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COLUNA: BALEIA
Baleia


15/07/2010 - Quinta-Feira
Coluna do Baleia
 
BALEIA

Um novo Silverstone

A décima etapa de 2010, GP da Inglaterra, foi uma corrida fácil
para Mark Webber. Fácil em termos, pois saiu do segundo posto e contou com a má largada seu companheiro de equipe, que largava do lado limpo da pista.
Alonso, que estava atrás de Vettel, também largou mal, e isso teve
conseqüências para o resto da prova no desempenho dos dois. Ainda na
primeira curva, Webber ocupou todo espaço da pista não deixando alternativa
a Vettel se não ir para área de escape. Já imaginou os dois batendo e logo
na primeira curva, a equipe do energético fechava para balanço!

A primeira volta foi das melhores com tantas alterações, que a equipe
de TV do Verme nem conseguiu acompanhar todas. Button pulou de décimo quarto para oitavo, Hamilton de quarto assumiu o segundo posto. E outros mais. O que mais chamou a atenção foi a saída de pista de Vettel, que acabou
provocando um pneu furado e também um toque de Alonso em Massa. Esse
toquinho acabou com a corrida do brasileiro, que foi obrigado a ir para os
boxes e trocar de pneus. Alonso saiu impune do toque. Lá na frente, Webber
ditava o ritmo e com certa sobra. O mais estanho de tudo é que a Ferrari na
classificação tinha muito mais carro que a McLaren. Mas a corrida foi outro
desastre para os vermelhos.

A classificação foi horrível para a McLaren. Apesar de estrear sua
nova traseira a lá RB6, os carros de Working não se achavam na pista de
casa. A desculpa era a parte ondulada da pista, e no sábado voltaram para a
configuração antiga. Mas os italianos estavam se dando bem, e a Red Bell nem
se fala. Os carros de Newey têm sobrado nas classificações, só perdeu uma
para a McLaren de Hamilton. De resto eles reinam nesta fase. Button foi
décimo quarto e Hamilton apenas quarto, esse Hamilton esta numa ótima fase,
guia muito e tem tido um pouco de sorte, sorte essa que no inicio do ano era
companheira apenas de Button.

Depois de uma primeira volta intensa a corrida seguia e Alonso fez
uma ultrapassagem ilegal, sem ter outra opção no momento. Ele deveria ter
devolvido a posição, mas não o fez. Mais uma vez os comissários demoraram a agir e quando agiram não tinha como devolver a posição para Kubica, porque
muita água já havia rolado. Assim o hispânico sofreu uma punição forte.
Rosberg fez uma ótima corrida e foi autor de algumas belas e ousadas
ultrapassagens. Rubinho mais vez entrou no Q3 e acabou em quinto na prova.
Kobayashi também foi outro que fez uma ótima prova pelo equipamento que
dispõe.

Mas o assunto do momento é situação no seio da equipe dos energéticos
depois da classificação. Para nós espectadores, a novela começou na Turquia,
quando Vettel se estranhou com Webber numa disputa de freiada, quando
lideravam a etapa, e os dois acabaram na areia de escape, mas com Webber
ainda chagou em terceiro e Vettel fora da etapa. Aquela etapa era para ser
mais uma dobradinha da equipe. Como o alto comando do time não está sabendo lidar com essa situação, o resultado é insatisfação de ambos os pilotos e quem perde é a equipe.

No sábado estranhamente a Red Bull tinha só dois aerofólios
dianteiros inéditos, apenas dois numa equipe que sonha em ser a campeã de
2010. Na sexta feira, Webber não se deu muito bem com a novidade e Vettel
gostou. Mas no terceiro treino antes da qualificação esse aerofólio se
desprendeu e foi ao chão interrompendo o treino do alemãozinho. Como só
tinha outra peça de reposição e Webber não havia gostado tanto da novidade,
a equipe resolver passá-la para Vettel, que foi o pole, seguido de Webber em
segundo. Mas depois da classificação o australiano abriu fogo na imprensa e
falou que a equipe o havia privado da novidade e por isso ele era o segundo.
A equipe se viu mal na mídia e divulgou que a novidade foi para Vettel
porque ele estava com mais pontos que Webber no campeonato e por isso ele
tinha a preferência.

Vettel é o queridinho da equipe e Webber, por ser experiente,
assumiu o lugar de Coulthard, com a missão de desenvolver o carro para a
equipe. Mas a verdade é que o australiano, que era aquele ser que nunca
passou de um Leão de treino, depois de várias temporadas achou o caminho da vitoria sem cometer os erros infantis do alemão.

Nunca duvidei do Vettel e nunca gostei da maneira de ser de Webber,
no inicio de sua carreira ele tentou minar Pizzonia, e conseguiu. Nunca foi
uma pessoa confiável, também pudera, sempre foi orientado e comando por
Flavio "Maliatore". Mas com um carro de ponta e mais centrado, começou a
incomodar o alemãozinho, ganhando corridas sem cometer asneiras. O pior para a cabeça de Vettel, que mesmo não correndo com asa nova o australiano ainda correu com um chassi que Vettel havia rejeitado, pois a equipe não construiu um novo para ele depois do espetacular acidente de Valência. Imagine como deve estar a cabeça de Horner e de Vettel. O velhinho ganhou com um carro que havia sido descartado e sem a novidade aerodinâmica e, pior de tudo, venceu.

Foi um dia de gloria para Webber e um dia horrível para o resto da
equipe, resto não, já que os mecânicos de Webber, depois da prova, passaram
a debochar dos de Vettel e mostravam a asa velha em tom de gozação. Mas o
que chamou a atenção do mundo inteiro foi declaração do australiano depois
da bandeirada, "nada mal para um segundo piloto". Assim, inteligentemente,
Webber põe o mundo a par do que se passa dentro da equipe. E ai a opinião
pública fica de olho, e muitos a vão seu favor.

Felicidades a todos!
 
 
   
 

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