Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


17/09/2013 - Terça-Feira
Passado com mil tons de negro
 


Neste próximo final de semana veremos o GP de Cingapura. A primeira corrida onde Felipe Massa vai pilotar sabendo que seu contrato se encerra no GP de Interlagos. Hungaroring assim como Cingapura são pistas que marcaram a carreira do piloto brasileiro.

       A primeira. Hungaroring marcou Massa pelo acidente com a mola do carro de Barrichello. O piloto passou vários dias hospitalizado, com risco de vida  na Hungria.  Coincidência ou não depois deste acidente Massa nunca mais ganhou uma corrida. Se bem que a Ferrari descaradamente lhe tirou uma vitoria na Alemanha em 2010

      A segunda. Muitos não admitem, mas foi em Cingapura que Massa perdeu o campeonato de 2008. Por um erro da equipe, que liberou o piloto no abastecimento enquanto a mangueira ainda estava conectada ao carro. E assim perdeu a liderança da etapa. Esse erro e outros menores ( Canadá e Mônaco) na temporada de 2008 culminaram a perda do titulo no Brasil.

      Verdade verdadeira. Essa etapa de 2008 é também conhecida como o GP da vergonha. Onde Briatore, Pat Simons e Nelsinho Piquet combinaram de simular um acidente para favorecer  Fernando Alonso que acabou vencendo a corrida. Quer dizer Don Fernando vem atrapalhando o Felipe desde 2008 e não somente depois que  entrou para a Ferrari. Nenhum piloto foi punido ou multado. Só Briatore  e Pat Symonds e a Renault foram punidos.

     A moda pegou. A manobra macabra de Cingapura foi copiada anos depois. Dias atrás na maior categoria dos EUA, a Nascar,  no GP de Richmond.  Só que a direção da Nascar não é como a da F1. Por lá eles preservam o esporte e não o lado comercial deste. E aplicou punições a todos envolvidas. Clint Bowyer, Brian Vickers e Martin Truex Jr perderam 50 pontos cada. Todos da equipe de Michael Waltrip,  por terem armado um esquema para que Truex disputasse o Chase.  E  a equipe de Michael Waltrip foi multada em Us$300.000,00

      As conseqüências.  Depois das punições e no resumo de todo o imbróglio. Ryan Newman que brigava pela vitoria, aparentemente era o maior prejudicado. Porem a manobra embaralhou os resultados e  alguns pilotos de outras equipes  que estavam na berlinda também acabaram se dando bem com manobra mala. Carl Edwards (Roush) e Joy Logano (Penske).  E Ryan Newman também acabou no Chase.

      Novidade. Depois de todas punições  um piloto estava sendo prejudicado.E não era um piloto qualquer  e sim Jeff Gordon. Depois de avaliar a situação a direção da Nascar tomou uma atitude inusitada. E assim pela primeira vez na historia, desde 2004 se não me engano, quando chase foi criado, 13 pilotos vão entrar na disputa. Não é a toa que o Verme copiou muitas coisas dessa categoria. Porem na F 1 não existe essa transparência e rapidez  nas decisões.

     Circuito. Marina Bay é a única etapa noturna do calendário da F1. A pista tem uma extensão de 5067 metros. A corrida é realizada em 61 voltas que dá um total de 309,87 kms. O vencedor das duas ultimas edições foi Sebastian Vettel.  Lewis Hamilton venceu em 2009. Alonso venceu em 2010 e 2008. Se bem que a vitoria de 2008 deveria ser anulada.

    Reforminha. Os organizadores do GP de Cingapura, fizeram uma pequena modificação na chicane da curva 10, Que foi removida e substituída por uma curva à esquerda de média velocidade. Com  essa alteração os carros podem ser até 40km/h mais rápidos no local e diminuir o tempo total de volta em 1 segundo. Essa alteração era um antigo pedido da FIA.

Programação do GP de Cingapura

1º Treino  -  Sexta-feira  - 07:00  - 

2º Treino  -  Sexta-feira – 10:30  - 

3º Treino  -     Sábado     -  7:00  - 

Classificação -  Sábado    - 9:00  - Globo

Corrida    -      Domingo   - 9:00  -   Globo e JM                   


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.