Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


09/09/2009 - Quarta-Feira
UM MUNDO MENTIROSO
 
O mundo da F-1 normalmente tenta nos surpreender ou esconder o que realmente está acontecendo na realidade. Um exemplo claro disso foi a novelinha da ida do Fisichella para a Ferrari. Já antes dos treinos de sexta-feira na Bélgica o assunto era um dos comentados no paddock. Mas depois que o italiano conseguiu a pole as especulações aumentaram. E, na maneira de ser da F-1, todas as partes negavam a troca do piloto da Force-Índia para a escuderia italiana. Tanto Vijav Mallya, dono da Force - Índia, quanto seu piloto, e do lado italiano Stefano Dominicalli, negavam veementemente a tal troca. Passou o final de semana do GP e dois dias depois, para desespero de Luca Badoer, veio a nota oficial, Físico realmente iria defender as cores do time italiano até o final da temporada.

Por que esconder a verdade? Só porque alguém já tinha dado com a língua nos dentes. Ou por que os números ideais ainda não haviam sido acordados. Quem vai saber. A verdade é que todo mundo já sabia e até comentava, mas as partes interessadas sempre negam. Quer dizer, a verdade só se torna verdade quando eles querem. Ou seus interesses assim o permitem.

Não sei se é do conhecimento de todos, mas no mundo da F-1, as contas das equipes sempre sofrem atrasos para serem pagas. No caso das melhores pagadoras, esse atraso é de 15 a 20 dias, o que, com o passar dos tempos, foi sendo interpretado como pagamento à vista. Mas há situações em que o atraso é bem maior. A Force – Índia, por exemplo, tem pendengas de mais de um ano. Nessa negociação de Fisichella entrou na barganha justamente a conta atrasada do aluguel dos motores Ferrari que a equipe indiana usou na temporada de 2008.

Essa mania de esconder a verdade do grande público é velha na categoria. E outra situação recente tende a nos preocupar. Felipe Massa voltou dos EUA, onde passou por exames, que a equipe Ferrari declarou serem mais do que satisfatórios. Entretanto, o piloto só voltaria a pilotar em 2009. Mais uma vez a verdade esta sendo escondida do povão. Qual seria o verdadeiro motivo para adiar tanto a volta do brasileiro?

Juntamente com essa atitude estranha, aparece Alonso, dizendo aos quatro ventos que ainda não tem nada assinado para 2010. Realmente os grandes personagens desse circo fazem de tudo para nos taxar de bobos. Se, na verdade, a equipe italiana já estaria procurando uma maneira de escapar de pagar a multa integral para o finlandês Kimi Räikkönen, caso seu contrato seja reincidido, por outro lado, vem tentado negociar a presença de três carros no grid de 2010, com a desculpa que seriam para o alemão.

Apesar das negativas, o espanhol é mesmo piloto da equipe italiana para 2010, assim como Fisichella é o piloto que usará o carro número 3 até o final do ano, e Liuzzi volta a ser titular na F-1. Há três meses, quando um jornalzinho espanhol, que mais parece um abre portas do Alonso, espalhou a notícia ninguém botou muita fé. Depois de um tempo veio o Santander e se atracou nos boxes italianos para 2010, deixando os ingleses de Woking depois de três anos juntos. E ainda tem a historinha mal contada do episodio de Cingapura, que pode culminar com a saída da equipe francesa da F-1.

A Ferrari tem usado o GP de Monza para oficializar suas ações, e garante que não há nada sobre Alonso nesta edição de 2009. Por falar em Monza, Barrichello segue super confiante para a etapa italiana, onde já foi duas vezes campeão. Mas a meteorologia teima em estragar os planos do brasileiro, ao prever chuva e temperaturas baixas para o final de semana no parque italiano, situações em que seu Brawn GP não é muito competitivo. Por outro lado, a turma do Kers não esta nem ai para o tempo, e garantem que vão ocupar todos os degraus do podium. Para quem não se lembra, ano passado também foi debaixo de chuva e culminou com a primeira vitória do alemãozinho Vettel. Foi uma corrida sem muita graça para quem assistiu, mas ótima para a turma da pequena Toro Rosso.

Felicidades a todos!

11/09 1º treino de Monza; 05:00hs, Sportv

11/09 – 2º treino de Monza; 09:00hs.- Sportv

12/09 – 3º treino de Monza; 06:00 hs. – Sportv

12/09 – Classificação as 09:00hs. – Rede Globo

12/09-Nascar; Etapa de Rickmond, canal Speed

13/09 - GP da Itália de F-1, as 09:00hs. (rede Globo e radia j pan)

13/09 - GP 2: 2ª etapa de Monza - Sportv

Baleia.v@uol.com.br
 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.