Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


22/08/2019 - Quinta-Feira
Avaliação de verão
 


A categoria rainha como todos sabem esta curtindo suas férias de verão. ( Verão no hemisfério norte), Sendo assim nada melhor do que fazer uma avaliação do foi realizado até aqui. Foram doze etapas cumpridas no calendário de 2019. Equipe por equipe.

Força prateada. A equipe alemã é a equipe a ser batida novamente. Das doze etapas venceu dez. E esta na ponta da tabela como acontece desde inicio da era hibrida, na verdade estão dominando com uma maior facilidade nesta temporada. E seu piloto numero um, Lewis, até aqui já acúmulos oito vitorias.

Inferno Rosso. A equipe italiana de estrela na pré-temporada virou o maior fiasco até aqui. Se bem que a equipe foi lesada em duas ocasiões. Canadá e Áustria e ainda perdeu a etapa do Bahrein por uma falha técnica estranha. Desde a entrada de Vettel na equipe, 2015, não víamos uma primeira metade de temporada sem vitorias na equipe vermelha. Vettel fez seis pódios e Leclerc cinco. Porem o alemão viveu uma fase péssima até conseguir o segundo posto no GP alemão, quando largou da ultima fila. Situação que certamente poderá mudar já em 01/09 na belíssima e ótima pista de Spa Francorchamps . Onde a ótima velocidade em reta vai favorecer o carro vermelho.

A Surpresa. A equipe do touro começou ano como terceira força e sem um grande piloto que sempre lhe rendeu muitos pontos. Por outro lado Nem mesmo a equipe esperava que o motor Honda fosse tão competitivo como tem se mostrado depois da etapa canadense. A Red Bull ainda ocupa a terceira posição, mas seu numero 1 esta há frente da dupla vermelha. E se ainda contasse com Ricciardo seria a segunda força até aqui.

Primeira da B. No campeonato dos menores, a chamada f1 1 B, a grande surpresa é a Mc laren que tanto sofreu com a Honda e pulou fora do barco na hora errada. Ao privilegiar Alonso perdeu os japoneses e no fim também o metido asturiano. Todos achavam que com unidades de força francesa e sem o hispânico a equipe seria mais uma figurante. E todos erraram. Sua dupla de pilotos e o carro mostram uma grande evolução.

Touro Mocho. A finada Minardi ocupa a quinta posição na tabela dos construtores. É certo que essa posição é devida ao terceiro posto conquistado por Kwyat na escorregadia etapa alemã. A equipe apesar de contar com muitas peças da Red Bull e a mesma unidade de força, conta com orçamento muito inferior ao da equipe principal. E não deve segurar essa posição por muito tempo, ainda mais recebendo um Gasly injustiçado e perturbado.

Humilhante. A equipe Renault depois da Ferrari é a maior decepção da temporada até aqui. Com a contratação de Ricciardo e forte investimento na área técnica todos no paddock esperavam ao menos a liderança da F1 B. E atrás da Mc Laren que uma equipe cliente não estava nos planos dos franceses e nem na mente da mídia especializada.

ÚNICO. A Alfa Romeu é um caso a parte no paddock. A equipe esta com 32 pontos na tabela e ocupa a sétima posição o diferencial é que desses 32 pontos 31 foram conquistados por Räikkönen. Giovanazzi fez apenas um pontinho. A sorte dele é que só existe um Helmut Marko na F1. O italiano esta demorando para se achar no carro. Porem ninguém nunca falou em substituição.

NA COLA. A oitava colocada na tabela é a finada Force Índia. A Racing Point esta a um pontinho da Alfa. A sorte da Alfa é inconstância do carro e de Lance Stroll. Lance tem mais pontos do que Perez. E isso é devido ao GP Alemão onde Lance conseguiu um quarto posto. Situação quase impossível de se repetir novamente nesta temporada.

GLADIADORES. A Haas é outra que sofre e ocupa uma posição aquém da sua realidade. A dupla de pilotos é uma das razoes. Porem nota-se que a equipe se perdeu no desenvolvimento do carro no decorrer do campeonato. Na Austrália, primeira do ano, a equipe conseguiu alinhar seus dois carros em sexto e sétimo no grid. Magnussen conseguiu terminar na sexta colocação. Depois disso a situação nunca se repetiu.

VERGONHOSO. A equipe Williams começou com um péssimo carro e continua assim. Apesar de utilizar a unidade de força alemã e ter pilotos melhores que os da temporada anterior a tradicional equipe inglesa soma apenas um pontinho.

· A conhecida eficiência alemã deve continuar até o final da temporada. Só para relembrar Lewis Hamilton costuma realizar uma segunda metade de campeonato melhor que a primeira. Volta das férias com tudo.

Um ótimo final de semana


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Profetizando
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- Yas Marine – A despedida de 201
Veja todas as colunas deste colunista.