Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


08/02/2011 - Terça-Feira
COLUNA DO BALEIA
 
Mudança de curso

Normalmente escrevo essa coluna no domingo, após o almoço. E como era domingo acordei mais tarde e nem dei bola para internet e foi fazer algumas coisas que só fazemos no domingo. No fim da tarde uma das minhas filhas me chamou a atenção para o assunto do Kubica e eu disse que não sabia e nem tinha visto nada. Só ai percebi que o domingo para mim é um dia em que passo longe da internet, situação impossível no dia a dia. Só que já havia feito minha coluna e o assunto era os treinos de Valencia onde coincidentemente Kubica havia conseguido o melhor entre os que participaram.

RÁPIDO. Quando percebi o que Robert Kubica havia sofrido, senti mal, Não só pelo azar em si, mas pelo o que ele poderia fazer nesta temporada. De Kubica ninguém pode cobrar nada em relação a F1. Sempre foi mais rápido que os carros que pilotou e conseguiu fazer da finada Renault uma equipe de respeito; Coisa que o Bi Campeão Alonso não passou nem perto, depois de sua da derrocada volta da Mc Larem.

Mal. Não é possível ignorar um piloto que soube tirar tudo de um carro quando a equipe já não era mais aquela senhora equipe com apoio total da fabrica da qual carregava o nome. O rapaz pilota muito. E para seu azar como a Renault de 2010 era uma equipe teoricamente fraca ele em seu contrato conseguiu aquilo que nenhuma equipe de ponta aceitaria: a permissão para poder disputar algumas etapas de provas de Rally. E esse foi seu mal.

Loteria. No momento falar do estado de saúde do piloto é uma loteria, pois são varias as noticias e a maioria delas desencontradas. Houve até momentos em que o piloto tinha sua mão direita amputada. Mas a verdade foi outra para o bem do arrojado polonês. E pelo que seu empresário disse na segunda-feira a Barrichello o pior já passou. Mas quando será a volta do piloto ao circo ninguém sabe precisar.

Sina. E assim o automobilismo pode perder mais um grande piloto que não teve um bom carro para demonstrar seu potencial. Nanini em 1990 viveu um drama parecido. Parecido porque perdeu um membro e este foi reimplantado, mas nunca voltou a ser o mesmo.

Defeito. Mas se formos fazer uma lista não só por acidente e sim por falta de possibilidades em um carro de ponta essa lista seria bem longa. Esse é o defeito maior da F1 de alguns anos para cá só tem um ou dois carros capazes de proporcionar o titulo a seus pilotos.

Oportunidades. E assim muita gente boa ficou pelo caminho. Esse é o lado escuro desse esporte de uns tempos para cá, não basta ter um bom braço tem que estar entrosado com um bom empresário e ter mais algumas cartas na manga. É por isso que não surgem novos brasucas no universo da F1.

Exceções. O nosso Felipe Massa se não fosse piloto do Toldi não estaria onde está. E Barrichello é um caso único neste universo. Corre por uma equipe sem dinheiro e não paga para correr. Dá quarta fila do grid para trás a maioria paga por uma vaga.

Injusto. E pensar que um piloto como João Paulo de Oliveira é obrigado a viver do automobilismo japonês que paga para ter bons pilotos. No universo do Verme é o contrario o piloto tem que se virar para arrumar uma vaga, e ainda pagar por ela. Logicamente existem algumas raras exceções. O Alonso levou milhões para os italianos fora o retorno que a louca imprensa espanhola e agora acompanha da italiana trazem para a equipe e a F 1.

Beleza. A Mc Larem lançou seu carro de 2011. O carro tem linhas revolucionarias e próprias e é muito bonito. A Virgin também lançou o seu na segunda-feira. Mas no quesito pintura, a Lotus Renault ainda é única e a mais bela. Pena que agora esta sem seu melhor piloto. Mas quem será o substituto de Kubica? Seninha ou Grojean? Acho que nenhum dos dois!

Sujeiras. Esse é um assunto que somente os cabeças da equipe decidiram. Mas nesse mundo chamado F1 já vi muitas sujeiras nesses momentos. Alguns chefes de equipe muitas vezes esquecem seu piloto no hospital e partem para uma ferrenha disputa nos bastidores. Chegando inclusive a convidar pilotos amigos do acidentado e muitas das vezes de contrato assinado com outra equipe.

Felicidades a todos!

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.