Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


28/07/2019 - Domingo
A chance de renascer
 


Neste final de semana teremos a etapa alemã do numeroso calendário da F 1 2019. O GP da Alemanha é dos ícones do campeonato, Os GPs da Inglaterra, Itália, Alemanha e também França estão presentes desde os primórdios da categoria. Se bem que a França ficou fora algumas vezes.

Ícones. Os alemães construíram ótimos autódromos. Porem em nome da segurança os melhores foram desfigurados. o desafiador traçado de Nürburgring, em primeiro lugar. Se bem que realizar corridas em um circuitoque chegou a medir28kms é algo impensável em termos de segurança. E pensar que essa pratica existiu por décadas e com carros e proteção de pista ridículas para os dias atuais. E em nome da segurança desfiguram o traçado original.

      Magnifico. Outro traçado magnífico também foi desfigurado o belo e desafiador Hockenheim que se embreava com grandes retas pela floresta negra.Este durou por mais tempo. Para ser sincero as pistas antigas ainda são as melhores. O primeiro GP na F1 foi em 1951.

Heroicos. Quando vemos filmes dos anos cinquenta e sessenta nestas pistas só podemos endeusar aqueles pilotos que usavam carros que não tinham quase nada que os protegesse.  . Os pneus e rodas finas, capacetes de couro e óculos de aviador, isso na primeira década. Na pista a proteção eram pacotes de feno amarrados, posteriormente viram que esse feno pegava fogo facilmente em acidente, quando vasava combustível.

.   Nos anos sessenta os capacetes se tornaram melhores. Os pneus melhoram, mas ainda eram diagonais. O santo Antonio melhorou e começou aparecer os GuardRailsem algumas pistas no final década.

Porem nada comparável com as atuais proteções de pista atuais. No inicio dos anos setenta, normalmente quando acontecia um acidente os carros se incendiavam. Stewart e Emerson foram muito atuantes para que a categoria se tornasse segura. Nesta época.

Bons tempos. Voltando ao GP da Alemanha, no auge da era Schumacher o pais recebia duas corridas por ano. Uma como GP da Alemanha e outra como GP da Europa.

Os pilotos brasileiros Piquet e Senna sempre se deram bem na terrados chucrutes. Barrichello venceu uma única etapa, porem foi aquela de maior importância para ele. Pois esta foi Sua primeira vitória na categoria,Hockenheim 2000. Barrichello também venceu em 2002 na pista de Nürburgring mas como a denominação de GP da Europa..

   Nuvem negra. Para Vettel o GP de casa sempre foi bom até ano passado quando cometeu o maior erro do campeonato. Perdeu uma corrida ganha e não se recuperou até hoje. Este final de semana ele tem a chance de se redimir. E conta com as altas temperaturas do verão europeu como aliada. Os alemães podem estrear um chassi novo, uma versão com entre eixos menor, isso vai depender de como ele se comportara nos treinos de sexta-feira.

Programação do GP da Alemanha

Sábado:

7h - 3º Treino - Sportv2

10 - Classificação - Sportv2

Domingo:

10h - Corrida - Globo


Um ótimo final de semana.


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
#14- GP DA ITALIA – A FESTA DA MASSA QUE ADORA MASSA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#13 – GP da Bélgica – Uma festa contida
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Avaliação de verão
Veja todas as colunas deste colunista.