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COLUNA: BALEIA
Baleia


18/03/2009 - Quarta-Feira
SURPRESA E DÚVIDA
 
Essa semana que passou pode entrar para a historia da F 1, pois não é todo dia que um carro novo consegue ser o melhor, logo de cara. Ou pode também ser apenas uma lembrança vaga no futuro, quer dizer, será lembrada só quando outro carro novo fizer os temporais que a mais nova equipe do circo vem fazendo. O carro da Brawn GP, em menos de uma semana de vida virou a sensação dos testes coletivos em Barcelona. Os testes começaram na segunda-feira, 09/03 e terminaram na quinta-feira 12/03. E o melhor tempo do final foi carro estreante com Barrichello no comando.

Ao contrario do que vinha ocorrendo nos testes anteriores, deste ano, onde havia um desempenho muito próximo dos melhores carros. O Brawn GP 001, estabeleceu outro parâmetro de performance. Pois consegue ser mais de um segundo mais rápido que seu próximo perseguidor. Foi assim em Barcelona e volta ser em Jerez de La Fronteira, onde desde domingo estão, Brawn, Williams, Renault e Mc Larem. Na segunda-feira, em Jerez, na parte da manhã, Barrichello voltou a ser o melhor. Nas na parte da tarde ao final dos treinamentos, o espanhol colocou combustível para apenas duas voltas e assim conseguiu pela primeira vez neste ano liderar uma seção de testes. Alonso foi 0,05 seg. melhor que o brasileiro, mas conseguiu por 0,549 seg. em cima do Button que andou a tarde. Na terça foi a vez de Button pulverizar os tempos, andou abaixo de 1:18.0. 0:5 em cima do tempo do Alonso na segunda. Algo que ninguém conseguiu. Se Barrichello foi o rei de Barcelona, Button foi o de Jerez.

Impossível de imaginar a competividade deste modelo, ao lembrarmos que foi o ultimo carro a ir para pista junto com o da Toro Rosso. Na sexta-feira 06/03 quando Button fez o shakedown, do carro a equipe nem tinha os pneus slick de 2009 e andaram com os frisados de 2008. Quem viu achou que o carro seria um serio concorrente a ultima fila do grid. Mais já no primeiro dia de testes, Button conseguiu ser o quarto na folha de tempos ao final do dia. E da lá pra cá, tem assustado e enraivecido muita gente. Flavio (Malliatore) Briatore da Renault não se conteve e rasgou o verbo. “Tem três carros fora do regulamento, a FIA tem que tomar uma posição”. Essa de FIA tem de tomar uma posição é em relação a Williams e a Toyota, por estarem usando defletores traseiros, fora da especificação. O que foi proibido no regulamento deste ano. E a terceira equipe? Só pode ser a sensação dos treinos a Brawn GP 001. Até que demorou alguém reclamar de algo deste carro.

Como citei na coluna passada o currículo de Ross Brawn é impecável e acho que ele não estaria usando um carro fora do regulamento, para atrair patrocinadores. Em uma conversa com um repórter ele citou, “ Já sabíamos, através de simulações, que tempos esse carro seria capaz de fazer em Jerez, Bahrein e Barcelona. Quando vimos os tempos dos concorrentes, ficamos surpresos que eles não estavam andando mais rápido”. Barrichello também falou que esse carro esta sendo desenvolvido desde maio quando ainda havia muito dinheiro da Honda nos investimentos. E mesmo quando a Honda anunciou que abandonaria a categoria, o pessoal na Inglaterra continuou o desenvolvimento, e desde dezembro eles já tinham uma unidade do motor Mercedes para estudar a melhor maneira de colocá-lo no carro. De qualquer maneira o novo caro tem tirado o sono de algumas equipes.

Num passado recente, vimos um carro dominar os testes pré-temporada e quando terminou o campeonato, o maximo que ele conseguiu foi um quinto e sexto lugares. O carro era a Prost-Acer de 2001. Que também precisava de patrocinadores. Mais no passado ainda, em 1977 a Wolf, com J. Scheckter ganhou sua primeira corrida, fato raro, e ainda fez o vice campeão mundial. Mais em 1988, outro carro dominou os testes e ganhou o campeonato de forma avassaladora, foi a invencível Mc Larem Honda MP4/4. E só não ganhou todas as etapas devido a um acidente em Monza, de Senna com um retardatário, Jean Louis Schlesser, que se tornaria campão nos carros de turismo. Ao recorremos ao passado vemos que, na F1, os exemplos contem historias nas duas versões, ou seja, pode ser blefe ou pode ser que estamos diante de um fenômeno. A verdade é que só saberemos a quem é quem na Austrália nos dias 28 e 29/03/2009. Ta chegando!

Felicidades a todos!
Baleia.v@uol.com.br


 
 
   
 

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