Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


18/05/2006 - Quinta-Feira
GP DA EUROPA 2006
 
Se os Japas da Bridgestone estavam esperando o resultado do GP da Europa para saber se realmente estão(Ferrari/Bridgestone) em condições de lutar pelo titulo. Pelo resultado desde os treinos, podem estar pensando que realmente estão de volta a disputa pelo titulo de 2006. Mais será que a turma do Briatore vai continuar errando as estratégias em todas etapas?

Essa foi mais uma prova ganha na estratégia, e também na eficiência do alemão de andar rápido quando precisa. Com o tanque bem no fim e sem ter que disputar posições, o alemão se mostra imbatível. A Ferrari estava na mesma estratégia da Renault de Imola, largou com mais combustível e abdicou da pole. Se bem que em Imola, Alonso saiu mais atrás, mas logo estava disputando com o alemão. Mas nunca, nunca mesmo enquanto os Italianos contarem com um ser da estirpe do Ross Braww, você vai ver o carro do alemão errando uma tática de corrida.

Pode até haver algo estranho no carro do segundo piloto mais nunca no carro titular. Após a parada do queixudo asturiano foi à vez do também queixudo alemão fazer aquilo em que se tornou sua especialidade, fazer voltas muito rápidas assim que o adversário para abastecer. E assim ganhar a corrida sem ter que disputar a posição na pista, como deveria ser. Essa é F 1 de hoje, se bem que ainda temos umas poucas pistas onde pode haver mais disputas, ou seja, ultrapassagens.

A graça do automobilismo é a disputa, a competição a luta por posições na pista. É o que aprendemos desde o Kart e vamos fazendo nas outras categorias quando vamos evoluindo e subindo de nível. Mas quando você pisa no Universo da F1 o que acontece de uns tempos pra cá é justamente uma disputa de estratégias e as corridas são decidas nos boxes. Ou seja, quando um para reabastecer, e sai pesado dos boxes, o outro está na pista com pouco peso e mandado a bota. E o alemão assim como muitos seus seguidores de dez anos pra cá adotam essa pratica. |E assim ficamos sem aquelas disputas ferrenhas por posições, Aquelas freiadas pra lá do deus me livre na chegada da curva. Só para machucar quem se lembra da disputa do Velho Villeneuve com René Arnouz nas ultimas voltas no Gp da França de 1989. E o Piquet disputando com o Senna em Hungarring, e depois na Mc Larem e na mesma curva os eternos rivais Senna e Prost discutindo quem seria o primeiro de depois do curvão do fim da reta.

Pra ser sincero o melhor dessa etapa foram às comemorações pré-podium. Naquela hora em que os carros param no espaço reservado para os três primeiros, já deu para ver uma falta de graça da parte do asturiano, ao cumprimentar o alemão.

Mais o mais engraçado foi à chegada do Massinha. Logo que desceu do carro, seu objetivo era comemorar com Shumy, e assim partiu para dar um abraço no alemão, mais foi interceptado pelo Ross Braw que estava ao lado do alemão. Naquela de dar um pulo no alemão, o Ross interviu pensando que o abraço seria para ele, mas o Shumy percebeu a situação e logo pegou o pequeno Massinha pelos ombros e o levantou juntamente Ross. Foi bem engraçado ver o dois grandrões, brincando com o pequeno Massinha.

E no podium, Houve cenas mais engraçadas e muito mais emocionantes. Só para relembrar o alemão sentiu tanta falta do podium na temporada passada, que o segundo lugar no Barheim na primeira etapa desta temporada ele tinha um grande sorriso nos lábios e um olhar de esperança. Em Imola a alegria do alemão era grande mais não tinha aquele brilho especial no nos olhos. Mas nesse de Nürburgring, sua casa e diante dos patrícios, não faltou alegria e entusiasmo ao piloto. E nas comemorações ele estava parecendo um jovenzinho, e deu muitos olhares e abraços no Massinha, que comemorou seu primeiro podium na F1. Enquanto o queixudo espanhol tinha um semblante nada amigável. Mal conseguia disfarçar seu mau humor, um mal perdedor pela aparência.

E para contrastar, uma amostra de como não ser um mal perdedor, a equipe Red Bull, de David Coulthard e Christian Klien, que até o momento só possuem um pontinho cada um, soltou uma charge após o final da corrida da Alemanha, onde nenhum dos dois terminaram a etapa. A imagem era bem engraçada. Nos encontramos em Barcelona.

Vergonhoso. Mas é veró, os Italianos, através de Ross Braw, declaram que o Massinha deverá ser o escudeiro do Alemão. E a meta é vê-lo tirando pontos de Alonso e Kimi. Em outras palavras, se em alguma corrida pela frente o baixinho estiver na frente do alemão ele terá de tirar o pé. É a velha Ferrari de sempre, a equipe existe em prol do Shumy. E Massinha vai ter que comer do mesmo pão que o Rubinho se alimentou nos últimos anos. E alguém ai, achou que poderia ser diferente?

Mais vergonhoso ainda. Robert Doornbos, piloto de teste, irá substituir Christian Klien como titular da Red Bull Racing após o GP da Espanha. Manobra possível através de um patrocinador que teria disponibilizado algo em torno de 15 milhões de euros, e assim comprar a vaga do austríaco.E eu que achava que Red Bull estava bem de grana e iria continuar investindo no potencial de bens pilotos. Klien e Vitantonio , são dois bons pilotos. Já o Speed , esta lá para agradar o velho Verme. Que não perde o mercado americano de vista.

O nosso multi-campeão esteve em Uberaba na sexta 12/05 como empresário. Mas nos fomos atrás do piloto e em papinho descontraído, ele disse para mim que o problema da etapa passada era de ordem elétrica e que isso não se repetirá. E a idéia é vencer o Manssel em casa(Inglaterra) onde será disputada a próxima etapa, em agosto dia oito. Quando o assunto é corrida ele parece rejuvelhuecer. Foi legal e amigável o campeão.

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.