Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


16/09/2008 - Terça-Feira
MONZA 2008
 
Essa etapa foi bem assistivel, como diria o ex-ministro Magri. Foi uma corrida movimentada pela TV. Isso porque as câmeras focaram as disputas da turma de trás, pois se fizessem o que normalmente fazem, isto é, acompanhar os lideres, certamente seria uma péssima etapa. Pois Sebastian Vettel da nanica Toro Rosso, estava com tudo, Primeiramente conseguiu a pole, por ter um carro bem mais leve do que seus adversários, e essa pole foi crucial para se manter na ponta no inicio da etapa. Pois a largada foi realizada em movimento, com o carro madrinha comandado as voltas iniciais.

Quando foi dada a largada Vettel já tinha uma boa vantagem sobre o seu mais próximo oponente e não tinha que enfrentar aquele spray de água que o resto da turma teve de encarar. E assim, com um carro leve e sem problemas visuais, abriu uma boa vantagem para um apático Kövalaienem. A lógica mandava que o Finlandês, buscasse o alemãozinho, mais na pratica isso não ocorreu. Vettel pilotou como gente grande e esta de parabéns, pois não é todo dia que um pequeno ganha dos poderosos na F 1. Isso só acontece quando a dona chuva resolve se apresentar e assim nos presentear com belas disputas.

Esse tipo de vitória: Onde uma equipe razoável, caso da Toro Rosso nessa segunda metade do campeonato, nem sempre nos dá mostra de que o vencedor vai ser grande piloto. Jensen Button venceu sua primeira corrida nestas condições, sob chuva. E depois disso, não fez mais nada, pois esta sem um carro de ponta. Na F1 atual não adianta ser um grande piloto se não estiver montado num bom carro.

Shummy, o heptacampeão, ganhou tudo de 2000 até 2004, pois tinha o melhor carro, e no dia que não o tinha, contava com a melhor equipe trabalhando para ele, mais em 2005, o os italianos não tinham o melhor bólido da pista e o alemão não fez nada em relação ao que ele era, ate não ter um carro de ponta, O grande oponente do alemão, Fernando Alonso, este ano também esta sem um bom carro e também não consegue ser vitorioso. Mas no caso do Vettel, ele me lembra um pouco o mestre Airton, e usando um pouco de marketing, ele plagiou Senna, ao declarar a imprensa, após a pole que treinou num Kart na chuva com pneus Slick, como o velho mestre gostava de contar. Isso depois da corrida de SPA. Erra só o tempo fechar que Ayrton corria para Interlagos para treinar na chuva com Slick’s, em seus Karts, quando jovem. Será que Vettel tem todo esse potencial? Isso só o tempo nos dirá.

Na cabeça de muita gente e principalmente dos ingleses, Hamilton foi o nome da prova depois do Vettel. Pois o inglesinho partiu lá de trás e foi escalando o pelotão a sua frente. E chegou ao sétimo lugar e faria melhor se não tivesse de mudar de tática, ao parar novamente para trocar os pneus de chuva para misto. Pois ele vinha para uma única parada e quando parou, estava já no segundo lugar. Pilotou muito! Deu o sangue! Só que ele jogou sujo, e só não punido mais uma vez por que o lobby dos ingleses juntamente com a mídia deles iria fazer o maior barulho, tentariam até parar o campeonato. Mas perguntem aos pilotos, primeiramente Fisichella, depois Glock, e o espanhol que foi tocado no meio da reta de chegada e finalmente ao falso do Mark Webber. Todos esses pilotos foram prejudicados pelos excessos do piloto da Mc Larem, até parece que ele sabia que nenhum dos comissários teria coragem de aplicar uma nova punição ao piloto.

Mas quando chegou a vez de encarar o Massa, Hamilton se comportou ou o radio (Ron Dennis) deve ter segurado o ímpeto do jovem inglês que aparentemente não sabe de a hora segurar o pé direito.

Felipe Massa foi quase um figurante nesta etapa, Correu de olho no inimigo e pouco fez na prova. Foi tão cerebral que me lembrou o Emerson. Mais na qualificação, mas exatamente na Q 2, ele foi magnífico. No momento em estava fora dos dez que disputaria a Q 3, em Hamilton e Räikonem, tentavam melhorar suas marcas ele foi o único dos pilotos de ponta que conseguiu melhoram seu tempo, e assim conseguiu um décimo lugar, que era o que precisava para entra na Q 3. Massa esta se mostrando um piloto que faz o que é preciso fazer, não esta indo alem do impossível não arrisca o desnecessário, joga com as cartas que tem e mira o campeonato. Estranhamente a dona sorte tem ficado ao seu lado, fato que nem sempre ocorreu ate recentemente.

Uma ótima semana a todos!

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.