Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


28/05/2006 - Domingo
PADDOCK
 
No domingo, 21/05, mais de 280 mil pessoas foram ver o atual campeão mundial e vencedor do ultimo Gp da Espanha: Fernando Alonso se apresentar nas ruas de Sevilha, com RS 25 o carro de F1 da Renault do ano passado. Era um evento promovido pela montadora francesa, mas Alonso se mostrava muito afável e atento a todos pedidos dos fãs, autógrafos, fotos, abraços e tudo mais e incrivelmente não brigou com nenhum representante da imprensa local. Uma atitude anormal dele em seu berço.


Mas na cabeça do piloto asturiano, muitas coisas não vão bem. Pois no final deste ano ela sabe que vai deixar o melhor carro da F1 atual e pegar o que aparentemente esta se tornado o pior dos carros de equipes de ponta da categoria. Ao sair da Renault e entrar na Mc Larem. Não é possível que eu errei tanto, deve estar pensando. Quando ele assinou com os ingleses, ano passado, o defeito do carro era apenas algumas quebras do motor alemão. Agora o motor não quebra tanto mais também não é o melhor em rendimento. E o pior é que agora o carro também não consegue uma evolução, em relação aos concorrentes durante o desenrolar da temporada. Mas na época, da assinatura do contrato, a equipe tinha Andrew Newey no quadro de funcionários.


E agora para acabar de fundir a cabeça do espanhol a equipe Renault renovou com o Verme Eclestonne assinando que vai continuar na F1 até 2011. Pela lógica, a saída de Alonso da Renault era a incerteza, de que, os franceses continuariam no circo.


Não tem muita lógica o que estou pensando no momento, mas poderemos ter uma reedição do Butongate. A Renault não têm no mercado um piloto a altura do Alonso. Pois a melhor opção assinou com os italianos(Kimi). Eles têm o eficiente Kovalaein, mais ele não tem experiência de pista na F1. E assim ele precisaria de no mínimo um ano de experiência na F1. O Alonso fez uma temporada de F1 na Minardi, depois ficou um ano como pilotos de testes da Renault e depois foi efetivado como piloto da equipe. Andou em 2003 e 2004 como piloto da equipe, e assim depois de três temporadas, na quarta conseguiu o seu campeonato.


O Kovalaien é um ótimo piloto, ótimo mesmo. Mas na F 1 atual não tem mais aqueles gênios, que assentam no carro e já vai derretendo os tempos. Para vencer hoje o cara depende de muitos fatores fora um bom braço. Mas vencer um campeonato no primeiro ano, sempre foi dificílimo. Acredito muito no Kovalain, e aposto todas minhas fixas nele. Mais também acho que ele precisa de um pouco mais de Kilometragem, ao volante de um F 1.


E assim resta ao Alonso e a Renault, repetirem a farsa cometida por Buton/Williams/Honda. Rola uma senhora grana para cada um dos lados interessados. E assim todos saem satisfeitos. Mas o Ron Dennis não é como o avarento do velho Frankie. E se acontecer à grana vai ser muito alta. E não vai depender só de dinheiro. Deve rolar mais coisas na parte da técnica. E ainda entra os interesses dos malões, Verme e Mosley, que na verdade resume-se nos interesses do Verme Eclestone. Quem viver verá!


O dia 28 de maio é há alguns anos a data escolhida tanto pela FIA e pela IRL, como data em que se realiza a prova mais importante da cada uma das categorias. Mônaco para a F 1 é o GP mais famoso, tradicional e também o mais charmoso. E as 500 Milhas de Indianápolis, representam o mesmo para os Norte Americanos. A Diferença é que as 500 Milhas existem desde 1911, e chega a colocar mais 400.000 assistentes nas suas dependências e tem muito valor para os irmãos do norte. Mônaco para a F1, existe desde 1950, para a F1, pois o traçado data desde o inicio do século, mas com outras diversificações de traçado. Essas duas provas, mais às 24 Horas de Lê Mans, formam a tríplice coroa do automobilismo mundial. Quem vencer as três se torna um mito, um piloto que sabe ser versátil e vencedor em carros e corridas de estilos bem diferentes. E o Sir Graham Hill, foi o único a conseguir realizar o feito.


Nessa 500 milhas de 2006 temos seis pilotos brasileiros, disputando aquele chequinho de Us$1 milhão. E se classificaram pela ordem Helinho, o 2º no grid, seguido de Kanaan o 5, seguidos de Meira o 6º, Giaffone, Daré e o estreante Thiago Medeiros na ultima fila.


O pole em Mônaco, quase sempre é o vencedor. E o pole deste ano foi o Alemão. E salvo alguma zebra deverá ser o vencedor. Já o Massinha ocupou a ultima posição do Grid, deverá ter uma corrida horrível pela frente. Rubinho larga em sétimo e conta com as quebras dos adversários para chegar ao primeiro podium com o Honda.


Circuito de Mônaco - Portaria do Indianápolis Speed Way


Programa de Domingo:

Super Bike- Etapa de Silverstone- SporTv as 07:00hs e 11:30 hs.

F 1 – GP de Mônaco – Globo e Jovem Pan as 09:00hs.

IRL – 500 Milhas de Indianápolis – Rede Band as 13:30 hs.

Nascar – Coca Cola 600 – Canal Speed


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.