Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


05/08/2010 - Quinta-Feira
Coluna do Baleia
 
BALEIA

O dia do morto

A décima segunda etapa do mundial de F1estava fadada a ser mais uma
corrida sem graça nesta pistinha. Vettel foi absoluto na classificação e
conseguiu ser 1,2 segundos mais rápido que a Ferrari de Alonso o terceiro do
grid. Para os padrões da F1 essa diferença é enorme. E na corrida tudo
caminhava para ser assim com Vettel abrindo cerca de um segundo por volta.
Na décima quarta volta a direção da prova coloca o Safety car na pista.
Apenas por causa de um pedaço da asa do carro do Liuzzi, que qualquer
poderia ter tirado da pista.

Essa entrada do carro de segurança mudaria a historia da corrida. A
primeira mudança aconteceu nos boxes: a equipe Mercedes liberou Rosberg sem apertar a roda traseira direita, momentos depois a Renault libera Kubica
para sair e este bate com Sutil que estava entrando em seu boxe. A cena do
pneu do carro do Rosberg andando com velocidade nos pits onde trabalhavam os mecânicos de varias equipes até foi engraçada, mas terminou mal atingindo um mecânico da Williams.

Com a entrada do Safety Car todos trocaram pneus, menos Webber e
Rubinho que havia largado com pneus duros, sendo assim Barrichello não tinha como trocar seus pneus, pois ainda faltavam mais de cinqüenta voltas e pneus macios não agüentariam. Mas a grande sacada do final de semana foi o Webber vandar mais de quarenta voltas com os pneus macios. Só mesmo um carro perfeito como a RB 6 é capaz disso.

Houve um momento na prova que parecia que a Red Bull mesmo sendo
absoluta parecia que ia perder a corrida, foi quando a direção de prova
puniu o alemãozinho e Alonso vinho em terceiro. Ninguém aquela altura da
prova poderia imaginar que Marck Webber conseguiria andar tanto com o pneu
macio e ainda em ritmo de classificação. Com a punição de Vettel Webber
conseguiu o parecia impossível ganhar uma corrida que parecia ser exclusiva
do Vettel.

Com essa vitoria o australiano conseguiu a liderança da tabela, pois
Hamilton não pontuou. Essa foi o 100º GP da equipe e justamente nele Webber
conseguiu a liderança do campeonato. Agora vai ficcar dificel para a equipe
dar a preferência para Vettel. Na verdade Webber mesmo não sendo gente boa
tem sido mais regular que o Vettel. E pensar que Webber era o leão dos
treinos. Apesar da preferensia da equipe pelo Vettel o destino tem premiado
o australiano.

Vettel é um piloto rápido e nesta corrida tinha conseguido largar bem,
coisa que não tinha conseguido em provas anteriores. A punição ficou
atravessada na cabeça do piloto. No podium tinha uma feição de poucos
amigos. Mas a verdade é que faltou certa raça ao piloto ao se contentar com
o terceiro lugar. Isto é, não atacou Alonso mesmo tendo um carro bem
superior.

A pista não oferece muitas oportunidades para ultrapassar com a
configuração aerodinâmica atual dos F1, mas se o piloto quiser é possível.
Kobayashi largou em 23º e chegou em nono só para exemplificar.,realizando
mais uma bela apresentação. Mas alemãozinho (Vettel) esqueceu que é na pista que se ganha posições e não discutindo com as pessoas depois da bandeirada.

Mesmo com as mudanças provocadas pela entrada do carro madrinha as
ultimas voltas da corrida eram um marasmo total, até que o Rubinho foi
obrigado a trocar seus pneus duros pelos moles e ai achou o famoso Alemão na sua frente e ai Barrichello fez aquilo o Vettel se esqueceu de lutar por uma
posição.

Só que o alemão tentou vender caro sua posição e por pouco não houve um
acidente na reta de Hungaruring. A tarefa de nosso piloto era difícil, pois
o lugar mais fácil de ultrapassar era no retão e nosso piloto tem o motor de
pior potência do grid e o alemão o melhor dos motores de hoje, mas ele
conseguiu e vimos também que o alemão continua o vigarista de sempre.

A razão do titulo desta coluna é porque Webber depois da vitoria na
Inglaterra onde falou sua verdade no radio e pos o mundo a par do
favorecimento da equipe a favor de Vetell. Não conseguiu um carro ou
desempenho perto de Sebastian Vettel. Coincidentemente depois de falar o
quis no radio seu desempenho não chegou perto do alemãozinho. Mas nessa
etapa depois da punição do primeiro piloto deram prioridade ao australiano.
Mas até o final do ano asituação pode se inverter.

Felicidades a todos!
 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.