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COLUNA: BALEIA
Baleia


20/11/2008 - Quinta-Feira
VESTIBULAR
 
Neste final de semana passado, na ultima etapa, das 36 desse campeonato, a Nascar, corou seu campeão. Na verdade o tri campeão da categoria. O nome do campeão é Jimmie Johnson. O piloto é o único tri-campeão, que venceu campeonatos em seqüencia na categoria. Na primeira fase do campeonato, que são vinte seis provas, Johnson apenas correu para pontuar. Nesta fase a sensação foi o jovem Kyle Busch, que bateu o recorde de vitórias, oito, antes do Play Off . Quem acompanhou esta fase achava que Jimmie Johnson estava fora da briga. Mas foi só começar as dez ultimas etapas, o CHASE, como chamam os norte americanos, que apareceu um novo Jimmie Jonhson, quer dizer o velho, e ao mesmo tempo a estrela do Kyle apagou. No Chase o furacão Kyle não conseguiu nada e quem disputou o titulo com Johnson até final foi Carl Edwards.

Se Jimmie Jonhson foi o campeão dos pilotos, não foi o campeão em ganhos financeiros ate a final. O piloto que mais ganhou dólares foi o vice Carl Edwards com módicos Us$8.201.725,00. Sendo que o campeão conseguiu apenas Us$7.381.786,00, apenas! Aparentemente a explicação veria do numero de vitórias, pois Edwards venceu nove das trinta e seis e Jonhson sete. E furacão da primeira fase, Kyle com suas oito vitorias na primeira fase, faturou US$6.589.695,00. Mais o critério de bonificação não é bem assim, pois o décimo quarto colocado Kasey Kahne, que venceu apenas duas vezes, recebeu US$7.246.359,00. Um piloto neste campeonato, é premiado de diversas formas, melhor volta, numero de voltas na liderança, pole e se brincar ate por respirar mais rápido.É um mundo totalmente diferente do qual estamos acostumados no cirquinho do Verme.

E por falar no cirquinho, esta semana os holofotes estão mirados nos treinos realizados na Espanha, onde a maior estrela é o sobrinho do Senna, Bruno Senna. O sobrinho carrega na bagagem além do sobre nome ilustre, uma malinha com US$15.000.000,00. Esse é um grande argumento em equipes menores, o que não era o caso da Honda, pelo menos até hoje. Bruno Senna divide o vestibular na Espanha com Lucas di Grassi, que não carrega nenhuma malinha na bagagem, apenas o currículo. Certamente não será ele o piloto escolhido. Mais que bem estranho a Honda aceitar vender um lugar na equipe, é ou não é.

E por falar em assuntos estranhos, Jenson Button, se tornou o maior torcedor do Barrichello para que ele continue na equipe. E motivo não é nada de sentimento de amizade ou companheirismo. Trata-se única e exclusivamente do inglês querer ter ao seu lado ano que vem, alguém com experiência para desenvolver o novo carro de 2009 e não um jovem piloto sem experiência no assunto. Realmente seria muito mais confortável para inglês ter Rubens como companheiro que qualquer outro piloto dos que estão em atividade. Ele conhece a estrutura da equipe e sabe como poucos desenvolver um carro de F 1.

O paddock da F 1 é um mundo a parte. Como entender que o piloto que mais fez pontos nesta temporada perder sua vaga para o piloto que fez menos pontos. Como é o caso do Button com Barrichello. Button conseguiu 3 pontos e Barriquello 11, em 2008.. E quem tem emprego garantido é o Inglês. Por outro lado nunca vi o Button falando mal de seu carro de 2008, já o Rubinho, do meio do ano para cá, não tem perdido uma oportunidade. Na temporada de 2007, Rubinho não conseguiu pontuar e teve seu contrato renovado até 2008. Se a equipe abre mão de um piloto que sabe acertar um modelo novo, em detrimento a outro sem experiência só pode ser por estar com poucos recursos para a temporada de 2009. Nunca esperava isso no time dos japoneses, que sempre teve as torneiras bem abertas na questão financeira. Se fosse na Toro Rosso ou na Force Índia seria tudo normal.

Por falar em Toro Rosso, a equipe também vem realizando um vestibular com novos pilotos na Espanha. Os pretendentes dessa fase são Sebastien Buemi e Takuma Sato, aquele velho e bom japonês que sempre mostrou muita garra. E Nesses treinos tem sido o mais rápido, até o momento. Andando na frente até carros como Mc Larem, que esta presente com seus pilotos de testes. Por outro lado, nunca se assuste, se neste tipo de treinos, você ver uma Toro Rosso ou uma Force Índia andando na frente dos tradicionais carros de ponta, pois é até normal. Essas equipes menores fazem tempos extraordinários, normalmente com carros fora do regulamento. Só para aparecer bem na foto. Depois do acorde entre Force Índia e Mc Larem, no qual a equipe indiana vai receber motores Mercedes, a noticia de hoje é que o piloto de testes da Mc larem deve ser um dos pilotos da Force Índia na próxima temporada. Certamente no lugar de Fisichella. Isso é o poder dos ingleses, depois do acordo, já estão mostrando que eles é que vão ditar as regras dentro da equipe do indiano.

 
 
   
 

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