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COLUNA: BALEIA
Baleia


26/08/2009 - Quarta-Feira
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Foram nove meses de espera pela vitória de numero 100 de pilotos brasileiros na F1. Desde o dia 02 de novembro de 2008, vitória de Massa em Interlagos, que estávamos na espera. E a vitória veio justamente com o piloto cobrado e polemico de nossa curta historia na F1. Tudo começou com Emerson em 1970. Mas foi Rubens Barrichello, o piloto que conseguiu a emblemática vitória de numero 100. Também conhecido como Burrinho e muitas vezes lembrado com deboche pelos programas humorísticos da TV brasileira. Para ele não importa como é tratado por boa parte da mídia brasileira, o que importa é que ele este sempre tentado, algumas vezes injustiçado e outras falando demais. Mais o que importa para nos brasileiros é que a difícil marca foi obtida. Agora a meta é superar a Alemanha, já o Reino Unido é muito difícil.

A vitória do brasileiro parecia impossível, pois largar em terceiro, numa pista de rua já era meio caminho para não acreditar. Mais a pole foi conquistada com um carro bem mais leve e era ai que morava o pulo do gato, o que era desvantagem para classificação, se transformaria em vantagem na corrida. Já na entrevista antes da prova o brasileiro dizia que não seria nada fácil ultrapassar os dois carros a sua frente, por usarem o KERS, e que sua esperança residia na estratégia. E assim foi feito Rubens largou com pneus duros enquanto as Mc Larem estavam com os moles e depois da primeira roda de abastecimento o brasileiro, ainda com pneus duros, já havia conquistado o segundo posto do Kovalainem. E partiu para cima do inglesinho. A luta era contra o cronômetro, pois os dois nunca duelaram diretamente na pista. Cada um dava o melhor de si e nesse combate Rubens conseguiu a melhor volta entre os dois. Mais a melhor volta da prova ficou inacreditavelmente com Timo Glock, que terminou apenas em 14º.

Voltando ao duelo da ponta, toda vez que um baixava o tempo o outro respondia na próxima volta com um tempo melhor. Vale ressaltar que a Mc Larem usou uma versão de chassis mais curto para essa etapa. Que não foi devidamente testado e durante a prova toda vez que o inglesinho forçava muito o ritmo os pneus traseiros iam esquentado e desgastando precocemente. O que provocou uma repentina parada antes do previsto e pegou os mecânicos da equipe inglesa despreparados e assim fizeram um pit a lá Ferrari nos seus melhores momentos com Massa.

O demora dos mecânicos ajudaram Barrichello, mais isso não desmerece sua vitória, pois nosso representante foi eficiente o tempo inteiro e não deu trégua ao oponente. E desta feita o pessoal de sua equipe não tinha armar nenhuma artimanha contra o brasileiro para favorecer Button que se perdeu já na largada caindo de quinto para oitavo. Não tendo assim como ser favorecido em detrimento a Barrichello. Na única oportunidade que o brasileiro teve de correr somente por si, isto é, com Button sem chances de chegar por perto, venceu.



Essa etapa mostrou dois espectros distintos. A Brawn voltou a ser competitiva e Red Bull se mostrou bem diferente das ultimas etapas. Pelo lado da Brawn, a férias serviram para que o staff técnico da equipe refletisse sobre o péssimo desempenho que vinha apresentado, pois o carro havia ganhado seis das sete primeiras etapas desse campeonato, e assim voltaram a usar as configurações que usavam no começo do ano e pelos nesse circuito de rua deu certo. Mas para a próxima etapa que será no ótimo circuito de Spa-Francorchamps, os carros da Red Bull, têm tudo para voltar a serem competitivos. Mas para o lado de Vettel o tempo fechou, o piloto terá apenas dois motores para correr em seis etapas. E quem deve estar rindo a toa é Jenson Button, que ainda tem dezoito pontos de vantagem para seu mais próximo perseguidor, que é nada mais nada menos que seu escudeiro, quer dizer seu companheiro de equipe.

Foi prazeroso ouvir o hino brasileiro novamente na F1, e desta vez Rubinho não chorou no podium, mas antes, na conversa pelo radio depois da bandeirada ele não se conteve. Um detalhe curioso e muito raro no paddock, foi ver que integrantes de quase todas as equipes, cumprimentaram ou saudaram o piloto brasileiro. Rubens mereceu esta vitória e demonstrou mais uma vez que para ganhar uma corrida, ele tem mais adversários que seus concorrentes, sendo assim, espero que Button continue a largar mal. Parabéns Rubinho. Foi uma vitória de raça, competência e muita vontade.

Felipe Massa continua sua recuperação. Mas sinto que a equipe vermelha esta muito cautelosa quanto ao retorno do brasileiro. Parece que não são todos dentro da equipe que acredita que nosso piloto pode voltar ao volante de um F 1. Por outro lado Massa deve ir para os EUA para realizar uma bateria de exames com o maior especialista em traumas craniano e só ai poderemos saber realmente seu estado clinico. A torcida é para que ele volte logo e ainda mais rápido do que era.



Felicidades a todos!

Baleia.v@uol.com.br

 
 
   
 

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