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COLUNA: BALEIA
Baleia


19/01/2007 - Sexta-Feira
CARAS NOVAS
 
A Renault achou que estava realizando um teste privado com o nosso Nelsinho
Piquet. Mas na verdade, tinha algum espião de plantão. Assim podemos conferir o
novo visual do carro 2007, do seu modelo, o RS 27, na Inglaterra. E o que era
para ser segredo, caiu na net. Toda a mídia especializada viu. Era para ser um
'shakedown' (treino de reconhecimento e implantação dos sistemas) secreto e
acabou tendo suas imagens divulgadas, não se sabe como. Tem hora que se pode
pensar que isso tudo é uma armação. Mas o novo visual mostra um azul mais
escuro e mais marcante. Assim como o amarelo também é bem mais vivo. Alguns
palpiteiros de plantão acham que essa pintura é temporária, e o visual
definitivo só deverá ser apresentado no dia 24 de janeiro. A grande novidade é
o design diferente e ousado do retrovisor, acompanhando a linha aerodinâmica da
lateral do carro. E durante essa semana essa semana o carro se mostrou
novamente, com Fisichella, em treinos não secretos.


Toyota:

Já os japoneses da Toyota, fizeram uma apresentação oficial de seu modelo
2007. Aberta a todos, O TF107 com foi batizado pela equipe, foi apresentado na sede da escuderia, que fica em Colônia, na Alemanha. O discurso foi o mesmo de várias temporadas atrás. Desde 2003 a meta é ganhar a pelo menos uma corrida. "Nosso desafio é criar um novo capítulo nas atividades da Toyota no automobilismo. Ainda é cedo para falar em campeonato. A meta em 2007 é conquistar nossa 1ª vitória". Declarou John Howett, chefe de equipe da Toyota. Extra-oficialmente a Toyota tem o maior orçamento da F1 atual. Oficialmente foi a pior entre as grandes e ficou atrás até da BMW novata, que conta com um orçamento bem mais enxuto. No modelo 2007, a maior parte dos trabalhos foi feita no seto aerodinâmico!


Ferrari

Os italianos apresentaram o seu novo modelo no domingo, dia 14, sob um esquema de segurança nunca antes visto. Todas as fotos do novo modelo foram divulgadas pelo departamento de imprensa da equipe. Fotógrafos e cinegrafistas foram proibidos de entrar. As fotos divulgadas foram aquelas que a equipe achava que não mostraria nada aos inimigos. No visual, a maior mudança é a nova pintura, pois o carro voltou a ser totalmente vermelho, sem aquelas partes brancas.
Ficou mais atraente. Também voltarão a denominar o modelo como antes. Este será chamado de F 2007. Como era antes do F 248 F1 de 2006, F 2004 F 2005, para ser mais recente.


Já na parte técnica, o design foi revisado para acomodar a nova suspensão dianteira, que a equipe vermelha insiste em apontar como a maior inovação conceitual do novo equipamento. Principalmente em termos de aerodinâmica. As formas das laterais e suas aberturas também foram modificadas, baseadas nas alterações que se fizeram necessárias para os sistemas de resfriamento (radiadores), onde foram inseridas saídas para eles na parte superior do cockpit. A entrada de ar do motor também é algo totalmente diferente. À distância entre eixos do F2007 é maior que do 248 F1. A traseira do carro é mais estreita, graças à forma mais trabalhada da caixa de câmbio, montada longitudinalmente em fibra carbono. Destaca-se um novo sistema rápido de troca de marchas. Resumindo, o carro é lindo. Só falta por na pista e desenvolvê-lo da melhor maneira possível. Mas é bom lembrar, um bom carro já nasce bom e o ruim também. Tudo se resume ao projeto, se nascer ruim tchau, se nascer bom, Champanhe. Só para lembrar, a Toyota refez seu modelo 2006 bem antes da metade da temporada 2006. mas Ferrari é Ferrari, tem tradição e a maior torcida do mundo, inclusive da Fia.


Mc Larem

A equipe Mc Larem fez em Valencia, no dia 15, o lançamento de seu modelo 2007, MP - 4 - 22. Com uma apresentação nas ruas no dia seguinte. Fato inédito no mundo da F1. Na aparência em si, a maior mudança é o desenho mais radical das tomadas de ar dos radiadores nas laterais, que já era radical. E alguns apêndices aerodinâmicos a mais nas laterais. Os chifrinhos e o prata cromado continuam como no modelo 2006. Os aerofólios dianteiros e o bico superfino continuam os mesmos. Já o patrocinador dos aerofólios e laterais, não. Como havíamos anunciado no começo do ano passado, esses espaços são do antigo patrocinador da Ferrari, a Vodafone (uma companhia inglesa de telefonia), e eram ocupados pela Cia Aérea Emyrates Árabes. Como não podia deixar de ser, se apontam favoritos para 2007. Se considerarmos a dupla de pilotos, tudo bem. Mas o pacote técnico precisa avançar muito em relação a 2006. Espero que os petro-dolares do Bahein sejam suficientes para esta arrancada tecnológica. Se você não sabia, 30% da equipe será adquirida por uma cia Barenita. Congratulações a essa aliança! Espero que o time volte a ser competitivo como antes.


A dona BMW também lançou seu modelo 2007. Foi na terça feira, 19, também em Valencia, Espanha. Sem toda a pompa de Ferrari e Mc Larem, claramente numa cerimônia das mais simples, como quem não quer nada demais, e muito humilde. Com uma novidade, a cerimônia foi transmitida ao vivo na net. No visual, o caro perdeu os chifrinhos que copiaram da Mc Larem no meio do ano passado. O bico ficou mais para os carros de Maranelo, bem mais largo. Mais a novidade que chama a atenção está nas laterais, que ganharam um penduricalho aerodinâmico comprido, que mais parece um braço. O carro será denominado de F1 07 e, segundo Mario Theissen, o carrasco de Pizzonia e chefe da equipe BMW, a intenção é continuar a incomodar as grandes de vez em quando, e ter força própria para conquistar alguns pódios. Intenções até que modestas, pois foram melhor que a Toyota, que possui um orçamento bem maior.


O lançamento mais esperado do ano fica para a semana que vem, dia 26. É a data do lançamento do novo carro da Red Bull. É a obra do mago dos projetistas, Adrian Newey, da F1 atual, que tenta minimizar as expectativas do seu primeiro carro na Red Bull. "Infelizmente acho que as expectativas parecem estar altas demais, o que é uma pena" - disse ele. E completou: "Ainda somos uma equipe jovem e isso significa que alguns de nossos recursos e infra-estruturas não são tão bons quanto de algumas equipes mais estabelecidas". Newey trocou a poderosa McLaren pela simpática Red Bull no ano passado. Claramente essa troca encheu os bolsos do projetista. E o RB3, com motor Renault, será sua primeira cria na equipe. Como ele trabalha com menos recursos, não quer criar uma expectativa das melhores. Se o projeto não for uma obra prima ele já deu uma deixa do porquê.


Uma ótima semana a todos!
 
 
   
 

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