Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


01/04/2009 - Quarta-Feira
INESQUECÍVEL
 
Eu vi e espero que você também tenha visto! Pois a etapa de abertura do mundial de F1 de 2009 foi uma etapa que vai entrar para historia. Inédito, inesquecível e recheada de emoções. Na verdade me faltam adjetivos para descrever tudo o que vi e senti ao assistir esse novo capitulo da F1. Button largou na frente e foi o vencedor de ponta a ponta. E o nosso Rubinho completou a festa da equipe Brawn com um segundo posto que caiu no colo no finalzinho. A Brawn de duvida nos treinos pré-temporada confirmou seu atual domínio na qualificação e também na prova. Fora o desempenho da equipe inglesa que já não era assim uma surpresa houve muitas boas atuações nesta prova.

Tudo começou na classificação com o terceiro da Red Bull de Vetel que foi uma grata surpresa, pois o time não faz parte da turma do difusor. (Brawn, Toyota e Williams). E o quarto da BMW de Kubica que também não é participante do clubinho. As Toyotas foram desqualificadas e partiram dos boxes. Assim como a Mc Larem do Hamiltom que trocou o cambio e também perdeu posições. Como esses carros saíram do fundão eles foram protagonistas de varias ultrapassagens, colaborando muito para o espetáculo.

Como toda prova emocionante, as emoções começaram já na largada, com o Rubinho largando mal e participando de uma confusão na primeira curva. Onde se deram mal: Kovalainen, Webber, Haidfeld e Sutil. Bem, se eu for contar como foi a prova não vai ter espaço neste caderno de esporte, portanto vamos comentar as atuações dos principais protagonistas.

Button: Foi eficiente na classificação e na prova, mas a equipe Brawn demonstrou que não está acostumada a trabalhar como um time de ponta e errou em alguns aspectos, pois os pits do inglês foram demorados, e o pior, no primeiro não esperaram o Saffety-car para parar e o ultimo, colocaram os pneus macios foi muito cedo. O que poderia ter estragado a festa. Na verdade contaram com a sorte. Explicarei ao comentar a corrida do Kubica.

Barrichello: Esse jovem senhor da F1 parece que carrega uma sina. Depois de dominar a Q1 e a Q2, na hora que valia a pole a Q3 ele simplesmente não conseguiu a velocidade anterior, resultando a pole para o Button. Na largada deu um branco, e ele caiu para oitava posição. Segundo Rubens, a Mc Larem do Kovalainem o acertou por trás, na primeira curva e destruiu o tão falado difusor e na seqüência, o carro do Rubens atingiu outro carro e o cantinho da asa dianteira também ficou danificado. SE a sorte tinha abandonado o brasileiro já na largada daí pra frente ele só deu sorte, no enrosco da primeira curva e na manobra com o Kimi e mais ainda na infantilidade dos meninos da RBR e BMW.



Jarno Trulli: fez uma ótima corrida, largou dos boxes, depois de ser o sexto na qualificação e ser penalizado e chegou em terceiro. Foi o piloto de melhor desempenho na corrida, mais caiu numa inglesada, a primeira do ano. O italiano escapou da pista quando Saffety-car entrou, e mais uma vez o inglesinho da Mc Larem armou das suas ao seguir o carro madrinha, na escapada do italiano, o piloto da Mc Larem aliviou o acelerador e deixou o italiano ultrapassar. Uma manobra arquitetada pela equipe Mc Larem e para azar do piloto da Toyota, os comissários míopes da Austrália penalizaram o piloto mais combativo da etapa. Uma decisão erronia, e dolorida para os japas da Toyota, e principalmente para o piloto. Hamiltom tem uma péssima condução ao seguir o saffety-car, e não foi primeira vez..



Lewis Hamilton: De maior decepção dos treinos passou a ser a grande surpresa do final de semana. Nem ele e sua equipe esperavam marcar tantos pontos, para falar a verdade marcar um pontinho já era um grande negocio. Pelo o que havia realizado nos treinamentos. E assim, conseqüentemente, acendeu a luz vermelha em Maranello. Pois mesmo sem equipamento, o inimigo numero um, conseguiu se sair muito bem, imagina a hora que estiverem no mesmo nível ou um pouquinho melhor.



Timo Glock: Assim como Trulli, largou dos boxes e sofreu muito mais que o companheiro de equipe para chegar ao final, pois digladiou muito com Alonso e teve momentos em que era bem mais rápido que o espanhol mais devido ao Kers, não conseguia ultrapassar. Lutou muito, e se não fosse a punição tanto ele quanto Trulli, certamente estariam melhores na tabela.



