Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


21/05/2008 - Quarta-Feira
A VOLTA DO REI
 
Valentino Rossi, também conhecido como The Douctor, voltou a vencer na Moto GP. Foi no GP da França no dia 18-o5. O piloto é um ícone nas duas rodas, aquele tipo que só aparece de vez em quando, tipo a cada dez ou quinze anos. E como todos mestres dependem não somente de suas habilidades, e pagam um preço alto, por estar no lugar errado e na hora errada, assim como nos simples mortais. Em 2006 a Yamaha não conseguiu lhe dar uma moto de ponta, e ele bem que tentou, chegou perto mais andou mais que a moto e ai o resultado não foi o esperado. Algo inesperado para a época pois Valentino vencia tudo e não importava no que estava montado. Sua primeira grande briga foi com a Honda e ele venceu no primeiro ano, 2005. Pois a Honda acreditava que sem sua moto ele não conseguiria. Mas de bobo o italiano não tinha nada elevou algumas cabeças pensante da equipe Honda para a Yamaha na época.

Em 2006 a Honda contou com a regularidade do norte americano Nick Hayden, que hoje é preterido pela própria equipe em favor de Daniel Pedrosa, pelo menos Hayden foi campeão e desde 2006 corre contra a própria equipe. Essa é uma situação inédita no mundial de motos. Em 2007 contava com uma moto bem mais competitiva, mais ficou para trás devido à ineficácia dos pneus da Michelim, Um fato bem raro pois esses franceses sempre se deram bem em qualquer tipo de competição que disputaram. Mesmo na F1 categoria da qual se afastou mais por questões políticas do que por sua competência. A Bridgestone deu a sorte de ser parceira da Ferrari na sua melhor época de todos os tempos. A grande verdade é que os franceses deram um banho de tecnologia nos japoneses. Só que na F1 os interesses comercias falam mais alto e os franceses abandonaram o barco. Mudei de assunto, não é bem assim, os franceses da Michelim dominaram por tanto tempo o mundial de motos que dormiram sobre seus louros. A Bridegestone apareceu timidamente com um piloto japonês e numa corrida com chuva conseguiu sua primeira vitória e foi no Brasil. Com Makoto Tamada.

E A Bridgestone veio adquirindo experiência e quando chegou a temporada de 2007, e aconteceram duas surpresas, a Ducati, eterna promessa italiana no mundo das duas rodas, usando os pneus Bridgestone e conduzida por um piloto Australiano, muito rápido e ate ai inconstante, que caia em quase todas etapas: Casey Stoner, juntos começaram a terminar corridas e a vence-las. E do outro lado, Valentino começou a perder corridas por ficar sem pneus do meio para o fim das corridas. E não foi uma ou duas vezes.

E nem bem terminou a temporada 2007, o italiano cometeu um ato ou ação mais do que corajosa, que pode até ser classificada de estúpida. Determinou a equipe Yamaha, que já tinha contrato com a Michelim, corresse de Bridgestone em 2008, e bateu o pé, só correria na equipe se estivesse usando a borracha japonesa. E ai foi o maior bate boca e corre corre. No fim venceu o italianinho. A equipe Yamaha convenceu os franceses. E praticamente se dividiu em duas, a turma do Valentino que usa Bridgestone e a outra equipe que usa Michelim e com a revelação da categoria o espanhol Jorge Lourenzo. Que na prova de domingo mesmo fraturado conseguiu um segundo lugar. Quase tão espetacular quanto o Valentino e que em alguns diários de segunda feira mereceu o mesmo destaque do italiano. Lorenzo realmente é um piloto que veio para marcar época.

Mais ao contrario do compatriota e seu maior rival Daniel Pedroza, Lorenso tem sangue quente. E foi esse tipo de comportamento que o fez terminar esta etapa em segundo. E espero que esse tipo de comportamento não o atrapalhe futuramente. Pois nas duas rodas temos que ser competitivos mais nunca emotivos, pois o preço a pagar é alto. E o comportamento do Pedroza mostra que ele aprendeu isso depois de duas temporadas interas na moto GP. Dany é o numero um na Honda. E por seu tipo físico, super franzino e pequeno a equipe deu uma moto feita sob medida para ele. E o Hayden que se vire. Claramente esse comportamento também refletiu os interesses dos patrocinadores da equipe, quase todos espanhóis.

Já no mundo das quatro rodas, esse final de semana tem a duas etapas mais marcantes do automobilismo de formula. Na F 1, teremos o GP de Mônaco e na Formula Inddy, as 500 milhas de Indianápolis. Nos EUA, teremos sete brasileiros, classificados para a prova, sendo Helio Castroneves o melhor no grid, em quarto e Tony Kanaan e sexto e Vitor Meira em oitavo. Do meio para o fim do Grid aparecem respectivamente, Bruno Junqueira(15º), Mario Morais 28º, Enrique Bernoldi 29º e Jaime Câmera 30º.

E em Mônaco poderemos ver se a Ferrari que diminui o entre eixos, do F 2008, para não levar outro passeio como o de 2007, vai conseguir seu intento. E Mc Larem fez o caminho ao contrario, aumentou a distancia do entre eixos. Sábado na classificação saberemos quem agiu certo, ate agora tem dado Ferrari. Mas na Austrália que é teoricamente uma pista de rua, deu Mc Larem. Vamos torcer!



Uma ótima semana a todos!
 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.