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COLUNA: BALEIA
Baleia


12/06/2008 - Quinta-Feira
CORRIDA BACANA
 
Essa foi uma etapa que tinha tudo para ser chatinha devido ao domínio que Lewis Hamilton tinha sobre seu carro e seus oponentes e acabou sendo a melhor corrida do ano, para que assiste é claro. Pois para as dominantes Ferrari e Mc Larem, o resultado foi péssimo. Mais como é ordem na vida esportiva, se foi ruim para uns foi ótimo para alguém. E esse alguém foi a BMW que nunca tinha vencido e na primeira vitória, conseguiu uma dobradinha. E de quebra a liderança no mundial dos pilotos com Robert Kubica o nome do dia, na parte vencedora, pois o coitado do Lewis Hamilton foi o nome mais citado dessa etapa, por seu erro na saída dos boxes. E a mídia esportiva não deixou por menos, o piloto foi crucificado em quase todos cantos do velho mundo. Pessoalmente acho que a função do piloto naquela hora é pilotar, isto é, manter os vários controles que dispõe sob sua ordem.

E tem uns quatro ou cinco membros da equipe na mureta dos boxes com todos dados da prova e do carro. E acho que esses manes é que deveriam orientar o piloto nessa hora, pois estão todos sentadinhos ali vivendo e vendo tudo. E não o piloto, que esta sentado num bólido de 900cv, que pesa menos de 600 kg , que tem que se preocupar com um sinal que está vermelho quando deveria, pela lógica estar verde. Já alertamos para esse problema anteriormente, e solução é bem simples. É só imitar os nortes americanos, que são especialistas no assunto. Pois a corridas deles são recheadas de intervenções de carros de segurança. E chegam ao absurdo de nove ou dez em corridas de treis horas, uma 500 milhas, por exemplo. E como na F1 uma corrida dura em media uma hora e meia á uma hora e quarenta, e nunca temos corridas com cinco intervenções do carro de segurança na F1, podemos concluir que a turma do norte sabe como conduzir esse tipo de situação. Já que imitaram tantas coisas, porque não imitar uma que é certa.

Voltando a corrida achei que esta foi a melhor etapa do ano, e esse campeonato também é um dos mais disputados dos últimos tempos. Pois têm na teoria quatro pilotos na disputa. Mais na lógica dos mecenas apenas dois: Kimi e Hamilton. E ai aparece um tal de Kubica que não jeitão de ídolo, e nem tamanho de piloto de F1, e que vagarzinho vai conquistando terreno.

Apesar de ter citado no inicio do ano que a equipe venceria este ano, não acho que eles têm um carro do nível dos vermelhos, para esta temporada. Mas a mídia especializada depois de alguns gp’s chegou a citar que as BMW estavam quase no mesmo nível das Mc larem’s. O que se mostrou um grande engano depois de Mônaco e Montreal. Os ingleses estão vivos, Se você estranhou a citação de Montreal não se esqueça que essa corrida era do Hamilton e só ele sabe como perder uma corrida assim.

Mais não devemos esquecer que esse piloto ainda vai amadurecer e um dia não vai cometer esses tipos de erros e ai ninguém via segurar-lo, serão anos de domínio se ele contar com um caro competitivo. Pois sem carro de ponta ninguém faz milagre nesse circo. Portanto não devemos crucificar o jovem inglês, como a mídia grande o fez agora, pois não vai demorar muito e eles vão estar babando por ele.

Mais uma vez a dona Ferrari pisou no tapete do Felipe Massa. É o tipo de situação que não acontece com o Kimi. E nem acontecia com o Alemão. Aquele tipo de parada de boxe, com um carro atrás do outro já aconteceu outras vezes. Na primeira vitória do Massa, para ser mais recente, o alemão foi obrigado a parar atrás do brasileiro, e a equipe trabalhou direitinho. Ta bem, você pode dizer que naquela ocasião ainda tínhamos o Ross e Told, no comando da equipe. Para falar certo só lembro de um erro da equipe com o Finlandês, aquele de Mônaco, antes da largada, ao deixarem o piloto sem pneus depois da placa de três minutos para a largada. E já vi inúmeros erros com Massa. Que eu me lembro no momento: Austrália, Canadá e aquela estranha quebra da suspensão em Monza, esses em 2007. Esse ano, Mônaco e agora no Canadá. Posso estar transparecendo ser um tanto radical.

Usando uma linha de pensamento do mal, podemos ainda dizer que em Mônaco a equipe quis tirar aquele segundo lugar do Massa em revanche ao que a equipe citou após o GP da Turquia, onde os capôs achavam que Felipe devia ter endurecido com o Hamiltom por umas dois ou três voltas, onde ai o Kimi poderia ter conseguido o segundo posto naquela etapa. E agora eles, viram que seria impossível manter o Kimi na frente do Massa na pontuação do campeonato, onde teoricamente a equipe deve dar vantagens para aquele que esta na liderança, e tentaram diminuir o prejuízo. Quanto menos pontos Massa marcar mais fácil vai ser para o finlandês descontar na fase Européia, que se reinicia agora a partir do apático GP da França, que será a próxima etapa. E onde O kimi começou sua reação no ano passado, depois de um começo de temporada fraco, para o que os italianos o haviam elegido.



Uma ótima semana a todos!

 
 
   
 

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