Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


30/04/2008 - Quarta-Feira
GP DA ESPANHA
 
Essa foi mais uma corridinha difícil de ver. Numa pista que não oferece condições de ultrapassagens, a corrida praticamente foi decidida na qualificação no sábado. A Ferrari dominou novamente. Só que desta feita com o finlandês. Häikönem parecia o Massa do Bahrain. E foi o melhor na sexta e no sábado, ganhou no domingo e ainda foi o autor da volta mais rápida da corrida. Se não fosse a interversão do safetty-car por duas vezes, o domínio seria mais evidente. Esse tipo de circuito deveria ser banido do calendário, mais por questões político econômicas isso nunca acontece.

Massa fez uma ótima largada, na verdade, uma de suas melhores largadas na F 1. Heminton, também largou muito bem. Mas essa não deve ser a opinião do Kövalainen, que levou uma senhora fechada do companheiro de equipe. Heikki Kövalainen também foi a vitima do acidente mais dramático da prova. E ficou evidente o péssimo atendimento do resgate do piloto. Seu carro ficou enfiado no meio dos pneus por vários minutos, sem que o reboque viesse puxa-lo. Parece que o operador do mesmo não estava no seu posto. Há se isso fosse em Interlagos. O piloto finlandês esta bem e espera poder correr na Turquia. Mais antes deve passar por um exame, com os médicos da FIA.

Fernando Alonso correndo em casa, fez uma corrida pra torcida. E em momento algum mostrou ser brilhante, a não ser no marketing. Já Lewis Hamiltom fez as pazes com o podium. Foi bom para ele esse terceiro lugar, pois a impiedosa mídia especializada já vinha crucificando o jovem piloto. Batendo na velha tecla, essa F 1 atual, despreza os bons pilotos, não adianta ser um gênio no volante se não estiver num carro de ponta. Os exemplos estão ai: Alonso o piloto que bateu o alemão, por duas vazes e só não foi campeão ano passado devido à guerra interna da Mc Larem e o próprio Hamiltom que sem um carro a altura dos vermelhos, começa a nadar mais que o carro a ai comete erros.

Nick Haidefeld foi à nova vitima da regra estúpida de manter os boxes fechados, quando o safety car entra na pista. Diferentemente do caso do Rubinho na Austrália ele só sofreu uma punição de dez segundos. Quem esta sem combustível, tem que entrar nos boxes para reabastecer. Mas na F 1 isso é proibido. Já que o Verme e seu ex-braço direito Max Mosley, copiam quase tudo das corridas norte americanas, deveriam ter a sensatez de copia-los novamente. Pois na Inddy, quando o piloto esta ficando sem combustível e os boxes estão fechados, é permitido ao piloto entrar e reabastecer, mais não pode trocar pneus ou fazer quaisquer outras intervenções no carro naquele momento. É ou não é mais lógico. Acordem seus malas.

Do alto de sua arrogância, Ron Dennis minimiza a três vitórias seguidas da Ferrari. Segundo ele, a diferença é pequena e a sua equipe esta trabalhando para encurtar essa diferença. Os repórteres aprenderam nesse final de semana, uma maneira de tirar o chefão do serio; É só perguntar pra ele o que sua equipe esta fazendo para não ficar atrás da BMW. Já o pessoal da BMW, acha que alcançaram o nível dos ingleses, e também acham difícil chegar ao nível dos italianos nessa temporada.

O Verme Ecclestone, que há anos é aliado de Max Mosley, que inclusive, foi quem mexeu nos pauzinhos para que Mosley assumisse a presidência da FIA, em detrimento ao Jean Marie Balestre. Agora se mostra contra seu velho pupilo e braço direito no circo. Nesse final de semana passado na Catalunha, o Verme se reuniu com todos chefes de equipe para que eles assinassem um pedido para Max Mosley se retirasse da FIA. Nesse mundo do Verme não se têm amigos. Tudo por que o senhor( Mosley) apareceu num vídeo, numa orgia com conotações nazistas. Armaram pro Max, e eu nunca esperava que o Verme, um dia estivesse contra ele. Já pensou se O Max começar a falar tudo que sabe e de tudo que já participou. Seria mais sensato o Verme ficar em cima do muro.

Por ironia do destino, O vídeo do Max foi divulgado um dia após a morte do Balestre. Se o mesmo estivesse vivo esse vídeo seria a gloria para o inimigo do Senna.

O nosso tri campeão Nelson Piquet, opinou sobre o caso do Max Mosley. “O Max foi muito egoísta pois não chamou ninguém para sua festinha”.

Uma ótima semana a todos!

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.