Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


23/09/2008 - Terça-Feira
EMOÇÕES NA F1
 
Nessa temporada de 2008 vivemos bons momentos, belas disputas e um equilíbrio pouco visto na reta final, do certame. E é a Ferrari que devemos isso. Pois se não fosse seus inúmeros erros, nesta temporada a tabela de pontos seria outra. Principalmente na primeira metade do campeonato. Depois da Inglaterra muitos pensaram que a Mc Larem tinha encontrado o caminho das pedras. Mas é só ter uma etapa onde o sol aparece que os carros vermelhos mostram que ainda são superiores, (Hungria e Valencia).

Sendo assim podemos concluir que os carros vermelhos não se dão bem em pistas molhadas ou com a temperatura baixa. O que é fácil para todos, terem melhor performance em baixas temperaturas, é difícil para eles. E o que quase impossível para todos é fácil para a Ferrari, isto é, tem melhor desempenho no calor. Como as quatro etapas restantes podem sofrer com as intempéries do clima, os italianos correrão atrás do problema e já nos testes da semana passada, Massa declarou ter achado o caminho certo. Bem na hora!

2008, assim como na temporada passada, os assuntos extra pista marcaram presença. O vilão da vez foi o presidente da FIA, Sir Max Mosley. Mosley sofreu com um vídeo espalhado pelo mundo, onde aparecia numa festinha particular com algumas garotas, onde a pouca roupa que usavam tinham o símbolo nazista. O vídeo foi espalhado por um jornal inglês, mais a verdade é que Max tem alguns inimigos ingleses, entre eles o ex-piloto Martin Brundle, que hoje é comentarista esportivo.

Max esteve perto de perder o cargo, muito perto. E o mais estranho é que antigo aliado e mentor, Verme Ecclestone, também se mostrou a favor da saída de Max da FIA. Ate onde é verdade que Verme queria mesmo ver o antigo amigo fora da entidade máxima do automobilismo nunca saberemos. Nunca sabemos quando ele esta sendo sincero ou apenas esta fazendo cena. O Verme também poderia estar tramando, para ter mais poder com a saída do ex-amigo. No momento quase ninguém fala mais da saída do Mosley. E pensar que no auge do escândalo, ele foi proibido de aparecer no Bahrein.

Mais por trás das cortinas algo vêm sendo tramado. Os fabricantes se reuniram e fundaram uma entidade ou associação para cuidar de seus interesses frente ao Verme Ecclestone. Os interesses poderiam ser mais bem traduzidos como, Melhor remuneração dos direitos de TV. Ou seja, os fabricantes querem dividir o bolo em fatias iguais. Estão certos, mais enquanto o Verme estiver vivo acho quase impossível. Mas não podemos esquecer que o presidente da entidade recém formada é nada menos que Luca De Montezemolo, o grande “capo” italiano que comanda a Ferrari. Vai ser uma briga de gente grande, Verme x Montezemolo.

A grande noticia do inicio da semana foi exatamente o resultado da apelação da Mc larem, sobre a polemica de SPA. De nada adiantou a forte pressão da mídia Britânica, o abaixo assinado e o bate boca com o advogado da Ferrari. Os cartolas confirmaram a punição de Hamilton, sendo assim a vitoria continua nas mãos de Massa. E a diferença continua a ser de apenas um ponto entre Hamilton e Massa. Agora o brasileiro só tem que se preocupar com seu carro e a adaptação ao novo circuito e a inédita situação, da prova ser noturna. Por falar em noturna, tem gente do paddock dizendo que por ser à noite; Kimi Räikkönen deve levar vantagem sobre os outros pilotos, devido ao seu alto conhecimento da noite. Adrian Newey, o grande projetista é o autor da piadinha.

O GP de Cingapura será as 09h00min da manhã de domingo, veja pela TV e ouça pela radio Sete Colinas (Joven-Pam). Também na manhã de domingo tem o mundial de motos, no canal Speed na Sky ou Net.



Um ótimo resto de semana a todos!

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.