Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


18/12/2013 - Quarta-Feira
O dia dos Ricardos
 


Interlagos foi o palco da etapa final da Stock Car.Que teve como convidado Bruno Senna.  A ultima etapa deste campeonato tem a pontuação em dobro e coincide com a etapa do Milhão; Etapa do milhão é o nome popular para a corrida que da um milhão de reais ao vencedor. A primeira vez desta corrida do milhão foi realizada no finado circuito de Jacarepaguá e o prêmio foi de um milhão de dólares.

       Cabra Bom. O vencedor desta etapa foi Valdeno Brito. Piloto de origem nordestina (Paraíba). Como é de uma região onde não temos autódromos ou bons campeonatos, de cara temos que valorizar seu feito. Valdeno é um dos raros pilotos nordestinos que se deram bem no sul e sudeste. Na minha cabeça o maior feito de Valdeno foi o fato de disputar uma etapa da Porsche Cup na Bélgica em Spa e sem conhecer bem o carro e o circuito classificou-se em terceiro no treino livre terminou em sétimo na corrida.

        Gerson. Quando Valdeno ganhou o premio era de um milhão de dólares, naquela época  o dólar estava abaixo do real. Depois que o dólar passou o real os organizadores resolveram mudar o premio de dólares para real. E Assim gastar  menos dinheiro com o premio. Nosso automobilismo é cheio de dirigentes bem intencionados.

          E a corrida?  Essa etapa foi a melhor corrida do campeonato de 2013. Sensacional, Surpreendente são alguns dos  adjetivos que podemos usar para definir a corrida.  A primeira fila era de Khodair e Zonta, que não estavam na disputa do titulo,  na segunda fila vinha Camilo e Serra. Ricardo Mauricio na terceira fila e Caca na quarta fila.

       Aparecias enganam. Na largada vimos Tiago Camilo se dar bem assim como tinha acontecido em Brasília e até os cinco minutos para o fim da etapa tudo indicava que Camilo levaria o troféu de campeão. Mas o piloto que levou um milhãozinho para casa foi Ricardo Zonta. Com Ricardo Mauricio em segundo e levou o titilo de campeão de 2013. Foi o dia dos Ricardos.



        Morto vivo. Serra o maior vencedor de etapas de 2013 até Interlagos e segundo na tabela ficou fora da disputa logo no inicio. Assim ficou na Pista, Camilo, Mauricio e Caca que vinha fazendo uma prova do tipo fingir de morto para assustar o coveiro no final. Khodair se deu mal na parada de Box e perdeu ponta e Zonta é quem se bem na parada e liderava tranqüilo seguido de Camilo. Caca que vinha apagado derrepente surgiu no finalzinho e quase tira a segunda posição de Mauricio. Acabou em terceiro.

       Curiosidade. Sempre que um piloto ganha um premio em dinheiro ele divide com sua equipe. A proporção varia de acordo com seus contratos e de equipe para equipe. O normal era meio a meio, mas hoje existem muitos usando a proporção  sessenta/ quarenta, para um lado ou outro. Mas o curioso é que no caso de Zonta ele é o piloto e também dono da equipe. Mas certamente ele vai dividir uma parte com sua equipe técnica.

      Pneus. Uma pequena parte do cirquinho da F1 vai estar no Bharain para realizar testes com os pneus da próxima temporada. Os italianos da Pirelli reivindicaram estes para que na próxima temporada não ocorram cenas como as do GP da Inglaterra.

      Desistentes. A FIA havia anunciado que seis equipes participariam dos testes em Sakhir nos dia 17,18 e 19 de dezembro. Ferrari, Red Bull, Mercedes e Mc Laren e das medias a Toro Rosso e Force India. O motivo é único; Dinheiro. Porem a Force índia comunicou que tinha dificuldades eram técnicas e de logística para chegar no Bahrein. Já Mc Laren ficou muda.

       Bomba. No mundo das duas rodas estourou uma bomba. A equipe Honda a atual campeã mundial e maior força econômica da categoria anunciou que vai abandonar a Moto GP caso a Dorna, organizadora do campeonato,  insista em usar uma centralina padrão para todas as equipes. Segunda a direção da Honda ela participa do mundo das competições para desenvolver seus produtos. E a partir do momento que isso se torna proibido eles não vêem razões para continuar a investir nas competições. E agora? A corda sempre arrebenta do lado mais fraco e neste caso acho que é o lado dos organizadores.

Felicidades.


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Profetizando
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- Yas Marine – A despedida de 201
Veja todas as colunas deste colunista.