Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


30/10/2013 - Quarta-Feira
#16- GP da India
 


Mais uma etapa e mais uma vitoria do Tiãozinho. Virou mania. Depois das férias de verão Sebastian Vettel venceu todas etapas disputadas, e a maioria com vitoria completa , ou seja pole, melhor volta e vitoria. O sonho dos vinte dois pilotos que alinham no grid de largada nos finais de semana que tem corridas.

       De repente toda mídia resolveu exaltar Sebastian Vettel como um dos melhores da historia da F1; Realmente só Fangio, Schumacher e Vettel foram tetras em seqüência. Porem os três para alcançarem este posto contaram com ajuda de suas equipes.  Então você leitor pode pensar que  eu acho que só ganha aqueles escolhidos por suas equipes. E o pior que é verdade. Foram raros os campeonatos ganhos apenas no braço.

      Passado. Já no tempo de Fangio o jogo de equipe existia e era pior do que hoje. As equipes não tinham apenas dois carros. Normalmente eram três e em certas etapas até quatro. E Fangio foi privilegiado em varias corridas. Quando seu carro quebrava, ele simplesmente  mudava para outro carro da equipe. E houve casos de troca sem quebra, outro carro da equipe estava melhor classificado e ele simplesmente mudava para esse carro.

      Eficiente. Claramente ele era muito bom, pois foi penta campeão com números impressionantes. Disputou 51 provas e venceu 24 delas e ainda fez 29 poles e 35 pódios. Sua Mercedes de 1954 E 1955 era um carro sem concorrentes,  mais eficiente  que a RB 9 de Vettel. A F1 tem esse defeito desde seus primórdios.  Outro defeito grave é os interesses financeiros, Prost correu em 1993 pela Williams por que a equipe tinha uma grande influência de patrocinadores franceses.

       Repeteco. Esse lance de um grande carro e bom piloto sempre trouxe hegemonia longa. Schumacher  venceu de 2000 a 2004. Tinha sempre bons carros e uma equipe inteira trabalhando por ele. Esse período do inicio dos anos 2000 foram os anos de vaca magra de Newey. E a época de ouro da Ferrari. Newey só faria um grande carro em 2009. A RB 9 como todo carro rápido tem algumas limitações.

        Porem na Red Bull estranhamente o único carro que tem falhas seqüentes é o Webber. É bem estranho isso. Nesta prova não foi diferente. Problema no alternador. E uma ordem estranha: pare o carro agora! Não tente chegar ao Box. Foi bem estranho.

           Falso. Webber como bom profissional, na verdade ele é um ótimo falso,  apenas declarou que seu carro mais uma vez sofreu uma pane. Antes a assessora de imprensa da Red Bull sofreu com as atitudes do piloto. Mas na hora de falar com os jornalistas ele foi educado e disse o que pensava.  É incrível como as cabeças dominantes da Red Bull sacanearam a pilotagem de Mark Webber em 2013. E todo começou  depois daquela desavença na Malásia. Onde Webber seria o vencedor e Vettel não acatou as ordens da equipe e atacou o Australiano e venceu aquela etapa.                                                     Depois desse episodio nunca mais Webber teve um carro vencedor e quando tinha alguma chancezinha aparecia uma falha técnica..

        Justiça. A equipe não foi justa com o australiano, porem para ser justo, historicamente falando ele bem que merece este tratamento Pois ele sempre se prevaleceu disto no seu inicio de carreira. Tendo como mentor e protetor  uma mala chamada  do Flavio Briatore. A grande maioria de seus companheiros de equipe foram prejudicados pela influência de seu empresário. E assim bons pilotos foram tratados como meros coadjuvantes e nunca conseguiram chegar ao topo.

      Os outros. Massa largou muito bem e parecia que finalmente chegaria ao pódio. Parecia, foi o quarto. Rosberg e a Mercedes foram melhor. Grosjean no melhor estilo da Lotus fez apenas uma troca e foi o terceiro, isso largando de décimo sétimo. Räikkönen surpreendeu ao contrario foi mal e perdeu um segundo posto, pois trocou seus pneu pneus  cedo e no fim foi presa fácil para os demais.trocou no final e ainda foi sétimo. Alonso se deu logo depois da largada e fez sua pior prova do ano. Foi apenas décimo primeiro.

    Econômico. Adrian Suttil fez algo quase impossível andou 41 voltas com um jogo de pneu duro e no final terminou no nono posto atrás de seu companheiro Di Resta. Ele mesmo esperava mais depois de andar tanto com um jogo de pneu. Sergio Perez foi o quinto e fez sua melhor apresentação na Mc Laren.

Programação do GP de Abu Dabh

1° Treino    -  sexta-feira 01/11- 07:00 -

2° Treino   -  sexta-feira 01/11 – 11:00 -

3° Treino   –   Sábado  - 02/11 – 08:00 -

Classificação – Sábado- 02/11 – 11:00 -

Corrida  -   Domingo – 03/11 –  11:00 -


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.