Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


10/02/2010 - Quarta-Feira
BALEIA
 
Um obstáculo a ser transposto

Terminamos a coluna passada dizendo que Felipe Massa estava ajustando a F10 para Alonso. E foi isso que aconteceu no ultimo dia de testes em Valencia. O hispânico andou no carro no ultimo dia e marcou o melhor tempo dos testes. Não temos bola de cristal, mas é fácil pressenti algumas situações. Imagine o contrario! Alonso pega um carro virgem e começa a desenvolvê-lo, depois de dois dias aprimorando os acertos, e em Interlagos, uma pista onde Massa se criou, e passa tudo para o baixinho. Só pode vir tempos bons. E foi isso que ocorreu em Valencia. E com total apoio da equipe Italiana

Depois do feito, o espanhol lidera as bolsas de apostas no velho mundo. E pensar que Massa nem é citado com um dos prováveis candidatos ao titulo. Isso acontece na Europa e é lá que os fatos se desenrolam na categoria. Nosso piloto terá que vencer uma grande barreira para disputar o campeonato. E começou perdendo dentro de casa. Apesar das declarações de Montezemollo. A torcida é toda para o novato da equipe. Massa sabe das dificuldades e já adota um discurso cauteloso. Com o finlandês teve o mesmo problema. Mas no caso do Kimi era mais fácil, pois o finlandês não trouxe nenhum patrocinador de peso. Já no caso do espanhol mudaram até o tradicional layout do carro para destacar a logomarca do Santander

Esses três dias de testes foram liderados pela equipe italiana. Seguida, pasmem! Pela Sauber. Que até nos lembrou a Brawn do ano passado. Uma equipe montada com o espolio de uma grande montadora e sem um único patrocinador, e com um carro todo branco, veio a pista fazendo tempos bem melhor que muita gente grande. Exemplo Mc Larem e Mercedes ficaram atrás dos carros do velho e teimoso Sauber

Mas essa historia do ano passado certamente vai demorar a se repetir. O regulamento desse ano não deve ser mudado. Ainda mais depois que o campeonato começar. Como no caso do ano passado. Na F1 uma equipe estreante e sem dinheiro ganhar o campeonato é um fato que acontece só uma vez nos dias de hoje. Esse esporte o que manda é o dinheiro e o que de bom se pode contratar no mundo com ele, O caso da Brawn só foi possível por causa de interesses extra-pista. E chega dessa balela, os grandes fora roubados no ano passado por causa da Fota. E esse roubo custou a cabeça de Mosley, com o aval do Verme Ecclestone.

O único carro do ano passado que foi competitivo e construído dentro do regulamento, a Red Bull ou RB5, uma criação do grande Newey, não andou em Valencia. Vai aparecer nos testes de Jerez essa semana. E naquela historia de não precisar ter bola de cristal, deve vir mais um bom carro das pranchetas do mago do design da F1. Ele sempre consegue se superar. Mas uma vez é bom lembrar que Ross Brawn nunca projetou um carro, seja na Benetton, Ferrari ou Honda/Brawn, como nos faz pensar a turma da rede do plim-plim.

Das equipes estreantes ninguém apareceu em Valencia, bem a Sauber para mim é uma estreante.. Mas no caso falamos de; Virgin, Campos, Lótus, USF1e de ultima hora a Stefan GP, que surgiu com todo apoio do Verme Ecclestone. Esses caras comparam o que sobrou do espolio da Toyota e derrepente apareceram como uma opção para a vaga de UsF1 ou Campos.

Essa duas tem tudo para não aparecerem no Bahrein. Mas o próprio Verme já declarou que elas podem ficar até três provas sem correr em 2010. Mas a Stefan ao contar com o apoio do Verme tem tudo para estar no grid, pode acontecer. Já há comentários na radio paddock que a equipe estaria comprando o projeto da Dallara que é a fabrica que desenvolve o carro da Campos. A brecha foi aberta pela falta de pagamento da Campos para com a Dallara. Ai a equipe servia iria ter dois pacotes para escolher o da Dallara e o da finada Toyota. Tem muita grana nessa parada e com o Verme por trás tem também muita sacanagem para cima do pouco endinheirado Adrian Campos. Já que os americanos são mais que bem vindos pelo crápula.

Mudando radicalmente de assunto, gostaria de parabenizar o empresário uberabense que lançou um carro elétrico. Se é barato ou caro, não vou entrar no mérito. A grande verdade é que agora quem quer usar um combustível limpo tem uma opção. Pois antes dele, o Electra, não tínhamos nenhuma. Parabéns Sr. Mauricio.

Baleia.v@uol.com.br
 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.