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COLUNA: BALEIA
Baleia


01/03/2007 - Quinta-Feira
MAIS UMA ATRAPALHADA
 
Parece brincadeira para quem não conhece a dupla Verme Eclestone/Max Mosley. Oficialmente Mosley é o manda chuva da FIA, mas ele é simplesmente a sombra do velho Verme. Acostumados a mandar e desmandar na F 1, desta vez aprontaram feio no WRC (Mundial de Rali). Esse é um termo de momento, pois eles sempre aprontam em todas as categorias, até nas de duas rodas. O que fizeram agora foi com relação aos fornecedores de pneus para o WRC de 2008, seguindo a mesma regra de um fornecedor único de pneus, como fizeram na F1. Usando a boa desculpa de diminuir custos. A dupla fez um bom acordo por fora com esse único fornecedor, e ganhou um bom dinheiro.

Só que neste caso do WRC, ficou muito evidente, pois credenciaram um fornecedor que nem está disputando o mundial deste ano. Foi pecaminoso. E mais uma vez, deixaram a Michelin de fora. Para quem entende de pneus, os franceses estão sempre um passo à frente. E não é só no mundo das competições. Pergunte a um camioneiro que você conheça qual é o pneu mais resistente e durável do mercado. Se não se der por satisfeito, pergunte a um viajante. Termo pouco usado nos dias de hoje, mas a resposta será a mesma: Michelim.

No mundo das competições é a mesma coisa. A Bridgestone, só ganhou dos franceses por que se tornou a maior aliada dos vermelhos. Mas perdeu os dois últimos mundiais de F1. Como na F1, os Michelim foram mal naquela fatídica etapa de Indianápolis de 2005 e não ofereceram dinheiro aos malas, eles (franceses) se tornaram persona não grata, para os malas. E a Michelim claramente botou a boca no trombone. Pois mais uma vez foi deixada de lado por não oferecer vantagens a dupla. O diretor de competição da empresa francesa em Rali, Frederic Henry-Biabaud, disparou farpas contra a decisão da federação, dizendo que a escolha da rival italiana (Pirelli) se deu por razões "não relacionadas com o esporte".

A Michelim compete com a marca BF Goodrich, no WRC. E todos os participantes do mundial reconheceram que os BF eram os melhores, tanto que em 2007 todas as equipes estão calçadas com a borracha da BF(Michelim). A Michelim gastou uma grande quantia em dinheiro nos últimos anos para ter a liderança. Só que gastaram no desenvolvimento do equipamento, e não em propina como fizeram os italianos da Pirelli. Mais uma ação vergonhosa para o dossiê da dupla.

A Honda saiu na frente, não sei se foi mais por marketing ou se os japas estão mesmos a fim de alertar o mundo para um futuro mais quente e problemático. A verdade é que a dona Honda saiu na frente. E logicamente achou parceiros de peso no mundo. Todos se dizem preocupados com o aquecimento global. Mas ninguém tomou uma atitude que pode levar a uma solução. A não ser um certo milionário inglês que prometeu um bom prêmio para quem achar uma saída para a crise. Entretanto, os governantes das grandes nações poluidoras estão de braços cruzados. Quando muito, vão a um congresso e gastam muitas palavras. Mas ações que podem dar resultado, nada!

E com essa iniciativa a Honda amealhou alguns parceiros imediatos e de peso, como: Universal Music, Gatorade, IBM, Fila. Gigantes mundiais em seus setores. E para completar, Nick Fry, chefe da equipe, emendou: "A mudança do clima é provavelmente o maior problema que nosso planeta está enfrentando e a F1 não está alheia a isso. Acreditamos que a F1, com sua enorme visibilidade global, pode ter um papel importante". Pelo que conheço do Fry, é muito estranho ele largar seu jeitão frio do dia para noite. Sua maior preocupação sempre foi ser um Briatore ou ainda, um Ron Dennis. Ou seja, ele vive e respira F 1. De repente passou a se preocupar com a ecologia. A lógica indica que ele só esta cumprindo ordens.

Nos testes do Bharein quem vem ditando o ritmo é o Massa com a Ferrari. Mas o que mais me chama a atenção é a atitude da Mc Larem. Na minha opinião eles estão jogando para os patrocinadores e também para a torcida. Principalmente na Espanha, e o recurso mais utilizado é o do melhor tempo do dia, que vem sendo muito usado pela McLaren. Testam de maneira séria por várias voltas, e no finalzinho dos testes param nos boxes e colocam o melhor jogo de pneus e quase sem combustível, realiza duas ou três voltas voadoras, para obter a melhor marca, garantindo as manchetes esportivas.

Claramente, não é só a Mc Larem que utiliza esta manobra. Mas eles estão se tornando mestres no quesito nesta pré temporada. Usaram essa tática várias vezes. A Red Bull também abusou desta tática no dia em que o dono da equipe foi visitá-los num dia de testes, ainda na Espanha. Foram os melhores do dia, disparado. A Mc Larem na maioria das vezes usa Fernando Alonso como estrela. Mas foi engraçado o dia em que Hamilton foi o mais rápido na pista de Valência. Pois dois dias antes, ele desmanchou o carro num acidente. Esse melhor tempo, foi para apagar a má impressão. Pois de cara o Hamilton foi cortado dos programas de testes da equipe. Mas ai a equipe caiu na real e reprogramaram o sklipete.

A verdade só vai aparecer na Austrália. Assim sendo teremos que esperar o resultado da primeira etapa pra saber quem esta realmente blefando.

Uma ótima semana a todos!

 
 
   
 

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