Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


06/01/2017 - Sexta-Feira
Bombinha de natal
 


O cirquinho do Verme vive dias de alta especulação. A bomba do inicio da semana foi a confirmação de Felipe Massa de volta a equipe Williams. Essa noticia não foi vinculada apenas em sites brasileiros. Sendo assim  Massa não ficou nem um mês aposentado.            

      Mudinho.  Massa esta de férias com a família e pouco fala sobre o assunto. O que é normal nestas negociações na F1. Apenas afirmou que existe um contrato a ser assinado.  Na verdade foi assinado. Mas como quase tudo na F1 tem a hora certa de falar.

    Por que ele. A Williams têm outras opções no mercado. Então por que Massa. Um dos motivos seria sua idade, já que seu companheiro de equipe tem apenas 18 anos e a Martini patrocinadora principal da equipe precisa de alguém com mais de 25 anos para poder divulgar sua marca.                                                                                                                

    Devido a uma lei existente em vários países europeus que obriga  para que uma pessoa  possa  fazer propaganda de bebidas, essa pessoa tem que ter mais de 25 anos.

   Por que 2. Mas existem outros pilotos com mais de 25 anos no mercado e Button seria uma opção com maior retorno publicitário. Mas ninguém é tão próximo e conhecedor da equipe quanto Massa. É o fator entrosamento. Pois foram os engenheiros e mecânicos que pediram por Massa.

    Financeiro. Na questão financeira Massa vai ganhar vinte um milhões de reais por um ano. E  ao ceder Bottas á Mercedes, a equipe vai lucrar cinquenta e dois milhões de reais. Descontando os vinte um milhões do salario de Massa, nessa brincadeira toda  a Williams sobra com trinta e um milhões no caixa.

    *   Detalhe. O contrato de Massa com a Williams somente terá validade se a Mercedes realmente optar por Bottas. Já a Mercedes só deve confirmar isso no final de janeiro.

    Ingrato. Pat Symonds, é aquele que foi banido da F1 depois do rolo de Cingapura em 2008 juntamente com Briatore, declarou que deixa a equipe Williams no mesmo dia que foi vinculado a noticia que Massa havia assinado com a equipe. 

    Dias atrás Symonds declarou que a Williams não deveria abrir mão de Valtteri Bottas. Pois ele seria crucial para o desenvolvimento do carro de 2017. Muito estranho essa preferencia por Bottas. Sendo que na logica Massa é melhor desenvolvedor que Bottas.   

Symonds ficou suspenso do esporte por 5 anos e foi contratado pela Williams em 2013.

     Outro lado. Perder Symonds nessa altura do desenvolvimento do carro de 2017 é uma péssima noticia. Porem segundo a radio Paddock, a equipe estaria contratando o ex Mercedes Paddy Lowe. A ida de Lowe para Williams estaria sendo paitrocinada pelo pai de Lance Stroll  o novato milionário que certamente vai dar muito trabalha para Massa em 2017. 

           Paddy Lowe entrou para a Mercedes em 2013 e fez um ótimo trabalho. Tanto que o

carro melhorou muito, pois era o maior devorador de pneus do Grid antes de Lowe. Lowe também foi o estopim para que Brawn deixasse a equipe da estrela de três pontas na época.  

Uma ótima semana


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
#16- GP da Malásia – A segunda ninguém esquece.
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Despedindo de Sepang
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#14 – GP de Singapura – A noite do iluminado
Veja todas as colunas deste colunista.