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COLUNA: BALEIA
Baleia


28/10/2010 - Quinta-Feira
Coluna do Baleia
 
BALEIA

ESTRÉIA MOLHADA

A ultima obra de Hermann Tilke, o projetista mor do Verme Ecclestone foi preocupante. Mas nunca um fiasco. é uma pista com boas características, mas é claramente uma obra de Tilke. Uma mistura insólita de retas longas e curvas de baixa. Mas não se culpar o arquiteto de negligencia. Não é culpa dele os atrasos que aconteceram.

CHATICE. Esquecendo a paranóia do circuito ou asfalto novo a verdade é que esse GP da Coréia foi uma lastima. Primeiro para quem estava no hemisfério sul. Não normal para um ser humano acordar antes das quatro horas da manhã e ver uma corrida ser adiada e pior, depois de tudo: Ver o safety car como estrela. Só deu ele no inicio. E para quem acordou fora de hora ficar esperando mais de cinqüenta minutos para uma nova largada é uma senhora chatice.

PACIÊNCIA E para piorar foram mais umas dezessete voltas, depois da segunda largada com aquela Mercedona no comandado do espetáculo. Acho aquele carro demais. Mas acordar àquela hora para ficar vendo uma procissão e não uma corrida é complicado. Mas de quem é a culpa? Acorrida poderia ser adiada ou cancelada.

MASCARA. Mas cancelar seria um senhor prejuízo para o Verme e por isso não aconteceu. Mas o pior foi terminarem a corrida praticamente à noite. As câmeras de TV com sua tecnologia esconderão a realidade. A corrida terminou a noite.

PAINEL. Os interesses financeiros não podem ser superiores a vidas dos pilotos. Massa reclamou que iluminação do volante de seu carro era o maior empecilho pra terminar a prova. A luz natural acabou por volta das 17:30 e a corrida terminou quase as seis horas no horário local.

EUROPA. Um verdadeiro desrespeito para com a integridade dos pilotos e tudo isso para que as corridas no oriente aconteçam em um horário bom na Europa. Europa essa que o Verme cada vez mais se afasta de seus bons e tradicionais autódromos, já se fala em ficarmos sem Spa futuramente. Mas para a Tv ele preserva a Europa com unhas e dentes.

CHUVA. A corrida em si foi uma tremenda chatice, isso para uma corrida com chuva, troca de posições eram raras na turma da frente. A rodada de Webber mexeu na tabela pilotos o australiano levou consigo o alemão mais jovem da Mercedes. E assim a turma de trás ganhou duas posições. Mas duelos na frente não existiram.

AJUDA. Alonso largou em terceiro e por ficava até a bobeada do Webber e depois que foi para segundo e chegou a perder sua posição para Hamilton numa desastrosa troca de pneus. Mas como o asturiano estava em um dia de graça o bom e atrevido Hamilton resolveu voltar há aqueles momentos de Mansell e perdeu a posição para o espanhol, numa saída de pista.

GRAÇA. E procissão na frente continuava. Totalmente sem graça. Mas lá no fundão Suttil resolver viver um dia de Brambilla e fez muitas trapalhadas e foi imitado por Buemi com menor intensidade. Os dois abusaram da paciência dos cartolas e dos concorrentes em suas manobras. Mas foi a única graça dessa corridinha curta e estranha.

INJUSTIÇA. E há dez voltas do final a procissão tem uma novidade, final de reta e Alonso põem do lado e passa o alemãozinho. E logo na seqüência uma nuvem de fumaça envolve a traseira da RB 6 de Vettel e é fim de corrida para que mandou na corrida até ali. E justamente aquele que não ultrapassou ninguém, foi quem chegou ao todo do podium.

DURABILIDADE. Para o pessoal da Red Bull foi uma ducha congelada. Primeiro Webber fica fora e depois o queridinho da equipe sofre uma quebra de motor há dez voltas da bandeirada. Foi uma tremenda sacanagem para os membros da equipe que trabalham até há noite para ver seu carro ganhar. E justamente o oitavo motor de Vettel que tinha uma quilometragem programada de 2000 km e estourou com 1600 km

SORTE. Alonso praticamente ganhou o titulo de 2006 de forma parecida. Na penúltima corrida do ano no Japão o vigarista alemão sofreu uma quebra de motor, coisa que não acontecia com ele na Ferrari a anos e quando chegamos na ultima corrida na Brasil o alemã andou muito mais perdeu para o hispânico. Que hoje se mostra outro vigarista. Ganhando fora do carro e não com o braço. E se a sorte não o abandonar ele será tri em 2010.

Felicidades a todos!
 
 
   
 

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