Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


23/09/2016 - Sexta-Feira
# 14 - GP de Cingapura – Renascendo
 


       A 13 etapas do mundial de F1 foi uma etapa marcada por um aparente renascimento de Nico Rosberg. O alemão foi superior ao seu principal oponente em todos treinamentos. No primeiro treino quem comandou foi Verstappen. Porem a jovem promessa se perdeu no desenrolar do final de semana.

   Pra frente. Até a equipe Mercedes duvidava de manter sua comum superioridade no traçado de Cingapura. Porém Rosberg estava num final de semana atípico.  E não deu chances para ninguém. Situação rara em se tratando dele.

     Inicio. A Equipe Mercedes começou em 2010 com Nico e Michael. Disputaram três temporadas e Rosberg sempre se impôs sobre o grande recordista da categoria.

  Confrontando.  Nico e Lewis começaram a correr juntos na Mercedes em 2013. Rosberg conseguiu ganhar duas etapas naquela temporada. E Lewis uma. Porem Lewis terminou a temporada com o quarto lugar.

    E Rosberg apesar das duas vitórias quando a Red Bull era como a Mercedes de hoje foi apenas sexto. Isso sem esquecer que Nico sempre foi superior ao Schumacher quando correram juntos.

       Lewis sempre se impôs sobre Nico. Porem em Cingapura, Rosberg apareceu como um ser superior. Ao ponto de desestabilizar a confiança de seu maior rival. Até a direção da equipe estranhou a confiança e superioridade do mais velho integrante da equipe.

    Estranho. Num certo momento da etapa Lewis comunicou que na tática do momento (pneus amarelos) ele estava dando o máximo de si e conseguia melhorar, E tinha perdido sua posição para Raikkonen. Aí o engenheiro sugeriu: vamos para o plano B. 

     Foguete. Mandaram Lewis para os boxes e trocaram para pneus super macios e o inglês virou um foguete. Numa Indecisão momentânea dos italianos Kimi acabou perdendo a terceira posição para o inglês. A Red Bulll agiu rápida e parou Ricciardo também mudando para compostos Super Macios.

Essa mudança de tática da equipe para com Lewis mudou o panorama da corrida em seu terço final e quase colocou a vitória de Rosberg em cheque.

       Comandando. O que nos faz pensar que os alemães comandam como querem as etapas, Aquela manobra de colocar pneus duros, na primeira troca intimidou a maioria do oponentes que aparentemente fazem suas táticas em cima do os alemães fazem.

     Táticas.  Mas quando os mesmos alemães mudaram de tática para favorecer seu piloto que estava em desvantagem tudo mudou e o resto da turma deve ter aprendido que a melhor tática não é seguir e sim se proteger dos alemães.             

     & nbsp; Diferente. O ideal seria usar táticas diferentes das usadas por eles e surpreende-los no final Coisa que os italianos conseguiram fazem bem por duas vezes na temporada passada. Esse ano eles não conseguiram ainda. Está mais fácil para os taurinos surpreender agora.

   Faísca. O melhor lance dessa etapa foi a tentativa de ultrapassagem de Verstappen sobre Kvyat no terço inicial de corrida. O Russo endureceu e não abriu a porta do piloto da equipe mãe. E Holandês teve que baixar a bola e não conseguiu ultrapassar. Já no terço final eles se encontraram novamente e Kvyt facilitou a monobra. Após receber um avizinho pelo rádio.

   Consolação. O final de semana de Vettel começou mal. A turma do macarrão montou uma peça da suspensão traseira errado na hora do Q1, e assim a treta campeão foi premiado com a última posição do grid. Na corrida superou vários pilotos e terminou com o quinto posto e com o prêmio de piloto do dia.

Uma ótima semana.


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.