de construtores com 218 pontos. Atrás da Red(312)  e Mercedes (235)

Felicidades.


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Profetizando
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- Yas Marine – A despedida de 201
Veja todas as colunas deste colunista.