Fernando Alonso: Foi um figurante ate o terço final da etapa, usou o Kers para se defender e no final disse que esse equipamento não lhe serviu para nada. Certamente estava de sangue quente quando disse isso. Mais o pior do queixudo hispânico foi declarar que a FIA tem de tomar uma atitude contra a Brawn GP. Ai o ídolo espanhol dançou feio nas palavras. Ganhou até do Rubinho. Existem horas que é bem melhor se calar do que dizer besteiras. E o asturiano que se acha o melhor do mundo devia usar melhor sua imagem. Pois enquanto esteve na pista e com o carro mais pesado do gri, Nelsinho estava dando um show pra cima do companheiro de equipe. Alonso é muito mais piloto que o brasileiro, mais não sabe perder. Pena que nosso representante esqueceu-se de aquecer seus freios e pneus durante o período que o carro madrinha estava na pista. Um erro de principiante.



Nico Rosberg: Foi a maior decepção do final de semana. De sensação na sexta-feira, e também ser o mais rápido no primeiro treino de sábado, Rosberg, foi apenas quinto no qually-fine. E estava pesando 657 Kg/s o mesmo peso de Vetel que foi o terceiro e não é da turma dos defletores. Pelo equipamento disponível fez uma péssima prova e também foi mais um que colocou os descartáveis pneus macios antes da hora. E Williams esqueceu como é ser uma equipe de ponta, falta estratégia, e algo mais. Como consolo Nico foi o autor da volta mais rápida da prova.

Os pilotos da Ferrai: Na corrida, Massa se mostrava melhor que Raikonein, na corrida, pois na classificação o brasileiro, conseguiu ser melhor mas estava bem mais leve. Mas o desgaste prematuro dos pneus macios demonstrou que o brasileiro estava com a estratégia certa. Kimi, apesar de mais pesado parou antes de Massa. A Ferrari errou feio ao mudar a estratégia de Massa, depois da primeira parada. Kubica realizou sua primeira parada quase junto com Massa. Mais a segunda parada do polonês foi nove voltas depois. Estranhamente não cometeram o mesmo erro com o finlandês. O mal resultado do nórdico foi apenas por um erro seu e que lhe custou caro. Pois se continuasse na pista estaria no podium.

Vettel: Este sim foi um leão, sua posição de largada mostra o quanto ele tem braço e o carro da Red Bull se mostrou o melhor dos sem difusores. O alemãozinho por varias vezes fez a melhor volta da prova no inicio. O maior erro também foi da equipe ao colocar pneus macios prematuramente. No final ele estava sem condições de ser rápido assim como Button. Talvez sua inexperiência não o deixou marcar pontos, pagou caro para aprender. E ainda foi punido com dez posições para a próxima etapa.

Kubica: Este seria o grande nome da prova, pois no final estava com pneus duros e com o carro na mão, era mais rápido que o Vettel e o Button. Também foi inexperiente, poderia ultrapassar o Vettel na próxima curva e ainda tinha chances de ganhar do Button. Ou na pior das hipóteses seria o segundo. Sorte do nosso Rubinho, se a dona sorte lhe faltou na largada não o abandonou no restante da etapa.

Buemi: Não é todo dia que um piloto marca pontos logo na estréia. Parabéns. É estranho ele estar na F 1, pois nunca conseguiu nada nas categorias de acesso. Deve ter um bom padrinho, e tem muita sorte também.

Podemos concluir que a Brawn teve sorte no resultado e que a Mc Larem teve mais ainda. Os italianos não se deram bem mais devem vir bem mais eficientes na Malásia. Adrian Newei aparentemente acertou a mão no modelo 2009. E o tão falado e esperado Kers se mostrou muito eficiente, principalmente na largada e quem não o tiver vai sofrer mais adiante no campeonato. Só o Alonso que usou e abusou do equipamento é que não falou bem, mais conseguiu segurar muita gente coma ajuda do Kers. Com sorte ou não, foi gostoso ver uma equipe pequena dominar um GP, fato que não víamos há anos. Essa entrou para historia.



F 1 – 1º treino do GP da Malásia – dia 03/04 - 0:00hs. no SporTv - canal 38

F 1 - GP da Malásia – dia 05/04 - 06:00 hs. Rede Globo

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Profetizando
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- Yas Marine – A despedida de 201
Veja todas as colunas deste colunista.