Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


12/11/2008 - Quarta-Feira
RESSACA NA F1
 
Depois da final histórica de Interlagos, os dois principais personagens viveram situações estranhas. Como não poderíamos deixar de achar estranho à equipe Mc larem elogiou o nosso Massa. Alguém mais despercebido diria que apenas estavam jogando confetes depois de da eleição da rainha do baile. Mais a mensagem que fica é a de que os ingleses apesar do susto da final, realmente declinaram ao brasileiro a sua boa performance. E lá no fundinho sabem da verdade e por isso, e deram grande valor a temporada do brasileiro.

Do outro lado Lewis Hamilton vem vivendo dias de estrela. Seus produtos na internet triplicaram as vendas. A festa nas de da Mc larem foi algo que meio cinematográfico. E Lewis aparece em quase tudo que é evento na Inglaterra. E muito bem acompanhado por sinal. Pois sua companhia é quase tão cintilante quanto ele. O pequeno erro da menina foi estar na final do campeonato vestida num belo vestido vermelho, que para os aficionados da F1, mais parecia que ela estava torcendo pelos italianos. Para a imprensa inglesa, havidos por um ídolo, Lewis é o cara. E não por menos, pois o ultimo campeão deles foi Damon Hill em 1996 e o ultimo titilo da Mc larem foi em 1999.

E do lado italiano o chefe da equipe, agora de cabeça fria declarou que vai analisar os erros da equipe na temporada 2008. Contrariando as declarações dadas, depois da etapa decisiva. Quando disse que não ia olhar para trás para ver os erros do passado e que o campeonato de construtores estava de bom tamanho. E depois ainda disse que esperava que em 2009 o Kimi voltasse a ser o que era. Quer dizer no calor do momento, ele simplesmente iguinorou a campanha de Massa em 2008. Agora na festa da equipe no velho continente suas palavras foram para o lado politicamente correto, isso depois do grande capo da equipe (Montezemolo) elogiar a campanha do Massa. E prometeu fazer uma analise dos erros cometidos pela equipe nesta temporada, e logicamente tentar evitá-los no futuro.

E para completar pediu desculpas ao brasileiro, mais depois disse que todos nos cometemos muitos erros. Novamente dando uma cutucadinha no brasileiro. Realmente todos erram, mais uma equipe que tinha o melhor carro na maioria das etapas não poderia se dar ao luxo de errar tanto. Aquela falha de reabastecimento no Canadá foi imperdoável para um time de ponta. Depois a falha em Mônaco. E a derradeira e que até o Verme Ecclestone alertou que seria a derrota dos Italianos, a mangueira de Singapura. Isso sem falar nas quebras mecânicas. O Verme disse isso depois que Montezemolo estava desafiando o poder do mala com a nova presidência assumida na também nova associação que reúne as grandes equipes do circo.

E assim vai passando filminho da F1 no nosso dia a dia. Até parece que muitas situações são arrumadas. Montezemolo declarou que quebrou sua TV, na qual assistia a etapa final da F1, e depois de tudo disse que milagres acontecem, Mais nunca duas vezes, como aconteceu ano passado, quando Kimi chegou a Interlagos como azarão e saiu como campeão. Naquela ocasião tanto Mosley quanto o Verme disseram que se um piloto da Mc larem fosse campeão não seriam justo, pois a equipe pela qual corriam havia desrespeitado o regulamento. Pois esse campeão mancharia a imagem da categoria. E no final deu o resultado que parecia o mais sem lógica. A vontade dos malas prevaleceu e os ingleses apesar de compatriotas pagaram o preço pelo erro. Coisas do velho Verme. E o pior ninguém gosta de comentar. Quanto mais acusar.

Na verdade a F1 devia esse titulo ao Hamilton. E se o mesmo não o fizesse em 2008 certamente seria uma pessoa marcada. Mais para os cofres da organização é muito melhor ou mais rentável ter um piloto do velho mundo como campeão que um ser do terceiro mundo, ou melhor dizendo, da América Latina. Por falar em latinos, uma revista do ramo disse que Montoya foi convidado a testar o carro da Toro Rosso e o mesmo deu sonoro não. Disse não querer reviver o mundo falso do paddock da F1.

Domingo passado teve a penúltima etapa da F-Truck, foi uma etapa com boas disputas e me parece que o Geraldo Piquet, aprendeu como dominar seu Mercedes e venceu de maneira dominante. Impôs seu ritmo e ninguém conseguiu chegar nele. Também no domingo, na Nascar outra vitoria do Jimmie Johnson, que praticamente colocou a mão na taça. Certamente sairá tri campeão, o único da era dos Playoffs, no próximo domingo na ultima etapa em Homesteade.



Um ótimo restante de semana!
 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.