Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


08/08/2019 - Quinta-Feira
# 12 – GP de Hungaroring - O Troco Dos Alemães
 


A décima segunda etapa do mundial de 2019 realizada na pequena Mogyorod pertinho da aconchegante Budapeste foi mais etapa gostosa de assistir. Esse GP normalmente é marcado por corridas chatas devido ao seu traçado sinuoso e sem opções de ultrapassagens. Porem em raras exceções vemos algumas corridas ótimas. E esta de 2019 foi uma delas.

Marco. A corrida entra para historia devido ser ela a primeira pole de Max Verstappen. Foram necessárias 93 etapas para que o jovem conquistasse o feito. Max estreou na F1 em 2015 com a Toro Rosso. Em 2016 logo após o GP da Rússia. Marko rebaixou Kwiat, depois da lambança que o russo aprontou após a largada e promoveu Max Verstappen para equipe a equipe principal (Red Bull).

Max extraordinariamente ou primordialmente venceu sua primeira corrida na estreia com a Red Bull. Essa vitoria veio depois de um entrevero entre os lideres Rosberg e Lewis. Na época a Red Bull priorizou Max em desfavor de Ricciardo que já estava na equipe desde 2014.

Four. Depois do modorrento GP da Franças vimos uma sequencia de quatro corridas movimentadas Áustria, vitoria de Max, Inglaterra, vitoria de Lewis, Alemanha , vitoria de Max e essa de Hungaroring. Todas da melhor qualidade, sendo o GP alemão a melhor delas. Mas em relaçação aas anteriores todas foram demais.

Mesmo veneno. Max venceu na Áustria devido a ser o ultimo dos ponteiros a efetuar a troca de pneus. E Lewis também venceu nesta por estar mais bem calçado que o adversário no final. Parecia uma aposta suicida no momento, quando a Mercedes realizou a troca na volta 48 de um total de setenta. Nem mesmo Lewis acreditou na hora. Depois quando deu certo todos se renderam a James Lowles o estrategista chefa da equipe alemã.

Pegas. Vimos disputas sensacionais nesta etapa, algo raro devido ao traçado da pista. Lewis atacou Max e dividiu algumas curvas com o Holandes que simplesmente ignorou o inglês que acbou saído do traçado. As duas Toro Rosso realizaram um pega melhor ainda, com Albon e Kwyat disputando varias curvas lado a lado. Começou depois da curva dois e foi até ao final do setor dois. Algo maravilhoso de se ver.

Não mudam. Mais atrás vimos Ricciardo penando para ultrapassar Magnussen. Foram varias tentativas, sem sucesso por parte do australiano. O comportamento de Mag na disputa lhe rendeu uma advertência por parte das madames donas da lei na pista. Erraram novamente, a punição deveria ser maior.

Ricciardo viveu um final de semana dos piores. Foi mal desde o primeiro treino. E na classificação repetiu seu péssimo desempenho. na garagem ao lado Hulkenberg se apoderou do sorriso tradicional do australiano.

Descendo. Valteri Bottas é outro que quer apagar o final de semana Húngaro. Depois de superar Lewis na classificação se viu imprensado pelo companheiro de equipe na entrada da curva um, após a largada e na sequencia foi tocado pelo companheiro e em seguida por Leclerc. A equipe italiana novamente se viu superada pela equipe Taurina. Max e Lewis chegaram há ser em alguns momentos quase um segundo mais rápidos que a dupla dos vermelhos. Vettel sobrou com o ultimo degrau do pódio depois de superar Leclerc que também estava descalço em relação a Vettel. Leclerc colocou pneus duros na volta 27 e Vettel colocou macios na volta 39. Estranhamente houve um pequeno toque entre eles na ultrapassagem.

Poucas. O carro vermelho de 2019 é um foguete nas retas, sendo assim eles certamente serão páreo para Mercedes e Red Bull somente em três pistas. Spa Francorchamps, Monza e Suzuka. E algumas pistas como Interlagos e Austin podem dar um aperto dependendo das condições climáticas. As chances são poucas como podemos ver.

* Carlos Sainz Jr conseguiu novamente ser os melhor da classe B, chegando a frente de Gasly que novamente não foi muito bem. Kimi conseguiu terminar outra no Top Ten.

* Lewis Hamilton com essa vitória esta a dez vitorias do recorde de Schumacher.

Um ótimo final de semana.


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
#14- GP DA ITALIA – A FESTA DA MASSA QUE ADORA MASSA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#13 – GP da Bélgica – Uma festa contida
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Avaliação de verão
Veja todas as colunas deste colunista.