Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


09/10/2007 - Terça-Feira
GP CHINA
 
Esse GP o segundo da fase final no oriente, mais uma vez foi marcante. E com um resultado surpreendente. O do Japão não teve assim um resultado tão surpreendente. Na pista, pois fora dela as coisas chegaram pegaram fogo. Tudo começou com uma gravação de um torcedor japonês, das arquibancadas. O Japinha tinha um vídeo onde mostrava ser Hamilton o grande vilão do acidente entre Webber e Vetteu, que impossibilitou o que seriam, os melhores resultados de suas carreiras. As manobras do inglesinho, atrás do saffety-car, provocaram o acidente.


E esse vídeo foi parar no You Tube. E toda poderosa FIA, logo mandou tirar do ar. Mais o pouco que ficou no ar foi copiado por muita gente. De nada adiantou a ordem marcial do Max Mosley, que na verdade é um capataz do Verme Ecclestone. O Verme chegou ao cumulo de declarar que era bom para a F1 que Hamilton fosse campeão, pois o Kimi não esboça nada de satisfação quando está no mais alto degrau do podium. E o Alonso também fica devendo em relação às emoções. Já o Hamilton possui um sorriso mais cativante. Enfim ele é mais simpático, para com o publico. E assim derrepente a Fia a Mc |Larem e o próprio Verme se declaram fãs do estreante no circo. E assim mais uma vez politicamente o regulamento não foi comprido, a favor da mais nova sensação inglesa nos esportes. Um detalhe, Ron Dennis é inglês assim como a FIA (Mosley) e também o Sir Verme Ecclestone. Só esqueceram que existe a justiça divina. E de uma maneira impensável o Hamilton foi punido. Alguns o taxaram de inexperiente, só que quem estava no comando da equipe e com o radio operando não é nada inexperiente. Não podem culpar só piloto.


Voltando ao GP da China, Hamilton disparou na ponta e foi abrindo vantagem pra cima do Kimi. Ainda nas primeiras curvas o Alonso tomou o terceiro do Massa, mas o perdeu ainda na primeira volta. Também o Ralf, se deu mal logo na segunda ou terceira curva, jogando fora a ótima posição que havia conquistado na qualificação. Liuzzi, da Toro Rosso, consegui fechar a primeira volta em sétimo. Na décima terceira volta, Hamilton tinha oito segundos de vantagem sobre o Kimi. Mas quando o Finlandês parou para reabastecer, na volta 19, a diferença caiu para 4 seg. E bom lembrar que o Kimi fez a segunda posição na classificação e o Massa à terceira. Só que o Massa tinha menos combustível que o Kimi. Massa parou na volta dezessete. Algo diferente do que vimos no decorrer da temporada. Na Turquia, Massa, mesmo mais pesado conseguiu a pole.


O primeiro a sofrer com pneus deteriados foi Massa, que perdeu a terceira posição para o Alonso. E foi logo para os boxes para trocar os pneus. Mais no momento em que a equipe o calçava com pneus, para pista seca, a chuva começava a cair.. Uma péssima tacada da equipe! O segundo dos ponteiros a ver seus pneus deterioram foi o Hamilton. Mais estupidamente ele e sua equipe insistiram a continuar na pista mesmo com pneus em frangalhos. Depois de quatro voltas andando mal e perdendo tempo o mandaram para os boxes. Mais já era tarde, por estar sem pneus ele não conseguiu realizar uma pequena curva, que dava acesso a retinha de entrada dos boxes. E pasmem; nessa pequena curva tem uma área de escape em brita. E foi nessa caixa de britas que a Mc larem ficou. Foi muito ruim para o piloto. Mais acho que ele não pode levar a culpa sozinho. Quem comandava a equipe dos boxes sabia que ele estava sem pneus e o pior. Ele não tinha nada que tentar obstruir a passagem do Kimi, pois sua briga não era com ele. Faltou alguém como o Briatore fazia com o Alonso em 2005, onde o velho capo, chamava atenção do espanhol até nas saídas de boxes, para não pisar na linha que dividia a pista da saída dos boxes. Quer dizer O Briatore deixava para o Alonso apenas a tarefa de pilotar o resto, toda logística, desde os mínimos detalhes eram monitorados pela equipe. Deste mesmo tipo de falha da equipe sofreu o Massa no Canadá, quando foi desqualificado por sai dos boxes com a luz vermelha acesa. Uma grande equipe não pode falhar em pequenos detalhes, a menos que lhe convenha como é o caso da Ferrari. Mais no caso da Mc Larem foi uma falha inexplicável, pois até o pessoal da Bridgestone havia recomendado a equipe que trocassem os pneus depois que viram a facilidade que o Finlandês abriu do Hamilton após ultrapassá-lo.


Concluindo esse foi o Gp dos resultados inesperados. Não que o Kimi era favorito a vitória. Quem poderia imaginar o Hamilton na caixa de britas numa entrada de boxe. Ou ainda um quarto lugar para o Sebastian Vettel, que já tinha mostrado serviço no Japão. E ainda o Buton conseguir uma quinta posição. O sexto lugar do Luizzi também foi uma grata surpresa, pois ele fez duas paradas e o Vettel apenas uma. Não sei como Luizzi conseguiu manter o Haidfeld atrás por tanto tempo. A Toro Rosso estava demais no molhado. Tanto no Japão quanto na China. Agora a tabela ficou mais apertado mais o favoritismo do Hamilton ainda esta em alta e a Mc Larem e boa parte do circo, torcem para ele.




Felicidades a todos!
 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.