Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


05/12/2019 - Quinta-Feira
#21- Yas Marine – A despedida de 201
 


O ultimo GP do ano foi meio morno, confesso que esperava algo melhor. Como comentei na coluna passada Lewis e a Mercedes, leia-se Toto Wolf, queriam se desfazer do vexame de Interlagos. E cumpriram a risca a missão. E não deu a menor chance para os demais.

Marcando território. Lewis fez a pole a melhor volta ( Já no final e com pneus bem gastos, porem com o carro já bem leve) e ganhou com uma senhora vantagem. Antigamente isso era denominado como fazer barba, cabelo e bigode de uma só vez. Lewis não conseguia uma pole desde a decima primeira etapa ainda na primeira fase da temporada de 2019.

Adaptando-se. Max foi o segundo, mesmo reclamando de seu carro. O engraçado que ele reclamava e ao mesmo tempo ia melhorando seus tempos de volta e ainda realizou uma bela manobra de ultrapassagem dupla sobre Leclerc e Russel. Aparentado ter se adaptado aos problemas de seu carro. Devolvendo a ultrapassagem que sofreu do jovem ferrarista ainda na primeira volta.

Não muda. Os italianos novamente fizeram das suas. Na classificação soltaram tarde seus pilotos para a ultima tentativa no Q3. Fazendo com que Leclerc perdesse sua chance de tentar a ultima volta rápida. Leclerc no radio reclamou de Vettel dizendo que o mesmo demorou muito na volta de aquecimento.

Pangarés. Já na corrida a tática da equipe prejudicou Vettel. Pois os gênios italianos resolveram realizar duas paradas, enquanto a logica dizia ser de uma, e nas duas realizaram uma troca dupla sendo que Vettel foi segundo nas duas vezes. O que estragou a corrida de ambos. Os desencontros na equipe vermelha tem sido constantes, quando a equipe não erra os pilotos acabam se prejudicando.

Ainda assim Leclerc fez o terceiro posto. Vale destacar a atuação de Bottas que largou de ultimo e fez um quarto posto e Vettel terminou em quinto. Esse quinto posto demonstra o quanto a tática macarrônica o atrapalhou. Albon fechou com o sexto posto.

Os outros. Na f1 dos menos abastados vimos alguns bons duelos. Porem corrida boa foi a de Perez que mais uma vez andou mais que seu carro, assim como já havia feito no México e em outras ocasiões. Norris desta feita superou Sainz jr na classificação na corrida. Sainz jr fez uma parada nos final mentes e ainda conseguiu ser o decimo superando Gasly por um pontinho no campeonato de pilotos. Alcançando assim o sexto posto do campeonato.

Adeus. A corrida de Yas Marine marcou a despedida de dois pilotos da Fórmula 1: Nico Hulkenberg, que vinha pontuando até a última volta mas acabou em 12º (Foi ultrapassado por Sainz Jr e Ricciardo), e Robert Kubica, que completou a corrida em 19º. Ironicamente o único ponto da Williams em 2019 foi marcado por Kubica que não conseguiu em nenhum GP largar a frente de seu companheiro de equipe ( Russel).

* A temporada de 2019 se despediu em Abu Dhabi e corrida de F1 agora somente em março de 2020. 2019 foi uma temporada dominada pelos pilotos da Mercedes no inicio, depois do Azerbaijão, quarta etapa de 2019, Bottas era o líder com um ponto de vantagem sobre Lewis. Max deu um tempero a mais no campeonato ao ganhar na Áustria e Alemanha

** Na segunda fase parecia que a Ferrari iria dominar ao ganhar duas seguidas e ser pole nas subsequentes. Mero engano. Os italianos conseguiram ceder a vitória mesmo com um carro muito veloz; e quando isso acontecia um tal Lewis Hamilton estava prontinho para abraçar a oportunidade.

Ótimo final de semana.


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Profetizando
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- Yas Marine – A despedida de 201
Veja todas as colunas deste colunista.