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COLUNA: BALEIA
Baleia


20/05/2009 - Quarta-Feira
RAZÃO NA F1
 
A Formula 1 passa por um momento difícil, pois quem não pilota os carros tentam vencer uma queda de braço onde o esporte esta sendo relegado ao segundo plano. De um lado Max Mosley vem agindo como um ditador e quem a todo custo impor o teto orçamentário de 40 mi. E de outro a Ferrari, que tem como aliado as a Renault, Red Bull e BMW, que são contra este teto orçamentário. Que vem acompanhado de outras medidas para quem adotá-lo. Por um lado a Ferrari tem razão não se pode correr um campeonato com duas regras ou regulamentos. Max também tem sua parcela de razão ao tentar frear os altos custos das grandes equipes, só que ele tem outros interesses comerciais junto com essa de teto orçamentário. As equipes querem diminuir os custos gradativamente. O que é mais lógico. Mais ai estragaria os interesses de Max. Não é fácil cortar de 500 milhões para 40 milhões. Seria mais ou menos o mesmo você chegar para sua amante que é mantida com 50 mil por mês e dizer para ela que no ano que vem sua pensão será de 14 mil por mês. A situação sai de controle na hora. Não vai ser fácil para Max controlar a turma.

Esquecendo o lado chato das disputas políticas da F1. Tivemos um final de semana agitadíssimo no esporte sobre rodas. As emoções começaram no sábado a noite, nos EUA a Nascar disputou uma prova extra-campeonato, A Corrida do Milhão cujo nome oficial foi All Star Challenge, no quintal das equipes da categoria em Charlotte no circuito de Lowe’s Motor Speedway. A corrida tem uma forma diferente de ser disputada e foi bastante interessante mais como sempre nas corridas da Nascar o final é de arrepiar e desta feita quem deu o show foram Matt Kenseth e Tony Stewart, A vitória ficou com Stewart.

No domingo de manhã disputas quase simultâneas em duas rodas, as seis da manhã começou o mundial de motos em Lê Mans na França com a disputa das 125 cc. A vitória ficou com Julian Simom, que foi quem melhor se equilibrou durante 24 voltas numa pista molhada que vez muitas vitimas. Pra quem viu foi até engraçado, pois os tombos eram em serie. Com a vitória o hispânico assumiu liderança do campeonato.

Mais ou menos na hora da largada da 250cc na França, começava A Super Bike na África do Sul no jurastico autódromo de Kyalami, que comentaremos depois. Voltando ao mundial de motos, a categoria 250 que sempre é ótima de assistir foi um tanto tranqüila, mesmo sendo disputada em piso totalmente molhado. Culpa de Marco Simoncelli, o campeão do ano passado é uma copia de Valentino Rossi, nada a ver no visual, Simoncelli assumiu a ponta no inicio e chegou a colocar vários segundos de vantagem no mais próximo oponente. O resto da turma remou e lutou para chegar e muitos caíram. O lance polemico da prova foi protagonizado por Alex Debón e Tomas Luthi. Luthi vinha tranqüilo em segundo quando, sentiu que Alex se aproximava, mas continuou na sua trajetória ou tangencia norma na curva, quando derrepente Debón ao se aproximar perdeu a frente de sua moto e foi ao chão e na seqüência derrubou o pobre do Tomas que estava contornando o meio da curva. A corrida acabou para os dois e um foi de graça.

Já na categoria rainha a Moto GP o piso estava úmido mais com algumas poças localizadas e assim a organização declarou corrida com chuva e todos largaram com pneus para pista molhada. E aconteceu algo raro de se ver nos últimos anos, Valentino Rossi errou e chegou no ultimo posto da prova. Lorenzo ganhou merecidamente, pois foi o mais eficiente tanto com pneus de chuva como de pista seca. Na Moto GP, pra quem não sabe não se troca de pneus, troca-se de moto. O piloto entra no boxe com uma moto para e muda para a outra com o pneu adequado para o momento. Rossi realizou essa troca muito cedo pois não conseguia acompanhar o ritmo de Lorenzo, e foi copiado por Pedroza e Melandri. Logo Rossi foi ao chão e caiu para o fim do pelotão. Voltou aos boxes Trocou de moto, mas seus tempos de voltas eram altos e novamente voltou aos boxes e mais uma troca. De nada adiantou tanto esforço, pois não marcou nenhum ponto. Lorenzo venceu mais a sensação do dia foi Marco Melandri que chegou em segundo numa moto semi oficial. Melandri demonstrou que não esqueceu como acelerar como muitos pensavam depois de uma péssima temporada na Ducati. Dany Pedroza chegou em terceiro apesar de errar na tática como Rossi.

A Super Bike é uma categoria disputadíssima, e por onde correm muitos ex pilotos da moto GP e também jovens pilotos que se destacam na SB sobem para Moto GP. È uma categoria com motos mais próximas daquelas que podemos comprar nas lojas. Normalmente estamos acostumados a ver pilotos europeus, americanos, australianos e até brasileiro nas motos japonesas, mais o contrario é raro. Mas neste ano a Ducati resolveu importar um japonês; e da Yamaha, Noriyuki Haga. E não que deu certo Haga venceu as duas baterias em Kyalami e é o líder do mundial. A Yamaha irritada com a falta de patriotismo de Haga respondeu com a contratação de um jovem americano Ben Spies. O Cara é rapidíssimo, e já ganhou cinco baterias ate agora, mais ultimamente tem sido traído pela própria Yamaha. Na primeira bateria estava com um pneu traseiro muito macio, mesmo assim deu um bom trabalho na dupla da Ducati. Na segunda foi traído por um problema mecânico. Em seu primeiro ano Spies tem assustado a concorrência, mas o campeonato caminha pra as mãos de Haga, com 85 pts de frente sobre Michel Fabrizio e 82 sobre Spies.

Nas quatro rodas e no Brasil foi realizada a quarta etapa da Stock Car V8 em Santa Cruz do Sul, que teve merecidamente a vitoria de Max Wilson. Wilson é mais um dos muitos brasileiros que tocam muito, mas não conseguiram chegar na F1 por falta de dinheiro. Fez sucesso nas categorias menores na Europa, depois foi para a Inddy em equipes fracas e ultimamente estava na Austrália. Na F Truck, vitoria incontestável de Felipe Giaffone.

Neste próximo final de semana serão realizadas duas das maiores provas do automobilismo mundial, AS 500 milhas de Indianápolis e o GP de Mônaco. E também na Nascar a etapa de maior duração do campeonato as 600 milhas de Charlotte. Para as 500 milhas estamos bem representados, com Helinho Castroneves na pole e mais uma penca de brazucas o fato triste ficou por conta de Max Wilson que conseguiu classificar o carro no ultimo dia mais teve de ceder o mesmo ao companheiro de equipe que leva o patrocínio para a equipe Conquest. No GP de Mônaco onde o braço conta mais que um ótimo carro nossos representantes devem se dar bem, mais lá o que conta mesmo é a classificação. Fora isso só uma chuvinha para mudar a historia.



Uma ótima semana a todos!


 
 
   
 

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