Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


02/09/2008 - Terça-Feira
FATOR MASSA
 
A McLaren percebeu o bom momento de Felipe Massa e, por meio de boletins, a imprensa tenta persuadir nosso piloto e a equipe italiana. O primeiro desta linhagem apareceu logo depois da vitória de Kovalainen na Hungria. Em vez de cumprimentar ou parabenizar o finlandês deles, disseram que Lewis Hamilton tinha a corrida nas mãos e se não fosse aquele pneu furado ele teria ganhado.
É puro papo para inglês ver. Lewis não tinha conseguido acompanhar Massa depois da troca de pneus. A intenção da equipe era puramente desestabilizar o brasileiro e massagear o ego de Lewis, dizendo que ele está sobrando e pilotando muito, e que o nosso piloto forçou seu equipamento para andar na frente deles e se deu mal.
Depois veio a vitória do brasileiro em Valencia. Logo após a corrida, novo boletim, este falava que Lewis Hamilton teve um final de semana péssimo em relação a sua saúde. Gripe forte, torcicolo, e que quase não competiu na etapa espanhola. Vê se pode? Disseram que chegaram a acionar seu piloto de testes, o hispânico De La Rosa. Mais uma tentava de desmerecer a grande corrida do brasileiro.
Os jornais italianos da segunda-feira, após o GP de Valencia, cobravam da equipe de Maranello a escolha de quem deveria ter toda a atenção da equipe nas etapas finais do campeonato. O brasileiro era apontado como o piloto a ser privilegiado. Nada mais justo. Então, veio mais um boletim, assinado pelo antipático do Ron Dennis. A ver que Massa tinha a mídia italiana ao seu lado, a velha raposa atacou com o seguinte disparate: -“Não pensem que Kimi Räikkönen esta fora da luta”. Dennis o qualificou como poderoso, habilidoso, e tudo o mais. Por que será que o dirigente inglês começou a falar bem de seu ex-piloto? Parece-me que mais uma vez a intenção era botar mais lenha na fogueira e atrapalhar a escolha daquele que eles mais temem.
Não é fácil para os dirigentes italianos tomar essa decisão. De um lado está o piloto finlandês, o último campeão mundial, aquele contratado para substituir o alemão, aquele que tem um salário de 40 milhões por ano. E de outro o brasileiro que, se for o campeão mundial, não trará os dividendos ou retornos que o finlandês daria. Mas a equipe não pode se dar ao luxo de perder o campeonato só para satisfazer seu cofre. Ainda mais se isto poderia ser ainda mais danoso financeiramente falando, e ainda tem o lado da imagem da escuderia. Nessa temporada, a alta cúpula da equipe já esgotou o estoque de erros que poderia cometer.

No próximo final de semana teremos a etapa de Spa, a pista que separa os homens dos meninos. É, sem sombra de dúvidas, a melhor pista do calendário. Ontem pipocaram alguns comentários de que o circuito iria sofrer alterações no seu traçado para 2009 ou 2010. Mas para alívio geral parece que era mais uma daquelas notícias plantadas por algum repórter sem assunto ou daqueles que recebem uma boa gratificação do grande mala que dirige a gestão econômica desta categoria. A pista de Spa é única e não deve cair nos erros cometidos em outras boas pistas, que foram mutiladas em nome da segurança. Com a sucessão de erros que foram as reformas dos autódromos tradicionais, Spa deve escapar dessa mania estúpida que sempre rendeu alguns milhõezinhos para o Verme Ecclestone.
Plagiando a coluna do ano passado, SPA é um nome que soa como uma mágica na cabeça de quem gosta de F 1. Na cabeça dos pilotos então... É um traçado muito peculiar e diferente de todos, eles adoram. E é um dos poucos, ao lado de Silverstone e Monza, que ainda persistem desde 1950, quando a F 1 começou; logicamente sofreu algumas mudanças, mas não mataram a pista como em Nuburgring. Spa ainda é o melhor circuito do calendário e continua lindo e desafiante.
A transmissão pela TV da etapa de 2007 nos proporcionou uma cena inesquecível: poder ver e sentir o que é descer o retão e fazer a Eou Rouge de dentro de um carro de F 1. Simplesmente demais. Não tenho palavras para descrever aquilo!
O retrospecto de Spa é totalmente favorável ao Kimi. Venceu as três últimas edições. Mas não podemos esquecer que o autor da melhor volta em 2007 foi Felipe Massa. Nosso piloto nunca se deu bem na Bélgica. No entanto, demonstrou que tem o mapa da pista ao fazer a melhor volta ano passado. E pelo que ele tem demonstrado este ano, vai brigar para fazer um resultado completo, pole, melhor volta e vitória. Assim seja. Torçam e amem.



 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Profetizando
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- Yas Marine – A despedida de 201
Veja todas as colunas deste colunista.