Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


10/10/2011 - Segunda-Feira
#15 – GP do Japão
 


O seletivo traçado de Suzuka como sempre, nos proporcionou uma boa prova.  O vencedor, Button, fez sua parte, venceu e torceu para Vettel não fazer a sua. Porém, o alemãozinho realmente não foi aquele de sempre, mas ainda chegou ao podium e foi coroado como campeão de 2011.  Nada mais justo para aquele que soube aproveitar  a máquina que lhe foi oferecida.

      Domínio. Os alemães ficaram sem um campeão na F-1 por vários anos e, de repente,  surgiu Schumacher e sua coletânea de títulos, alguns ajudados pelo marketing do “Verme” Ecclestone. Agora somos obrigados a viver outra era de alemão no topo, A era Tião! Porém este, sem qualquer favorecimento da máquina comercial que domina a categoria.

    Vettel esse ano foi matador para com os outros pilotos da categoria e não deixou duvidas quanto ao seu talento. Porém, nesta etapa, ele fez uma largada no velho estilo Dick Vigarista. Espero que ele não se espelhe no velho compatriota e comece a se valer desse tipo de manobra. Mesmo assim, seu titulo é mais que merecido. Parabéns menino!

    Veludo. O vencedor do GP japonês, Jenson Button, tem sido apontado pela mídia nacional como o piloto do momento, depois de Vettel. Aquele que pilota com mãos de veludo e não desgasta o equipamento. Ele sempre vence quando as condições não são as normais e assim a equipe usa uma tática diferente com ele. Isso foi até essa etapa do Japão.

        Nesta 15ª etapa o inglês era outra pessoa, estava de bem com a vida e liderou todos os treinos, só não conquistou a pole por que Vettel conseguiu uma bela volta. Pela cara do Hamilton após a classificação, ele se achava o merecedor da pole, e mais uma vez elegeu um culpado para sua falha. A culpa foi para o velho Dick alemão, Shummy, que logo se defendeu e ainda acusou o inglesinho de atrapalhar sua condução.

     Button realmente está surpreendendo. Quem conhece de F-1 nunca imaginaria a situação atual. Quando ele foi contratado pela McLaren. Hamilton era um destruidor de recordes e companheiros de equipe, Alonso era o exemplo recente. Porém, Hamilton foi campeão com ajuda de outro piloto e de falhas da equipe rival na época, 2008, isso sem citar a maracutaia do Briatore, que favoreceu Alonso e indiretamente o próprio Hamilton.

       Patinho feio. Hamilton é o piloto favorito de quem gosta de ver disputas. Só que em 2011 ele se transformou numa máquina de erros. E assim Button floresceu como o melhor do time de Working. E isso incomoda muito a mente pequena de Hamilton, acostumado ha ser o centro das atenções desde criança em todas as equipes que pertenceu.

    $$$$. A equipe Mc Larem tinha a opção de renovar o contrato de Button e usou dessa prerrogativa. O detalhe é que quando Button se safou da finada Brawn, que hoje é a  Mercedes, para entrar na McLaren, assinou com um salário muito baixo para quem tinha sido campeão. Para 2013, Button deve pedir aumento ou vai para outra equipe. A equipe usou da prerrogativa de extensão de contrato e com salário baixo. A equipe sofre para equilibrar as contas depois que perdeu a Mercedes como parceira. Não é só a Williams que sofre com as finanças.

   Pequena frustração. Vettel queria vencer o GP e ser campeão. Mas o alto consumo de pneus das RB7 não o ajudou nesta etapa. Perdeu para Button e depois em outra parada de boxes perdeu para Alonso. O espanhol é outro que se sente frustrado, Nesta temporada só venceu uma etapa, GP da Inglaterra, e neste GP as regras foram distintas. Mas comparando ao seu companheiro de equipe ele não deveria se sentir assim. O hispânico tem chances de vencer o vice campeonato, ou pelo menos esta na briga. Já Massa esta fora. Hamilton tem chances, mas vê ha cada dia elas se diminuírem. Parece que o negocio dele este ano é se achar com o Massa e se não der com o Massa ele elege qualquer um e é em corrida ou treino. Não importa o lugar ou a hora.

  Os outros. O quarto posto ficou com Webber. Por esta numa RB 7 é pouco. O australiano se especializou em largar mal. Mas no final a equipe pediu ou mandou que ele não atacasse Vettel. O quinto posto foi de Hamilton. O sexto foi do alemão. Pelo carro que tem acho que foi bem. Em pistas com curvas de alta ele sempre se mostra bem. O sétimo ficou com Massa, esse precisa passar uns dias na Bahia prá tirar a urucubaca. O mexicano Perez se valendo como sempre de uma troca a menos que os outros e conseguiu o oitavo posto. O nono posto foi de Petrov, que fez uma prova opaca, pelo menos marcou pontos. O décimo lugar foi de Rosberg que largou 23º posto. Recuperou-se bem e marcou um ponto. Senna e Barrichello não pontuaram.

  Massa. O piloto da Ferrari parece estar desaprendendo a pilotar. Na corrida sofria para superar os adversários mesmo com o recurso da asa. Espero que ele veja o vídeo da prova e aprenda com o Alonso com se faz para impedir uma ultrapassagem na reta de Suzuka. Vettel tentou varias vezes e espanhol posicionava sua carro de maneira correta e impedia a ultrapassagem do alemão. Já o Massa era presa fácil para quem vinha atrás. Parece que esta faltando alguma coisa em nosso piloto. Para conseguir ultrapassar com a asa aberta  ele entra longe e para se defender ele se posiciona errado. Indigesto!



PROGAMAÇÃO DO GP DA COREIA de F1



1º treino -  Quinta-feira – 13/10- 22:00- SporTv

2º treino -  Sexta-feira   - 14/10- 02:00 –SporTv

3º Treino - Sexta-feira  - 14/10 – 02:00- SporTv

Classificação - Sábado-  15/10 – 02:00 -Globo

Corrida –  Domingo   -  16/10 -  04:00  - Globo e Radio JM



Nascar – Etapa de Charlotte- sábado 15/10 - 20:30- Canal Speed

Moto GP – GP da Austrália- sábado  – 23:30 _ SporTv


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Profetizando
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- Yas Marine – A despedida de 201
Veja todas as colunas deste colunista.