Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


05/08/2016 - Sexta-Feira
# 12 - GP da Alemanha – A consagração
 


      È amigos, Rosberg  deu um presente para  seu maio adversário e em casa.  Ao contrario da Hungria onde a pole vale muito e Nico há conseguiu de maneira meu que duvidosa, em casa ele foi superior na classificação. Porem repetiu a performance da Hungria. Errou na largada.

   Doeu. Em Hungaroring largar na ponta é setenta por cento de vitória,   já em Hockenheim existem alguns pontos de ultrapassagens. Só que o alemãozinho  largou tão mal que as duas Red Bull ficaram entre ele e Lewis. E ai ele teve andar muito. Mas numa ultrapassagem contra o queridinho dos cartolas marqueteiros veio o improvável. 

             Sim improvável, mais possível, nessa F1 insensata de hoje, onde uns senhores que se acham os donos da verdade, uns seres denominados como comissários de prova, resolveram aprontar novamente e puniram Nico em cinco segundos.  

              E ai sua equipe resolver também  puni-lo  em mais quatro segundos  ao errar a cronometragem da punição. Que culminou num custo total de dez segundos de perca no tempo total de parada.  Um erro que nem a Sauber ou Manor são capazes de realizar.

  Imagine. Esses comissários ganharam um poder forte e erradíssimo.  Corrida é corrida, onde os pilotos têm de dar o melhor de si e extrapolar  seus  limites e o da pista. E com esses xaropes comandando, essa categoria vai ficar cada dia mais parecida com eles. Intragável.

     * Imagine se esses senhores estivessem atuando naquele longínquo GP da França de 1979 em Dijon. Onde Villeneuve e Arnoux  disputaram roda há roda as duas  ultimas voltas. Houve toques e varias manobras de pilotos que queriam vencer seu adversário.

    *  Esse foi talvez o melhor momento de toda F1 e essa disputa era apenas pelo segundo lugar. Agora tente imaginar   se esses comissários de hoje estivessem naquela  ótima disputa. O grande  e saudoso Gilles Villeneuve e Arnoux poderiam ser penalizados em uns dez ou doze minutos cada um deles. e não em segundos.  Quem quiser relembrar o endereço é:  https://www.youtube.com/watch?v=7Peo080pqEM . Copiar e colar.

    * Já na categoria GP 2, são permitidas manobras ou atuações um pouco mais ousadas. É justamente por isso as corridas de GP 2 são melhores de assistir.  Se bem que os carros dessa categoria são bem parelhos.  

     Voltando. Voltando a GP alemão, depois da péssima largada de Nico vimos uma largada de Verstapen. Lewis se mandou e não foi incomodado. Verstapen perdeu o segundo posto para Ricciardo na estratégia da equipe. Primeira vez que isso acontece na equipe taurina.

     Caldeirão vermelho. Na equipe italiana vimos Kimi derrotando Vettel em todos os treinamentos. Já na corrida Vettel passou Kimi já na largada. Vettel terminou em quito e Raikkönen em sexto. E assim a Red Bull assumiu a segunda posição na tabela dos construtores. O clima dentro da equipe vermelha é tenso.

     Piada. Um dos lances inusitados do GP da Hungria foi o gesto que Hamilton fez para Gutierrez depois conseguir ultrapassar o Mexicano. Na Alemanha  ele aprontou com Ricciardo. Quando o engenheiro do australiano comentou com seu piloto sobre a atitude do mexicano, Ricciardo soltou essa: Mas eu amo esse cara. O que deixou seu engenheiro meio que sem jeito. Porem a fala de Ricciardo foi carregada de ironia

    Crescendo. A Mc Laren vai dia a dia crescendo na tabela dos pontos. Desta feita quem marcou pontos foi Button com um oitavo posto.. A Mc Laren esta apenas 3 pontinhos da Toro Rosso. Já a Williams vêm ladeira abaixo e já se sente ameaçada pela Force India. São 96 pontos contra 81 da equipe indiana.

    Efeito. A ameaça da equipe indiana se deve a vários fatores. Porem um deles é desempenho de Massa. O piloto brasileiro não conseguiu  pontuar nas últimas quatro etapas. Os carros de outras equipes evoluíram ( Mc Laren e Force índia)  enquanto as Williams estacionaram.  

    Liberou. Estranhamente a Fia voltou atrás e liberou as conversas no radio. Equipes e pilotos agradeceram. As punições sobre limite da pista também foram abrandadas. As conversas de radio continuam proibidas na volta de apresentação. Isso para garantir que os pilotos não tenham  ajuda, dos engenheiros, quanto aos procedimentos de largada.

Uma ótima semana


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.