Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


07/10/2009 - Quarta-Feira
SUZUKA 2009
 
A décima quinta etapa do mundial de F 1 foi um desfile de Sebastian Vettel que dominou a corrida se ser ameaçado por ninguém. Depois de cometer um erro infantil na etapa anterior o alemãozinho nos deu uma bela demonstração de habilidade ao vencer de ponta a ponta e sem erros de sua parte, já sua equipe... Bem, imitou os italianos, com pequenas trapalhadas nas paradas de reabastecimento e troca de pneus. A prova em si ficou devendo em termos de disputas. Pra falar a verdade a classificação foi mais emocionante.

Com esta vitória Vettel que até já era considerado carta fora do baralho aparece como a real ameaça aos planos da Brawn, pois freiar o Barrichello é fácil para eles, mas não tem como influenciar na performance do alemãzinho. A sorte deles é que Vettel ainda é um piloto que mescla momentos magistrais, e outros mesmo que raros, com erros de principiante.

Mais uma vez um carro da Toyota terminou no segundo lugar, e desta vez em casa, para alegria dos nipônicos. Coube a Jarno Trulli o mérito de levar TF109 ao podium. Timo Glock o segundo de Cingapura não correu devido a um ferimento na perna sofrido na classificação no sábado. A Toyota juntamente com Williams e Brawn foram as únicas equipes que começaram a temporada usando um carro fora regulamento, isto é, fora do acordo de cavalheiros que os projetistas tinham entre si. E a única que realmente se deu bem foi a Brawn. Williams e Toyota não ganharam nenhuma etapa. Agora se compararmos os orçamentos das três a maior perdera foi a Toyota.

Lewis Hamilton andou um bom tempo no segundo lugar mais depois do segundo reabastecimento caiu para terceiro sua posição de origem na classificação. Mesmo com a continuação do desenvolvimento do modelo 2009 da equipe inglesa, na pista japonesa a diferença para a Ferrari de Räikkönen que parou o desenvolvimento do carro 2009 depois da segunda metade do campeonato, não foi encorajador. Lewis alegou que um defeito no KERS no final da prova foi a causa do terceiro lugar, pois sem ele não teve como ameaçar Trulli na relargada depois da intervenção do Safety-Car.

Por falar em safety-car desta vez Rosberg se deu bem com a presença dele na pista, motivado por mais um acidente do Alguersuari no final de semana. Rosberg realizou seu segundo reabastecimento logo que aquela bela Mercedona entrou na pista. E assim conseguiu terminar a frente de Heidfeld e Barrichello. Pensando bem, Rosberg deu sorte desde a classificação, pois deveria largar em décimo primeiro, mas com as punições de Button, Rubens, Alonso, Suttil e Buemi ele acabou largando em sexto. Já o inglês da Brawn apesar de largar na décima primeira posição, chegou logo atrás do Barrichello, ajudado por um erro do Kovalainen com Suttil, na famosa chicane do Senna. E agora com duas corridas para o final e com quatorze pontos de vantagem para Barrichello e dezesseis para Vettel é quase impossível perder o titulo, quase!

Mais uma vez se deu bem na largada e Button mal. Mas o ritmo de Barrichello depois da primeira parada foi aquém do normal, quando saiu dos boxes tinha quase dez segundos de vantagem para Button. Mais no desenrolar da prova a diferença veio caindo e quando Barrichello saiu de sua segunda parada tinha o inglês mirando sua caixa de cambio.

No mundial de motos as categorias duzentos e cinqüenta cc e Moto GP. Fizeram a corrida mais entediante do ano. Na duque galo a culpa foi de Simoncelli que não deu espaço a seus adversários, dominando totalmente a corrida. Na pior apresentação da Moto GP da temporada foi de Lorenzo a culpa da falta de graça. A etapa valeu apenas pela volta do estonteante Stoner, que mesmo afastado por três etapas voltou e foi segundo mais sem ameaçar o ponteiro. Pedroza foi terceiro e The Doctor o quarto. Os quatro correram separados a maior parte da prova o que tornou a corrida uma chatura sem fim. A salvação do dia foi a cento e vinte cinco cc. Que tradicionalmente nos proporciona grandes pegas. A vitória de Spargaró se deu mais devido aos erros dos concorrentes que de sua capacidade. Mas foi bonita e gostosa a corridas das magrelinhas.

Felicidades a todos!

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.