Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


15/05/2015 - Sexta-Feira
#5 - GP da Espanha - Uma opera sonolenta
 


Que corrida foi essa da Espanha, na terra dos grandes tenores vimos uma opera sonolenta. Fora as primeiras duas voltas não houve nada de boas emoções. De nada adianta  o narrador do Plim Plim citar que essa nova F1 esta demais e com varias ultrapassagens. Na verdade a gente tem que se esforçar para conseguir ver uma corrida dessa inteira. Os dedos tentam mexer no controle remoto da TV e ai a gente que se segurar. Isso é muito ruim.

     O que parece. A maioria das manchetes desta etapa  destacam que Rosberg acordou para 2015. E que na próxima etapa ele é novamente favorito, pelo seu retrospecto.  O que é bom para o campeonato. Pois não  teria graça nenhuma se Hamilton fosse como o Vettel de 2012 e 2013. Que correu sem adversários. Nem mesmo dentro da própria equipe.

       Maior defeito.  Esse é o maior dilema da F1 dos últimos anos, onde  sempre existiu um carro superior aos demais e quase sempre a equipe elege um para ser o maioral. Se ao menos deixassem esses dois competir ate o final a coisa seria bem diferente. (como Mansell e Piquet ou Senna e Prost). Porem hoje os interesses comerciais são maiores, e isso não acontece.

      Exemplos recentes. Como maiores expoentes desta pratica podemos citar a situação de Schumacher na Ferrari e Vettel na Red Bull.  Mas também vimos Mika Hakkinen e Hill se  sobreporem  sobre Coulthard. Alonso sobre Fisichella e também Nelsinho e muitos outros, como Prost sobre Lauda na Mc Laren.

   Na real. Como acreditar que Rosberg se refez do Bahrein para Espanha. No deserto ele era a cara do perdedor e derrepente faz um final de semana completo para cima dos demais. E Hamilton cabisbaixo. È certo que Lewis desaprendeu andar atrás. Porem a equipe Mercedes o fez perder mais de 4 segundos nas paradas de boxes. Isso é uma clara demonstração que tem gente no paddock mexendo seus pauzinhos.

   Triste, E quem mais perderia com apenas um piloto ganhando tudo. Todos,  a categoria em geral. Mas iria doer muito mais no bolso do Verme de principio do que dos demais. E ai entra o sub esporte. E assim começa a manipulação que vai dar mais emoção ao campeonato e atrair  o interesse publico. a audiência televisiva aumenta e todos ganham de menos o verdadeiro esporte.    E assim caminha nossa categoria.

      Destaque. Tirando a dupla dos Mercedes que sempre se destacam pelo caro que tem. Vimos um Vettel no pódio e sem cometer os erros do Bahrein. Kimi tentou se destacar porem ficou devendo no final, só ficou  admirando os escapes da Williams de Bottas.  Bottas que tem se mostrado ótimo nos dois últimos grandes prêmios. Segurou Vettel no Bahrein e Kimi agora na Espanha.  E o novo para choque largo do grid.

     Explicando. Felipe Massa  ficou devendo nesta  etapa. Principalmente na classificação; A transição não disse i se passou com o piloto no q3. A verdade é que ele não foi bem no Q 2 e assim resolveram que ele deveria dar mais um volta, e ai foi obrigado há economizar  na hora decisiva que era o Q3. Sendo assim ele foi para apenas uma tentativa  ou volta. Situação que ele já estava  acostumado há viver na Ferrari no passado. Porem justamente na volta que ele tinha para ser veloz cometeu um erro e sujou seus pneus e assim comprometeu sua única tentativa, E ficou apenas com a nona posição do grid de largada.

 The boys. A equipe Torro Rosso é uma equipe que chama atenção desse o inicio da temporada foi bem nas classificações e nas primeiras etapas. Mas no Bahrein foram péssimos. Já na Espanha fizeram uma ótima qualificação sendo seus carros conseguiram posições melhores que a equipe principal a Red Bull. Porem em ritmo de corrida seus carros  foram mais uma vez lentos e foram escalados pelos carros equipados com motores Mercedes e pela própria equipe principal. Porem os dois estreantes tem se mostrados bons lutadores. E Sainz e Verstappen foram os únicos que apresentaram emoções nessa melancólica etapa.

Uma ótima semana.


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Profetizando
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- Yas Marine – A despedida de 201
Veja todas as colunas deste colunista.