Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


21/07/2011 - Quinta-Feira
Convivência
 


O ultimo GP foi repleto de acontecimentos extra-pista. Na sexta-feira logo na primeira seção o assunto era a nova área de boxes e paddock, que foi denominada de asa. Mas foi só os carros começarem a andar e o assunto que se tornou freqüente foi a proibição do difusor aquecido. Que naquele final de semana em questão passou a ser tratado como escapamento aerodinâmico pela mídia nacional. Difusor aquecido, difusor soprado ou escapamento aerodinâmico é tudo a mesma coisa.

     Enrascada.  Porem essa questão foi bem complicado e a FIA se viu numa situação bem delicada. Pois a entidade abriu exceções para algumas equipes depois de ver que sem esse dispositivo alguns propulsores poderiam simplesmente não completar dez minutos de competição. O problema é que toda eletrônica foi configurada para trabalhar dessa maneira e sem este dispositivo  os motores simplesmente não agüentariam.

   Meias Medidas.  E ai depois que essas equipes provaram a FIA  que não seria possível simplesmente banir o artifício a entidade liberou a proibição com ressalvas para algumas equipes. 50  % para os motores Renault e 20 % para os Mercedes. Ai o bicho pegou. Pois toda essa novela toda foi criada para  simplesmente brecar as vitorias de Vettel e RB 7.  E quem criou toda essa situação foi nada mais nada menos que o grande Sir Verme Ecclestone.

     BEM se a FIA liberou para os Renault, de nada adiantaria  a nova regra. E como ele não pode aparecer como mandante da situação logo no domingo cedo antes da corrida o mala deu uma declaração que dizia que todas equipes haviam aceitado  que a regra voltasse a ser a mesma de antes. Porem logo depois os italianos vieram a publico e disseram que não eram a favor da medida. E para FIA aprovar todas as equipes tinham que concordar.

       Porem ainda de manhã: Dominicali, o Nª 2 da Ferrari e  Peter Sauber declaram a contra gosto que apoiariam a fala  do Verme. Depois do morde e assopra da FIA e a vitoria  extraordinária da Ferrari todos ficaram calmos e o difusor aquecido volta na próxima etapa. A jogada de usar uma configuração eletrônica para os treinos e outra para a corrida, usado primeiramente pelos energéticos continuam proibidos. Enfim  a FIA usa o regulamento quando espremida. E as medidas extremas são criação do Verme e impostas a entidade, que também não quer ter perdas de receita.

    Bandaid - . Depois de tantos desencontros e trapalhadas,  ganhou o carro que não havia ganhado nada em 2011. E que tem o maior poder político no circo. e com o piloto favorito da equipe. Foi apenas um Bandaid na ferida. O que o Verme quer é que Vettel pare de vencer e o campeonato se torne mais disputado. A grande celeuma é que tivemos varias  corridas bem disputadas e  emocionantes. Porem o vencedor na maioria das vezes é  o mesmo. Vettel.

      Desespero de Causa. O grande trauma é se daqui tres ou quatro etapas o campeonato  ser decidido a favor do alemãozinho. E ai a bilheteria, quer dizer os ganhos,  das próximas etapas seriam um fracasso. Bilheteria é um termo básico. Pois existem varias rendas colaterais que são maiores que a bilheteria. Exemplo: Os direitos de TV.

   Triste. Porem o que mais me chamou atenção no GP da Rainha foi a atitude da Red Bull. Que ordenou a Webber para manter sua posição ao final da etapa. Pela primeira vez a turma do energético usou essa tática tão comum nas outras equipes. Isso deixa transparecer que a equipe joga mesmo só para Vettel. Em Interlagos em 2010 a equipe não fez jogo de equipe e deixou Vettel ganhar quando o lógico seria inverter as posições. Webber tinha mais pontos na ocasião. Pelo jeito a equipe se juntou há  outras na vala comum da categoria. Uma pena. Pois era a única.

    Macho. E mais estranho ainda foi Webber não acatar a ordem e partir para cima do companheiro de equipe. Nunca achei o australiano um grande piloto,  e nem boa gente. Mas agora ele deu mostra de tem caráter e opinião. Seria bom o Massa conviver mais com ele. E mesmo desobedecendo à equipe, seu contrato deve ser renovado. E ai Burrinho?

Programação do GP da Alemanha

1º Treino  - sexta-feira – 05:00  - SporTV

2º treino   - sexta-feira – 09:00 – SporTV

3º Treino  - Sábado      - 06:00 – SporTv

Classificação – sábado – 09:00 –  Globo

Corrida – Domingo - Globo e Radio JM

Felicidades a todos!

 


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.