Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


17/12/2006 - Domingo
O DIA DO CHORÃO
 
Demorou mais aconteceu. O filho do magdo (Galvão Bueno), finalmente
conseguiu ser campeão da Stock Car V8. Caca Bueno finalmente chegou lá.
Foram, três vices em seqüência. E se não ganhasse desta vez, talvez o
tetra de vice, poderia influir negativamente na carreira futura do piloto.


Esse foi o único ponto positivo da conquista. Pois suas ações na pista não
demonstram merecer esse titulo. Se houvesse uma comissão técnica
responsável, só pelo o que ele aprontou na prova do Rio de Janeiro, seria
suficiente para estar fora da disputa do titulo. E para não perder o
costume ele aprontou novamente em Interlagos. E sempre pra cima de seu
maior oponente ao titulo. Desta feita a vitima foi o Orsi.


A ultima prova da Stock prometia muito. Com a implantação do sistema de
play-off, onde depois de oito provas, separam-se os dez melhores para
disputar o titulo nas quatro ultimas restantes. Esse método nos proporcionou
uma final disputadíssima. Onde seis pilotos tinham chances matemáticas de
ser campeão em São Paulo. Mais que pela lógica antes da prova, somente
quatro estavam na disputa. E esses eram, pela ordem de pontos, Caca, Orsi,
Lossaco e Maluiy. Antonio Jorge Neto, companheiro de equipe do Caca, não
estava dentro desta lógica. E em Interlagos o Maluiy é sempre forte... E
demonstrou isso ao fazer a pole. Mais aparentemente ele fez um carro para a
classificação e esqueceu do acerto para a prova.


Nossa Stock é uma copia da Stock americana( Copa Nextel). Os motores que
utilizamos são feitos na terra do tio Sam. E são limitados em giros e
potencia. Isso para tornar a categoria mais barata. O sistema de play-off
também foi copiado de lá. Só que a Nextel tem mais de trinta cinco etapas.
Enquanto nos temos doze. Daí dá para sentir como nossos organizadores são
infantis. Mas apesar dos pesares a nossa Stock V8, é aclamada como a
categoria de maior sucesso do pais. Isso se você assistir somente a Rede
do Plim - Plim. Mas ao analisarmos os dados completos vemos que a F. Truck
é a maior, em sucesso de publico e marketing no pais. Se bem que a prova
final da V8 segundo a Globo teve 60 mil assistentes. Mais a organização
diz que foram 42 mil assistentes. Mais a Truck não é transmitida pela
Globo.


Voltando a corrida. Ela foi demais ate a terceira ou quarta volta. Depois
da manobra do Caca, tirando o Orsi da disputa, a prova ficou meio que
morna. O Maluiy foi perdendo posições e os outros rivais diretos ao titulo
foram ficando pelo caminho ou quebrava(Lossaco) e ou ainda rodavam. A boa
novidade era o Filipe Gama na ponta, um piloto semi-estreante e de uma
equipe pequena liderando a final. Mais como alegria de pobre dura pouco,
não demorou muito para seu carro demonstrar que equipe de orçamento
pequeno não tem vez na ponta. E também, mais uma vez o Burti deu azar,
também levou um daqueles toquinhos. Para salvar, mais uma vez o Ingo
Hoffimam, vinha de trás e almejava a ponta. E aos poucos chegava lá. Já no
quarto final da disputa ele tentou ultrapassar no final da reta principal
e foi fechado, bateu no muro e no carro do oponente. Mas conseguiu
contornar o "S" do Senna na frente. E assim conquistou a sua 100ª vitória
na carreira. E merece parabéns de todos.


O que não dá para entender! O piloto que fechou o Ingo, no final da reta
principal foi punido na volta em que cometeu o entrevero. Já no caso do
Caca com o Orsi, os sete comissários desta prova, (normalmente são três)
demoraram quase a prova inteira para penalizar o piloto. E só o fizeram
quando não tinha mais como atrapalhar a conquista do chorão. Mesmo vencendo
tinha o que reclamar. Reclamar do que?


Caca finalmente foi campeão. Isso ninguém vai tirar dele. Mas como pode um
piloto ser campeão tirando seus adversários da disputa como ele faz. Ele
simplesmente coloca-se quase ao lado de seu opositor e entra num espaço de
um metro quando seu carro mede 2 metros de largura, ai bota uma roda na
grama, dá aquele toquinho na lateral traseira do oponente e este começa a
rodar e ai ele vem e dá na porta do outro e assim tira do caminho quem esta
na luta do titulo. Foi assim no Rio, com o Lossaco e a coisa se repetiu na
final com o Orsi.


Como Caca é filho do Magdo e este tem uma certa força dentro da Globo.
Após tirar o seu maior oponente naquele momento os comissários tremeram na
base. Pois contrariar a turma do Plim-Plim era tudo que eles não queriam.
Se esse tipo de coisa acontece numa categoria dita de primeira. Imagine
como são as coisas nas categorias inferiores. Isto é Brasil. Pois tem
situações bem piores. Onde o dinheiro e a influencia falam mais alto que o
esporte. Só que a equipe do Orsi vai apelar na justiça esportiva. Pois a
punição de "drive-through" deveria ser muito mais severa. Se precisar vamos
recorrer até a FIA, declarou Amir Nasr sócio de Helinho Castroneves na
equipe. Quer dizer esse resultado vai ficar sob-judice por um bom tempo.
Mais o campeão no final deve ser o chorão.


E o alemão hein? Mesmo ser correr em 2007 vai ganhar mais de 40 mi de
Dolores em contratos publicitários. E mais 6 mi como assessor de Jean Toldi
na Ferrari no ano de 2007. O bi-campeão Fernando Alonso vai ganhar somente
35 Mi e ainda vai ter que soar o macacão. Isso é o que agente sabe. Pois o
Willi Weber, empresário do alemão é mestre em esconder esses números.



Uma ótima semana a todos!
 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.