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COLUNA: BALEIA
Baleia


09/12/2006 - Sábado
VOLTAR É MAIS DIFÍCIL
 
O Kart foi o centro das atenções do final de semana passado. Foi realizada a 10ª edição da prova de 500 minhas da Granja Viana. E na Alemanha, mais exatamente em Karpen, cidade natal do Michael Shumacher, e numa pista de sua propriedade, foram disputas uma corrida de 24 horas.


Tanto lá como aqui, as grandes estrelas não foram ao topo do podium. Nas 500 Milhas da Granja, de nada adiantou os nomes famosos da F 1, IRL, GP2, como Massinha, Rubinho, Kanaan, Felipe Giaffone, Luciano Burti, Nelsinho Piquet e muitas outras estrelas. Pois os vencedores foram os gaúchos, Otávio Bonder, Antonio Francesco Ventre, José Eduardo Ventre, Bruno Pacetti e Lucas Rodrigues, em 644 voltas com mais de 10h e meia de corrida.


Essa molecada impôs um ritmo que ninguém conseguiu acompanhar. E assim abriu uma boa vantagem e tivera problemas conseguiram administrá-lo antes de perderem a vantagem que construíram durante a disputa. Essa equipe foi dirigida por Marcelo Ventre, ex-piloto e velho conhecido do meio.


A equipe do massinha que foi pole perdeu a liderança logo na primeira curva para não dizer na largada. Mas desde logo foi avisando que não tinham motor para disputar a ponta. Já a equipe do Rubinho, que chegou em segundo, reclamou do mesmo mal. Burti e sua turma terminaram em terceiro, mais estavam em segundo até dez voltas do final, quando tiveram um probleminha.


E nas 24 Horas do alemão, ele largou em sétimo e terminou em décimo segundo, já demonstrando não estar em grande forma. Mas de dizia ser o campeão na turma dos mais felizes. Ser dono da pista e chegar em décimo segundo e estar feliz, só deve ser pelo fato de correr sem que dar satisfações a ninguém. Pois na sua cabeça ele não tem mais nada a que demonstrar para os outros. E quando corre é por prazer.


Um fato que nunca foi bem explicado na F1, foi à aposentadoria meio que precoce do Finlandês Mikka Hakkenein. Ao abandonar as pistas em 2001. Para seu lugar foi contratado outro piloto da mesma nacionalidade, Kimi Haikonein. Que fazia a sua primeira temporada naquele ano. Deixando o passado de lado. Agora que o alemão resolveu dependurar as luvas, Haikkenein que estava andando no DTM (Categoria de turismo alemã), pela Mercedes. Surge do nada para fazer um teste na Mc Larem. Mais depois de cinco anos longe de um monoposto da F1, não conseguiu mostrar nada daquele piloto que foi companheiro de Senna ao assumir o lugar do Michell Andretti. E que dava pau no alemão já na F 3. Era um relógio suíço, sua tocada. Nesse teste, ele fez o pior tempo do dia e ficou mais de três segundos atrás do primeiro no treino.


Depois do teste a Mc larem divulgou que o finlandês será conselheiro esportivo de Alonso e ainda dar opiniões no desenvolvimento do carro 2007. Deve ser mais uma tacada de marketing do Dennis. Pois não tem muita lógica um piloto afastado por cinco anos da categoria influenciar no desenvolvimento de um carro que ele não conhece mais. Desde sua saída tudo mudou na F 1. Motores, aerodinâmica, eletrônica e ele não acompanhou essas mudanças.


Por outro lado o Ron Dennis diz que quem não acredita no investimento da equipe em Lowes Hamilton poderá ficar decepcionado. Pois ele acredita e muito no Inglesinho. Só esqueceu de dizer que o investimento foi pífio em relação com qualquer outro piloto de nível. O normal seria a equipe pagar uma vaga para o inglês numa equipe pequena para assim ele adquirir horas de vôo. Aprender as pistas, saber planejar uma corrida e outras coisinhas mais.


Essa atitude de confirmar o Hamilton como piloto principal em 2007, deixou claramente o De La Rosa muito chateado. E o mesmo andou dizendo que grandes mudanças numa equipe podem dar erradas. Como foi o caso da Williams em 2004,quando Montoya e Ralf deixaram a equipe.


Assim tentado fazer o timeacreditar que sem ele a equipe pode repetir o erro da Williams. Mas comoprevemos, não tem como uma equipe inglesa do porte da Mc Larem ter doispilotos espanhóis. Isso sem falar do Marketing que é a contratação doprimeiro piloto negro na categoria. Em 2007 os holofotes estaram focados nopiloto.


Não percam a final da Stock V8, vai sair lascas por todos os lados. Cacá Bueno é tri-vice, e não passa pela cabeça dele ser tetra. O Bi- campeão Lossaco, só pensa no tri. E correndo por fora vem o Maluy, que está em casa em Interlagos e o grande azarão da turma Hoover Orsi.


1) Cacá Bueno, 250 pontos
2) Hoover Orsi, 248
3) Giuliano Losacco, 245
4) Felipe Maluhy, 245


 
 
   
 

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